O grupo Cosabella investe em produção de cervejas fermentadas com mosto de uva e vinhos ancestrais que também permeiam o mundo das cervejas

A Cozalinda, de Florianópolis (SC), é muito respeitada pelas suas cervejas ácidas e complexas, fermentadas em barris de madeira, que privilegiam ingredientes naturais de produtores da região. Foi assim que os sócios da cervejaria, Carlos Pavanelli e Diego Simão Rzatki, conheceram o enólogo e fundador da Vinícola Dom Dionysios e da Cervejaria Donner, Ivan Tisatto, e seu sócio e cervejeiro, Lázaro Araujo. 

Os cavalheiros resolveram unir suas paixões e expertises e formar o grupo Cosabella, que investirá em produção de cervejas fermentadas com mosto de uva e vinhos ancestrais que também permeiam o mundo das cervejas.

“Desde 2017 a Cozalinda ensaiava a produção de uma linha de bebidas com uvas, em 2019, lançamos com a Doner a Sympotein Merlot: uma Wild Italian Grape Ale com uva Merlot. No ano seguinte fizemos uma segunda safra e então decidimos unir forças e lançar uma marca focada em produções com uva
Diego Simão Rzatki, sócio da Cosabella

O principal objetivo da Cosabella é valorizar uvas que foram importantes para a colonização italiana e também provar que é possível fazer excelentes produtos com uvas ”simples” e com microorganismos e ingredientes locais.

As produções serão realizadas entre Caxias do Sul e Florianópolis, locais onde os sócios já possuem estrutura apta para acomodar os produtos durante as delicadas fases de fermentação. Os produtos serão safrados e sempre com produções limitadas.

“Assim como as cervejas receberão mosto de uva para sua fermentação, também faremos vinhos que recebem lúpulos brasileiros, por exemplo. A ideia é trabalhar ao máximo com ingredientes próximos e aproveitar do terroir que está ao nosso redor. É o que estamos chamando de Terroir Brasiliano
Diego Simão Rzatki, sócio da Cosabella

Para celebrar a estreia, foram apresentados os primeiros produtos: dois vinhos espumantes Pét-nat e duas cervejas (Wild e Brett Ale) fermentadas com mosto de uva.

Conheça melhor os primeiros lançamentos:

PÉT NAT NATURAL ORGÂNICO – SABEL
Vinho espumante Rose natural. O vinho base é fabricado com uvas de diferentes parcelas e, depois de pronto, passa por uma infusão de cubos de madeira brasileira. Após ganhar o perfil aromático desejado, vai então para a garrafa fechada em rolha de espumante. Uva da parcela administrada em Caxias do Sul (RS).
Ingredientes: fermentado de uva.
Carbonatação de espumante: 12 meses em garrafa.
Álcool: 10,7%
Sensorial: espumante elaborado pelo método ancestral. Apresenta cor rosé viva com um aroma que traz notas de frutas vermelhas como morango, amora e framboesa. Leve condimento lembrando canela. Seu paladar é refrescante, seco e com acidez marcante de corpo médio.

PÉT-NAT BIANCO NATURAL ORGÂNICO – TREBIANO & CHARDONNAY
Vinho espumante branco natural Chardonnay. O vinho base é fabricado com uvas brancas Chardonnay e, depois de pronto, passa por uma infusão de cubos de madeira amburana. Após ganhar o perfil aromático desejado, vai então para a garrafa fechada em rolha de espumante. Uva da parcela administrada em Caxias do Sul (RS).
Ingredientes: fermentado de uva.
Carbonatação de espumante: 12 meses em garrafa.
Álcool: 13,2%.
Sensorial: espumante elaborado pelo método ancestral, com fermentação espontânea e presença das cascas, sem conservante e sem aditivos. Adição de madeira brasileira amburana em sua fase inicial de fermentação. De cor amarelo claro, com aroma complexo que lembra frutas amarelas como carambola e pera, harmonizado às notas de baunilha trazidas pela madeira. Seu paladar é seco, acidez equilibrada, corpo médio e muito refrescante.

CERVEJA WILD ITALIAN GRAPE ALE – CABERNET SAUVIGNON
Cerveja produzida com uvas orgânicas e fermentada espontaneamente com os microorganismos encontrados nas uvas, fermentando não apenas o mosto de uva, mas o mosto cervejeiro também. A fermentação aconteceu sem controle de temperatura por 15 meses em barris de carvalho francês em Caxias do Sul (RS), enfrentando inclusive a forte neve do inverno 2021 na região.
Ingredientes: malte de cevada, trigo, aveia e mandioca, uva, lúpulo e água.
Álcool: 7,8%.
IBU: 8.
Ph: 3,2.
Sensorial: o perfil aromático compreende frutas vermelhas oriundas da uva, toda complexidade e acidez dos microorganismos selvagens. Porém, numa obra com equilíbrio, entregando uma cerveja elegante, desafiadora e com um drinkability que sempre convida ao próximo gole.

CERVEJA BRETT ITALIAN GRAPE ALE – TREBIANO & CHARDONNAY
Cerveja produzida em parceria com a Levtek (empresa de biotecnologia de Florianópolis), unindo forças não somente no uso de microorganismos selecionados, mas também no desenvolvimento de produto. Desta união, surgiu uma brett italian grape ale. Toda fermentação feita com brettanomyces bruxelensis de Santa Catarina, em temperaturas de Caxias do Sul (RS), e com uva com o terroir de lá. Uma cerveja que brinca com o “terror” dos enólogos, provando que uva e bretta não são inimigas. Aliás, as brettas são as mesmas utilizadas em algumas produções conhecidas da Cozalinda, com a Praia do Meio, uma fermentação mista com prêmios nacionais e internacionais.
Ingredientes: malte de cevada, trigo, aveia, uva, lúpulo e água.
Carbonatação: a lta, para uma perlagem robusta.
Álcool: 8,6%.
IBU: 11.
Ph: 3,4.
Sensorial: Italian Grape Ale fermentada totalmente com bretta, traz um perfil refrescante das uvas brancas, com certo apimentado, leves acidez e complexidade.