Black Princess celebra 140 anos promovendo campanhas e ações para presentear seu consumidor e abre sua fábrica de Teresópolis para visitação

A Black Princess, marca do Grupo Petrópolis, está em festa. A cerveja comemora 140 anos e para celebrar esta que é uma das marcas mais tradicionais de cerveja do país foram preparadas uma série de ações e experiências. Entre elas está o lançamento de uma campanha nacional, ações com imprensa, influenciadores e colaboradores e uma super promoção de 160 mil latas de Black Princess Gold.

A promoção usa uma lata“naked”, ou seja, ela é toda metálica e sem qualquer estampa, a não ser o logo da marca, e servirá de ponto de partida para o consumidor escanear o QR Code e customizá-la digitalmente. O objetivo é gerar engajamento nas mídias sociais e reconhecimento de imagem, por meio do resgate da história de Black Princess.

A promoção, que termina em 31 de janeiro de 2023, vai premiar com uma viagem de 140 horas quem criar a melhor arte na lata por meio do aplicativo (https://www.blackprincess140anos.com.br/). O prêmio dá direito ao ganhador de levar um acompanhante na viagem. As latas “naked” estarão à venda, com exclusividade, em 70 lojas Carrefour da cidade de São Paulo, além do site Bom de Beer.

Além do primeiro lugar, a marca vai premiar mais 15 consumidores, cinco com kits contendo uma cervejeira exclusiva repleta de Black Princess Gold e outros 10 com três meses de estoque de Black Princess Gold (144 latas). A seleção dos vencedores será feita por um comitê composto por membros do Grupo Petrópolis, agência parceira e influenciadores convidados pela marca.

“Estamos celebrando 140 anos com a mesma atitude da cerveja: a de fazer algo novo sempre. Reforçamos o posicionamento da marca – Um Clássico Desde Amanhã – na campanha e nas experiências que oferecemos aos consumidores, como a oportunidade de ter uma criação sua eternizada em uma lata clássica e uma viagem dos sonhos para o destino que o vencedor escolher”
Danielle Bibas, Vice-Presidente de Marketing do Grupo Petrópolis

A campanha

A campanha contará com divulgação nos pontos de venda e, pela primeira vez na história da marca, com filmes produzidos pela Chucky Jason que reforçam os atributos e a trajetória da Black Princess nesses 140 anos.

A história da marca começou em 1882, em uma pequena cervejaria de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Era uma cerveja especial, diferenciada, considerada a preferida da nobreza brasileira nos tempos do Império. Desde então, ela continuou conquistando paladares exigentes. Hoje, ela é premiada em festivais pelo país afora e quem gosta de uma boa cerveja reconhece a qualidade da Black Princess.

Nesses 140 anos, a marca teve períodos marcantes. Um dos mais recentes foi o lançamento em 2021 da Black Princess House, na região boêmia do Largo da Batata, em São Paulo. Foi o primeiro bar proprietário da marca, em formato pop up, com a proposta de ser um palco para apresentações de novos artistas ao vivo, debates e experiências gastronômicas.

Em 2021, a marca também lançou a Black Princess Female, uma Golden Strong Ale feita só por um time de mulheres do Grupo Petrópolis, da brasagem ao envase. Esse rótulo marcou a consolidação de um importante pilar da Black Princess: a valorização feminina, a equidade de gêneros e o combate à violência contra a mulher. Toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo foi revertida para a ONG Tamo Juntas, que presta assessoria gratuita para mulheres em situação de violência.

A marca também produz excelentes rótulos sazonais e os coloca apenas à venda no e-commerce do Grupo (https://www.bomdebeer.com.br/), como Bohemian Pilsner, Be.Witbier, Gimme Fire, Golden Strong Female, Aryna Sour e Braza Hops, esta última foi a primeira cerveja do Grupo com lúpulo brasileiro de produção própria.

Atualmente, a Black Princess conta com oito rótulos fixos no portfólio: Gold (Premium American Lager), Dark (Dark American Lager), Let´s Hop (English IPA), Miss Blonde (Blonde Ale), APA 82 (American Pale Ale) Back To The Red (Red Lager), Tião Bock (Bock com rapadura) – que já conquistou medalha de prata na categoria ‘Specialty Beer’ no Festival Brasileiro da Cerveja – e a Doctor Weiss (Kristall Weizen), premiada como a melhor do Brasil na categoria no World Beer Awards, em 2018, e, no Festival Brasileiro da Cerveja, foi medalha de bronze em 2018, ouro em 2019 e bronze novamente em 2020.

