A cachaça Cafundó da Serra Prata fatura o 8º lugar no concurso Spirits Selection 2020
A Cachaça Cafundó da Serra Prata, de Lauro Müller (SC), foi o grande destaque do Brasil no Spirits Selection 2020, um dos mais importantes e disputados concursos internacionais de destilados realizado entre 30 de outubro e 1º de novembro em Bruxelas na Bélgica. Das 1.400 amostras enviadas, ela foi eleita o oitavo melhor destilado do mundo.
A honraria é concedida após uma segunda rodada de degustação na qual os jurados experimentam apenas os destilados que conquistaram a medalha Grand Gold, melhor pontuação do concurso. Ou seja, trata-se de um grande feito dessa cachaça.
Outras marcas de cachaças também se destacaram no Spirits Selection 2020. A Cachaça do Conde Amburana, de Orleans, município vizinho a Lauro Müller, a Cachaça W! Prime e a Cachaça W! Exclusive Cristal, produzidas na paraibana Areia, também ganharam a medalha Grand Gold.
Os sessenta jurados provaram até 35 destilados por dia vindos de 54 países. O Brasil foi um dos quatro países com maior número de inscritos. E também ficou entre os países que mais levaram medalhas. França, México, Brasil e Itália mantiveram-se como grandes produtores de bebidas. Rums e cachaças representaram a segunda maior categoria, com 21% das amostras, seguidas por aguardentes (14%) e gins (9%).
“Este ano, apesar de condições únicas, estamos extremamente satisfeitos por termos
podido avançar com o Spirits Selection. Os produtores estão passando por uma
crise sem precedentes e contam com grandes eventos como este para mostrar
sua força para toda a indústria”
Baudouin Havaux, presidente do Spirits Selection 2020
Fora as cachaças, outros destilados nacionais foram premiados no Spirits Selection 2020. A destilaria Lamas, de Matozinhos (MG), emplacou três medalhas de prata no concurso. A primeira foi com o Rum Norma, que é leve e dourado, pois passa três anos maturando em barris de carvalho que foram usados para maturar o whisky Plenus (single malt também da Lamas). Ele já foi premiado com medalha de Ouro na Bartender Spirits Awards 2020 e com medalha de Bronze na London Spirits Competition 2020. O whisky Verus levou a segunda medalha, um single malt com maturação em barris de carvalho americano e finalização em barris de carvalho francês, que maturaram vinhos do Porto. E a terceira foi para o Gin Balm, de aroma mentolado e ao mesmo tempo adocicado, com 43% de teor.
Outro gin nacional a levar prata no concurso foi o também mineiro Vanfall. Trata-se de um London Dry Gin bem cítrico, com toque de tangerina e mais 11 especiarias que o tornam uma bebida delicada e fácil de apreciar.
O destaque final fica por conta do N45 Negroni, uma receita deste drink clássico da coquetelaria criada pelo mestre Cesar Griffo que leva o nome de 45 porque ele fez 44 tentativas até atingir essa última perfeição. O N45 foi o primeiro Negroni artesanal a receber este prêmio. Vale a pena experimentar.
“O prêmio para mim é o reconhecimento de um trabalho incessante e de todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo”
César Griffo, mestre distiller do N45
“Esse prêmio é um marco e um divisor de águas para a Família Griffo e para a categoria de Negroni. Há dois anos tivemos a ousadia de ser o primeiro Negroni artesanal do Brasil, um dos primeiros do mundo, e ter esse reconhecimento só ratifica que é possível fazer produtos de alta qualidade independente da categoria e tamanho da empresa. E para a indústria brasileira é muito importante, mostrando pro mundo nosso potencial, fora do segmento de cachaça e cerveja. Estamos muito felizes e assumimos o compromisso de sempre trazer inovação e novidades pro nosso consumidor”
Leandro Faria, sócio do N45
Parabéns a todos os premiados em nome do Portal Mesa de Bar!
Conheça os destilados nacionais premiados:
Cachaças
Aguardente Borghezan Tajuva 4 Meses – Cachaça Barauna Carvalho Premium – Cachaça Barauna Tradicional – Cachaça Barauna Umburana – Cachaça Bylaardt Premium 5 Anos – Cachaça Cafundó da Serra Ouro Carvalho Francês 2 Anos – Cachaça Catarina Única – Cachaça Córrego Novo Amburana – Cachaça Córrego Novo Prata – Cachaça De la Vega Premium – Cachaça Extra Premium (Rech) – Cachaça Guaraciaba Jequitibá – Cachaça Pátria Amada Carvalho e Cumarú – Cachaça Pátria Amada Ouro (Cachaça) – Cachaça Seleta – Cachaça Sóbria Clássica 2019 – Cachaça Vanalli Envelhecida 10 anos- Cachaça Vanderley Azevedo Prata 2018 – Cachaça Vanderley Azevedo Premium – Cachaça Moendão Premium Blend – Pé Na Areia Cachaça Prata 40° – Cachaça Pinoco’s Premium Carvalho Francês 2 Anos
Outros destilados (medalha de prata):
Cachaça Arbórea Amburana – Cachaça Arbórea Carvalho – Cachaça Da Quinta – Cachaça Sagrada – Cachaça Triumpho Carvalho 2018 – Cachaça Vanderley Azevedo Single Barrel Extra Premium 2007 – Cachaça Imigrante Bálsamo 9 Meses – Pinoco’s Cachaça Carvalho Francês 6 Anos – Cachaça Refazenda Prata 2 Anos – Cachaça Xanadu Black Carvalho Americano 6 Anos – Brasilberg – Licor Amaretto Cream Stock – Licor de Cassis Stock – Dry Gin Balm (Lamas) – Verus (Whisky, Lamas) – N45 Negroni (Bitter) – Rum Norma (Lamas) – Vanfall (Gin)