Bodebrown apresenta dois lançamentos do projeto Bodebrown Safra 2023 – Gastronomía Além do Infinito

A Bodebrown, de Curitiba (PR), apresenta dois lançamentos do projeto Bodebrown Safra 2023 – Gastronomía Além do Infinito: a Gigantes de Olinda e os Bonecos da Wallonie e a Cerveja do Amor. O projeto visa lançar um total de 25 cervejas até o final do inverno. São cervejas gastronômicas, safradas e com potencial de guarda que variam de cinco a 25 anos.

Segundo lançamento do projeto, a cerveja Gigantes de Olinda e os Bonecos de Wallonie busca fazer uma conexão entre a Bélgica, em especial a região da Valônia, e o nordeste Brasileiro, mais precisamente o estado de Pernambuco.

Pouco se comenta no Brasil, mas os bonecos gigantes foram introduzidos no folclore e cultura religiosa belga ainda durante a Idade Média, muito antes da colonização do Brasil. Era costume representar os santos católicos nas procissões com bonecos gigantes.

“No Brasil, o costume chegou por meio de um padre belga que se mudou para Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, no começo do século passado. Seus discípulos gostaram da ideia e assim, em 1919, surgiu o primeiro boneco gigante carnavalesco do país, chamado Zé Pereira. A partir dali, a tradição ganhou todo o estado e se consagrou em Olinda”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

Esta edição número 6 da Gigantes de Olinda traz uma fruta tipicamente brasileira, a Jabuticaba, numa receita com 7,5% de teor alcoólico.

“Ela é uma referência no Brasil dentro do segmento de Belgo-Brasilian Ales, sendo uma cerveja única e exclusiva. Tem caráter complexo, com notas de malte, café e chocolate, pães de tosta média, frutas desidratadas – em especial a jabuticaba – e ainda ameixas e cereja”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

A Cerveja do Amor

Inspirada no romantismo e na arte, a Cerveja do Amor Safra 2023 é a terceira da série Bodebrown Safra 2023 – Gastronomía Além do Infinito. Ela foi elaborada por Samuel como uma homenagem à então namorada, Mônica, atualmente sua mulher. Ela reclamava que ele passava muito tempo na cervejaria e pouco com ela. Inspirado pela sua musa, ele criou então a Cerveja do Amor, que é fabricada somente em ocasiões especiais, com na véspera do Dia dos Namorados.

O rótulo traz um detalhe do quadro “Píramo y Tisbe“, que o pintor francês Pierre-Claude Gautherot produziu em 1799, inspirado no conto mitológico de Ovídio. Na lenda, um casal apaixonado marca um encontro proibido pelas suas famílias, próximo a uma fonte. Tisbe, ao se deparar com uma leoa, foge, deixando para trás o véu. Píramo encontra a peça da amada e, assustado ao pensar que ela tinha sido atacada pela leoa, saca a espada e fere seu próprio coração.

Quando Tisbe o encontra morto, mata-se também. Os deuses, entristecidos pelo casal, decidem homenagear o puro amor de Tisbe e Píramo pintando a amoreira com a cor do sangue dos jovens apaixonados. Dizem ter sido esta a inspiração de Shakespeare ao escrever “Romeu e Julieta“.

A receita da Cerveja do Amor tem como base uma saison belga, levando adição de amora e framboesa. O toque destas frutas equilibra suas características, com uma leve acidez e suaves notas de caramelo. Possui graduação alcoólica de 8% e apresenta uma coloração rosé, elegante, e médio amargor. Tem um potencial de guarda de cinco anos.

“Este nosso projeto traz uma seleção puramente gastronômica, abrindo um universo de harmonizações com comidas de diferentes estilos, e ainda tem um potencial de guarda surpreendente. Temos cervejas que podem ser amadurecidas entre 5 e 25 anos, um limite que muita gente considera impensável para cervejas. Pretendemos desmistificar isso e mostrar todo o potencial das artesanais”
Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown

Segundo Samuel, as cervejas desse projeto têm grande influência da tradição belga, encorpadas e com personalidade, que combinam bem com o outono e o inverno. O termo “gastronomía” (com acento no “i”) é uma homenagem à civilização grega, que espalhou a cultura de bebidas como a cerveja e o vinho pelo mundo ocidental. A palavra gastronomia deriva do termo em grego “gastronomía”, que por sua vez é fruto da união das palavras ‘gaster’, que significa estômago, e ‘nómos’, que quer dizer “leis que governam”.

A Bonecos de Olinda e a Cerveja do Amor estão disponíveis em chope na cervejaria ou na loja virtual (www.loja.bodebrown.com.br) em latas de 473 ml ao preço sugerido de R$ 25 com entrega em todo o Brasil. Mais informações no Instagram @bodebrown