No Brasil Beer Cup (BBC), considerado um dos maiores concursos de cerveja da América Latina, em 2021, as cervejas Tião Bock e Female ganharam medalhas de prata e bronze, respectivamente, em seus estilos específicos. Este ano, a Doctor Weiss ganhou medalha de bronze na competição.

Uma fábrica exemplar

Com oito fábricas em operação, o Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional, responsável pela geração de 24 mil empregos diretos. Além da Black Princess, ele produz as marcas de cerveja Itaipava, Cabaré, Petra, Crystal, Lokal e a ótima e tradicional alemã Weltenburger. Também adquiriu os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis, da Brassaria Ampolis, e produz ainda as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, a Cabaré Ice, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink, a água Petra e a água tônica Petra.

A Black Princess é produzida na fábrica do Grupo Petrópolis na cidade de Teresópolis. O Portal Mesa de Bar foi convidado para as comemorações dos 140 anos da marca, com direito a conhecer a fábrica. Foi uma experiência incrível. Ficamos muito impressionados com a eficiência e a excelência das instalações e nos convencemos de que a Black Princess e o Grupo Petrópolis merecem sinceros parabéns!

Em frente à fábrica, o Grupo Petrópolis possui um complexo que inclui a fazenda experimental de lúpulo, uma pousada particular com belos chalés, onde ficamos hospedados, e uma área para eventos cercada por um lago e muito verde. Nosso passeio se iniciou pela incrível plantação de lúpulo, que já conta com mais de 21 mil mudas, em mais de cinco hectares, com 15 cultivares diferentes plantadas. Variedades como Comet e Cascade se adaptaram tão bem que foram usadas na fabricação de três lotes da Braza Hops com tremendo sucesso. Ao todo, o projeto já recebeu cerca de R$ 5 milhões em investimentos. E é só o começo.

Em seguida, visitamos a fábrica que é de uma escala realmente impressionante de tanques de brasagem, fermentadores, caixas d’água gigantes, tubulações e até uma piscina com arejamento para tratamento da água residual. Só para se ter uma ideia, a planta opera 24 horas por dia. São 280 mil hectolitros de cerveja produzidos por mês e a cada 2 horas uma nova brassagem se inicia. As máquinas de envase são impressionantes. São 90 mil garrafas/hora e 35 mil latas/hora.

Em anexo há uma outra fábrica menor, que é parte do Centro Cervejeiro da Serra (CCS), que conta com parte dos seus equipamentos oriundos do Senai de Vassouras, escola que foi responsável por formar grande parte dos mestres-cervejeiros do mercado, mas que foi desativada.

O CCS é usado na produção das cervejas de pequena escala, sazonais e de rótulos experimentais. Lá, tivemos o prazer indescritível em palavras de experimentar a Weltenburger Kloster Anno 1050 direto do tanque pelas mãos do mestre cervejeiro Rüdiger Görtz, um ícone do setor e uma figura de uma sabedoria e simpatia ímpares.

No local há também um espaço para eventos, onde fomos muito bem recebidos para degustações incríveis das cervejas do portfólio com petiscos alemães, queijos e hambúrgueres, ao som de uma banda de pop rock. E deu tempo ainda de passar na lojinha da fábrica, com cervejas, vários itens cervejeiros, roupas temáticas e quitutes associados para a alegria do cartão de crédito.

Para finalizar, descobrimos ainda que a fábrica é um exemplo em projetos ambientais, uma vez que trata toda a água utilizada antes de devolvê-la para a natureza, reaproveita o malte que sobra do processo como ração para gado bovino, realiza o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de promover ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. E desenvolve ainda o Programa Saber Beber, que orienta as pessoas sobre o consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool.

Na despedida, cantamos “parabéns para você”, para celebrar os 140 anos Black Princess, e saímos de Teresópolis encantados com a experiência. Aliás, é possível fazer um beer tour semelhante nessa fábrica que pode ser agendado no site da cervejaria. É um passeio altamente recomendável.

Mais informações em www.cervejablackprincess.com.br e www.grupopetropolis.com.br. Nas redes sociais, acesse @cervejablackprincess e @grupo.petropolis.