Ambev investiu em uma parceria com a holandesa Avantium para usar bioplástico nas suas garrafas de refrigerantes até 2025

Seguindo o compromisso de acabar com o uso de embalagens plásticas dos seus produtos no Brasil até 2025, a Ambev acaba de firmar um novo acordo com a Avantium, empresa líder em tecnologia química e renovável, para importação do PEF (polietileno furanoato), uma alternativa 100% vegetal e 100% reciclável ao plástico PET, para usar em todo o seu portfólio de garrafas PET de refrigerantes.

Este bioplástico é composto inteiramente por açúcares de milho, trigo ou beterraba, é 100% reciclável e se degrada na natureza bem mais rápido do que as embalagens tradicionais. De acordo com a companhia holandesa, o polímero PEF tem potencial para substituir materiais usados não só em embalagens PET, como também em vidro ou alumínio.

Ao longo do ano passado, a Ambev e a Avantium trabalharam em conjunto para desenvolver, a partir deste biomaterial, garrafas com multicamadas que também apresentam vantagens funcionais a fim de maximizar o sabor e a efervescência dos refrigerantes. Por ser até 16 vezes mais eficiente e resistente que o PET, o PEF retém por mais tempo o oxigênio e o gás presente nos refrigerantes, garantindo mais frescor e prolongando sua qualidade.

Atualmente, a Avantium está construindo a primeira planta comercial do mundo para a produção de FDCA (ácido furandicarboxílico), a partir de açúcares à base de plantas que dá origem ao bioplástico PEF. A inauguração da fábrica está prevista para o final de 2023, com lançamento comercial do PEF a partir de 2024.

“Em 2020, firmamos o compromisso de eliminar a poluição plástica de nossas embalagens no Brasil até 2025. Para isso, além de reciclar e reduzir o uso de plástico, também estamos investindo em soluções mais sustentáveis. Ficamos impressionados com o desempenho do PEF, em termos e inovação e sustentabilidade, por isso, a parceria com a Avantium é um passo significativo em nossa jornada de impactos positivos”
Karina Turci, Gerente de Sustentabilidade da Ambev

“Estamos muito satisfeitos com a cooperação bem-sucedida com a Ambev, disponibilizando o PEF para o seu portfólio de refrigerantes no Brasil e na América Latina. Além de abrir um novo mercado para a Avantium, também aceleramos à aderência ao PEF. Essa parceria é um grande exemplo de que a inovação é essencial para um futuro mais sustentável”
Tom van Aken, CEO da Avantium

Maior Custo de produção

Segundo a Avantium, o custo para intensificar a produção do PEF ainda é alto. Atualmente, um quilo de PEF chega a custar oito vezes mais do que o PET. Essa diferença de preço tem tudo para cair à medida em que a demanda por plásticos renováveis aumente. E cita o exemplo da Carlsberg, empresa dinamarquesa de cerveja, que desenvolveu com a Avantium uma garrafa feita de fibra de madeira revestida com uma camada de polímero que chegou ao mercado como teste em julho desse ano. As 8 mil unidades da cerveja Carlsberg com a garrafa inovadora foram comercializadas com sucesso na Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Polônia, Alemanha e França.

Mais informações nos sites e https://www.ambev.com.br/ e https://www.avantium.com/