A Cervejaria Nacional, localizada no bairro paulistano de Pinheiros, anuncia a 12º edição do Projeto Musas do Verão. Criado com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância das mulheres no meio cervejeiro, que muitas vezes foram alvo de discriminação, preconceito e objetificação, a cervejaria, desde 2012, convida mulheres de relevância do segmento para produzir uma cerveja sazonal no mês de Março, em celebração ao Mês Internacional da Mulher.
O rótulo de 2024 será o “Garrafada da Jurema”, uma cerveja inspirada na cultura das garrafadas brasileiras, com ervas, cascas e urucum, produzido pelas convidadas deste ano, Aline Smaniotto e Bia Amorim, sommelières relevantes do mercado cervejeiro, com a supervisão do mestre-cervejeiro da Nacional Marcos Braga e da especialista em leveduras Carola Carvalho.
O estilo da cerveja é uma Amber Ale, mas com um pouco de licença poética e levedura brasileira, ela foi rebatizada de Urucum Nacional Ale. Tem coloração avermelhada que vem do urucum e sua base de maltes traz notas de caramelo e toffee. O amargor do lúpulo não é alto (30 IBU), mas as ervas e cascas (jurema, barba timão, pau-de-ferro, catuaba, aroeira, lírio-do-brejo, cumaru e urucum ) também trazem notas de amargor e uma complexidade terrosa, com 5,7% de teor alcóolico. O evento de lançamento está marcado para dia 12/03, às 19h, na Nacional.
O mercado cervejeiro contemporâneo tem trazido muitos debates à mesa. O tema deste ano buscou olhar para as mulheres cervejeiras de uma perspectiva diferente. Além de cervejeiras, as mulheres são filhas, mães, avós, bisavós… A maternidade remete a saberes ancestrais, de lutas, curas e sabores que ajudaram a formar a nossa sociedade, mas muitas vezes são menosprezados por serem desafiadores da estrutura social.
O objetivo traçado foi resgatar saberes potentes: aquela receita de cura caseira, a erva de banho da mãe, o cheiro e o gosto da ritualística de uma receita de vó… e traduzir ancestralidade, potência, bebida e brasilidade em uma cerveja. O resultado remeteu às garrafadas das benzedeiras, raizeiros, curandeiras e curadores.
As garrafadas são soluções constituídas basicamente por um líquido solvente – geralmente cachaça, vinho ou água – e os solutos, ou seja, uma combinação de plantas medicinais, vegetais, ervas, frutos, folhas, raízes, flores e até elementos de origem animal ou mineral.
Trazendo então para a cerveja, as Musas do Verão 2024 escolheram a jurema, que sintetiza as discussões propostas. A jurema é uma planta que tem um papel destacado na flora nordestina pela sua referência mágico-religiosa. Representa divindade, mulher e vinho e no passado foi condenada pelo colonizador europeu por ser considerada um perigoso ingrediente do qual se fabricava “filtros demoníacos”. Atualmente, permanece na memória coletiva como a planta mágica capaz de conduzir o ser humano a experiências transcendentais.
O Projeto Musas do Verão 2024 clama por um Brasil de Juremas, de sabedorias que tem nome, tem gosto, tem mulheres e que permitam suas existências em todas as suas complexidades e potências.
A Garrafada da Jurema estará disponível no dia do evento e depois na Nacional ao preço de R$ 22 (330ml) e R$ 28 (570ml) ou nas