Os vinhos da Famille Perrin chegam ao portfólio da Mistral, como o lendário Château de Beaucastel e o Miraval, rosé de luxo de Brad Pitt
Símbolo do Rhône e um dos maiores produtores de vinho do mundo, a Famille Perrin agora faz parte do portfólio da Mistral. A importadora de Ciro Lilla também recebe rótulos das outras propriedades do grupo francês: o icônico Château de Beaucastel – considerado o mais emblemático Châteauneuf-du-Pape – a vinícola boutique Maison Les Alexandrins; a La Vieille Ferme, com seus vinhos de excelente relação qualidade-preço para rótulos do Velho Mundo e o respeitado Miraval, que ganhou fama por seu rosé de luxo produzido na residência de verão da família do ator Brad Pitt.
Cultivo orgânico e ícones do segmento
A Famille Perrin é considerada a maior especialista em terroirs do sul do Rhône. Pioneira em cultivar uvas de maneira orgânica – desde 1953 – foi também uma das primeiras a aderir às técnicas biodinâmicas, ainda em 1970.
Este tipo de abordagem, aliada a um meticuloso trabalho de seleção das melhores parcelas de terreno, permite que os vinhos da propriedade sejam uma expressão fiel e elegante de suas denominações, mostrando as diferenças e particularidades de cada AOC desta região, sempre em versões suculenta, com muita finesse e complexidade.
Com uma história que remonta ao século XVI e herdada pela família Perrin em 1909, o Château de Beaucastel é um ícone do mundo do vinho. É responsável pelo mais emblemático Châteauneuf-du-Pape, um tinto muito potente, longevo e elegante, que reflete o terroir desta famosa denominação, sendo comparado com os melhores vinhos de Bordeaux, Borgonha, Itália e Espanha.
Olhando os solos repletos de “galets” – as famosas pedras redondas que cobrem esta parte do sul do Rhône – é fácil perceber como o terroir da propriedade é especial, dando origem a outros grandes rótulos, complexos e cheios de finesse, com destaque para seus brancos, que são elaborados em minúsculas quantidades e estão entre os vinhos mais disputados da França.
Boutiques X Custo/benefício
Château de Beaucastel Crozes-Hermitage Miraval Rosé Côtes de Provence
Formada pela união de três forças do mundo do vinho, Nicolas Jaboulet (da família originalmente proprietária da Paul Jaboulet Aîné), Guillaume Sorrel, (filho de Marc Sorrel) e Alexandre Caso (expert em terroir do norte do Rhône), a vinícola Domaine et Maison Les Alexandrins tem a Famille Perrin como sócia majoritária.
Esta “vinícola boutique” combina a tradição familiar do norte do Rhône com uma abordagem moderna e contemporânea. Mostrando a pureza da fruta com identidade regional, seus vinhos são clássicos revisitados desenvolvidos em terroirs de altíssima qualidade especialmente selecionados por Caso: Crozes-Hermitage, Saint Joseph, Hermitage, Côte-Rôti e Cornas.
Já na vinícola La Vieille Ferme, a proposta da Famille Perrin foi criar vinhos de excelente relação qualidade-preço para se ter sempre na adega. São produzidos com as castas do icônico Château de Beaucastel, sem intervencionismos e direto da “velha fazenda” (La Vieille Ferme) para a mesa do consumidor.
Suculentos, cheios de fruta, equilibrados e elegantes, são vinhos versáteis e fáceis de gostar que expressam a essência do sul do Rhône, com um inegável caráter regional.
Château Miraval
Outra grande vinícola da Famille Perrin é a Château Miraval. Com 600 hectares no coração da Provence e vinhas de cultivo orgânico e biodinâmico plantadas em antigos terraços a 350 metros de altitude, Miraval se tornou o produtor do rosé de luxo mais admirado do mundo: o Miraval Rosé Côtes de Provence.
Já a linha Studio Miraval traz vinhos mais acessíveis que prestam homenagem ao antigo estúdio de gravação que foi construído nos anos 1970 na propriedade pelo pianista e compositor de jazz Jacques Loussier, e que recebeu nomes como Pink Floyd, Sting e The Cranberries.
Frescos, delicados, aromáticos e profundos, os vinhos da Miraval são elaborados com perfeccionismo, em uma parceria entre a Famille Perrin e Brad Pitt. O ator adquiriu a histórica propriedade em 2012, transformando-a em residência de verão para sua família e um espaço dedicado às artes, comida local e vinhos finos.
A entrada do casal no mundo dos vinhos foi notícia no mundo todo. Já em 2013, o Miraval rosé se tornou um sucesso instantâneo, chegando a vender 150 mil caixas só no mercado dos EUA. Entretanto, com a separação de Pitt e Angelina Jolie em 2016, a participação dela na vinícola foi parar na justiça e acabou sendo vendida em 2021 para a Tenute del Mondo, uma subsidiária do Grupo Stoli, que virou parceira de Pitt e Perrin na vinícola.
Para saber mais sobre os vinhos da família Perrin acesse o site: www.mistral.com.br