A 3ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Abracerva incluiu novos estilos que utilizam madeiras, lúpulos, ingredientes e técnicas nacionais
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva, entidade que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira, também está empenhada no reconhecimento de estilos nacionais e autênticos da bebida preferida do país.
Além dos estilos normalmente considerados em competições cervejeiras (como os do Guia Internacional da Brewers Association), a entidade adicionou quatro novos estilos tipicamente brasileiros no regulamento da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso que irá escolher as melhores cervejas do Brasil em etapas realizadas a partir de julho nas cinco regiões do país.
A associação quer disseminar os estilos Brazilian Wood and Barrel Aged, que utiliza madeiras brasileiras (como Amburana, por exemplo) para maturar cervejas e Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, que se difere da anterior por apresentar também acidez derivada da exposição a microorganismos.
Outras duas categorias brasileiras presentes na Copa Cerveja Brasil são a Brazilian Pale Ale – que propõe o uso das matérias primas produzidas e beneficiadas a partir de técnicas e tecnologias brasileiras -, e a Brazilian Hop Beer, onde o fundamental é a utilização de lúpulo nacional, que vem ganhando volume de produção e expressão no mercado.
“Os estilos cervejeiros se consolidam quando a comunidade se apropria deles, entende o que eles representam e valoriza suas características”
Fernanda Bressiani, coordenadora do concurso
Também está no regulamento o estilo Catharina Sour, que já reconhecido pelo guia internacional do Beer Judge Certification Program (BJCP).
“Queremos destacar os sabores brasileiros e dar visibilidade à criatividade e técnica das cervejarias nacionais. Por isso mesmo estamos dividindo a Copa em etapas regionais: tornando o concurso mais acessível e destacando as iniciativas regionais”
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
A 3ª Copa Cerveja Brasil
Os julgamentos da 3ª Copa Cerveja Brasil serão realizados ao longo do segundo semestre do ano em Vitória, Brasília, Salvador, Belém e Curitiba e, na final, em São Paulo. Podem se inscrever cervejarias das respectivas regiões – que receberão também feedbacks técnicos de seus produtos, feitos por especialistas. Serão premiadas as melhores cervejas por categoria e eleitas as melhores cervejarias, microcervejarias, brewpubs e marcas ciganas de cada região.
As cervejas receberem medalha nas regiões disputam a final nacional que este ano será realizada em São Paulo. E as amostras classificadas com medalha de ouro na final receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concursos do Mundo, nos Estados Unidos.
Conexão Cerveja Brasil
A 3ª Copa Cerveja Brasil compõe o Conexão Cerveja Brasil, projeto que agrega empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal. Também integram o projeto o Congresso Cerveja Brasil e o Festival MeuChope, recheado de rótulos artesanais de cada região. O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva, com co-realização da startup MeuChope e apoio da Abralatas entre outros representantes do setor.
Agenda da 3ª Copa Cerveja Brasil em 2023:
Sudeste – Vitória (ES): 25 a 30 de julho
Nordeste – Salvador (BA): 16 a 20 de agosto (nova data)
Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro
Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro
Sul – Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro
Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro
Veja os links para inscrições e regulamentos de cada etapa no site www.conexãocervejabrasil.com.br. Mais informações no site https://abracerva.com.br.