A bartender Surya Rodrigues conquistou o 6º Concurso Nacional Rabo de Galo com direito a muita emoção e homenagens ao mestre Derivan
A sexta edição do Concurso Nacional Rabo de Galo aconteceu dia 11 de dezembro no Hotel Leques, no bairro paulistano da Liberdade, em clima de grande celebração, com direito a emocionantes homenagens ao recém-falecido Mestre Derivan, figura lendária da coquetelaria brasileira que através de sua paixão e habilidade não apenas elevou o Rabo de Galo a novos patamares de prestígio, mas também inspirou gerações de bartenders e entusiastas.
A grande vencedora foi Surya Rodrigues, da Equipe Ypióca, com o coquetel Umbabarauma. Segundo ela, a escolha do nome foi por ser a única música brasileira na lista das 500 melhores da história na revista Rolling Stone. Em segundo ficou Sérgio Paschoal, da equipe Seleta, com o coquetel Chapéus do galo. E em terceiro ficou Dênis Oliveira, da equipe Gouveia Brasil, com o coquetel Sem fronteiras.
“Estou muito feliz com essa conquista no meu primeiro concurso. A combinação dos sabores escolhidos veio para harmonizar com o sabor único da cachaça Ypióca 150, unindo tudo que temos de melhor no Brasil em um só coquetel, equilibrado e de sabor intenso. Tenho muito e muitas pessoas a agradecer e acredito que este seja só o início de um grande sonho. Fico feliz em fazer parte da história da coquetelaria brasileira, nessa edição em homenagem ao grande mestre Derivan”
Surya Rodrigues, bartender vencedora do 6º Concurso Nacional Rabo de Galo
Cada participante preparou um Rabo de Galo autoral bem na frente dos juízes. Eles avaliaram os competidores de duas formas: julgamento técnico (desempenho e tempo de preparo) e julgamento sensorial (aspecto visual e sabor). Após as avaliações, o que obteve a maior pontuação na soma dos quesitos foi eleito o vencedor do concurso.
Ao mestre com carinho
Além da competição, o concurso contou com workshops e palestras conduzidos por especialistas da indústria, como o “cachachista” Jairo Martins, que defendeu a cachaça como o verdadeiro destilado nacional com indicação geográfica e a união dos produtores para incentivar a produção lícita e as exportações em conjunto.
Carol Corrêa, master distiller da Ypioca, defendeu a versatilidade e a diversidade de sabores da cachaça, que pode proporcionar inúmeras e prazerosas harmonizações. E Luisa Saliba, proprietária do restaurante Rota do Acarajé, reafirmou sua paixão pelos produtos brasileiros, como o acarajé e a cachaça, e destacou que temos mais de 5 mil rótulos certificados, ou seja, há muito o que provar, desvendar, harmonizar e apreciar.
Esta sexta edição, também prestou uma série de homenagens ao Mestre Derivan. Destaque para os depoimentos emocionados do bartender Marcos Felix, que lembrou do poder do Mestre em cativar as pessoas, do bartender e consultor Marcelo Serrano, que contou como Derivan o ajudou no início de sua carreira, e Zeca Meirelles, fundador da escola de bartenders ProDrinks, que além de lembrar passagens da sua convivência com Derivan profetizou que a cachaça irá dominar o mundo com a coquetelaria.
Os filhos do Mestre, Douglas e Danty Souza, que seguem com o legado do pai, estiveram presentes, compartilhando histórias com amigos que conviveram com Derivan e nutrem igual paixão pela coquetelaria. Por várias vezes, foi difícil conter as lágrimas.
“Esse ano, o Rabo de Galo foi reconhecido pela Associação Internacional de Bartenders (IBA), ou seja, ao lado da caipirinha, se tornou um drink clássico e que carrega o DNA do país. O concurso esse ano foi batizado como ‘O Legado’ justamente para homenagear o mestre Derivan, que inspirou e continuará inspirando uma legião de bartenders e é uma figura fundamental na história do drink Rabo de Galo”
Danty Souza, filho de Derivan e diretor geral do Concurso Rabo de Galo
Histórico de sucesso
O Concurso Nacional de Rabo de Galo é um evento nacional que acontece na capital paulista que reúne as principais marcas de cachaça brasileiras e promove uma competição entre bartenders de todas as regiões do país empenhados em produzir uma versão inédita, criativa e saborosa do clássico Rabo de Galo. O coquetel icônico feito com cachaça surgiu em São Paulo, nos anos 50, quando foi inaugurada uma fábrica de bebidas.
O objetivo era atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos, no entanto, eles ficaram encantados pela cachaça e deixaram de consumir o vermute para apreciar a bebida que carrega o DNA do Brasil. Sendo assim, foi criada uma mistura dos dois que acabou ganhando o nome de “Rabo De Galo”, tradução do inglês de Cocktail (cock = galo e tail = rabo).
Desde 2017, o Concurso Nacional de Rabo de Galo é um evento aberto e atrai centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e degustar gratuitamente seus variados sabores e as cachaças de que são feitos. Essa sexta edição provou que ele continua sendo um verdadeiro sucesso.
O Portal Mesa de Bar esteve presente ao evento e pode confraternizar com bartenders, mixologistas e produtores de cachaça de todo país e participar de degustações guiadas pelas marcas presentes que apresentaram rótulos de altíssimo nível, comprovando o excelente momento desse destilado 100% nacional na coquetelaria. O mestre Derivan certamente está sorrindo atrás do balcão lá de cima…
Mais informações no site: www.rabodegalobrasil.online e no Instagram: @rabodegalo.oficialbrasil