Doze rótulos da viticultura heroica brasileira são premiados em concurso internacional no Valle d’Aosta na Itália

O Brasil acaba de conquistar 12 distinções na única premiação do mundo exclusivamente dedicada a vinhos elaborados pela viticultura heroica, ou seja, rótulos oriundos de regiões de montanha ou em terrenos com declive superior a 30% ou altitude 500 metros acima do nível do mar. O concurso Mondial des Vins Extremes foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Valle d’Aosta, região autônoma do norte da Itália, fronteira montanhosa entre a França e Suíça.

Nos dois dias, 50 degustadores da Itália, Espanha, Suíça, Brasil, França, Inglaterra, Líbano, Peru e Ucrânia avaliaram 1.064 amostras de 356 vinícolas de 25 países. O destaque da participação brasileira ficou com a Vitivinícola Jolimont, de Canela (RS), que conquistou uma Gran Medalha de Ouro e cinco de Ouro.

O Brasil esteve representado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Mario Lucas Ieggli, e pelo diretor Michel Zignani. Os dois enólogos viveram na prática a experiência da produção de vinhos neste tipo de ambiente, que apresenta dificuldades estruturais, mas, por outro lado, entrega vinhos singulares, com personalidade extraordinária.

“Este concurso gerou muita troca de informações com produtores de uva e enólogos, proporcionando grandes aprendizados. Para participar era necessário ter vinhos elaborados com vinhas acima de 500 metros de altitude, com um mínimo de 30% de inclinação ou em patamares e também plantio em pequenas ilhas, o que torna o evento único e os rótulos bem particulares”
Mario Lucas Ieggli, vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE)

“São vinhos de alto nível de qualidade, o que é natural por serem rótulos com produção limitadas, concentrados, de grande personalidade, todos provenientes de colheita manual”
Michel Zignani, diretor da ABE

A participação da ABE no concurso foi importante para a integração com o CERVIN – Centro de Pesquisa, Proteção e Valorização da Viticultura de Montanha, que organiza o concurso.

“O que se vê em todas as pessoas envolvidas é uma paixão profunda e incondicional pela cultura da uva e do vinho, muito orgulho pela terra e pela agricultura. É contagiante essa dedicação. Nos inspira a valorizar cada vez mais nossas raízes, o trabalho de campo e cantina”
Michel Zignani, diretor da ABE

Confira os rótulos brasileiros premiados:

Gran Medalha de Ouro

Jolimont Tannat 2022 – Vitivinícola Jolimont

Medalha de Ouro

Aurora Espumante Extra Brut Branco D.O 2021 – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Espumante Arte Brut Rosé 2022 – Casa Valduga Vinhos Finos
Cinco Dupla Poda 2023 – Família Eloy
Jolimont Cabernet Sauvignon 2022 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Reserva Morro Calçado Cabernet Sauvignon 2022 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Cave Bordales 2022 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Reserva Tannat 2022 – Vitivinícola Jolimont
Quinta da Neve Cabernet Sauvignon – Quinta da Neve
Quinta da Neve Montepulciano 2022 – Quinta da Neve
Quinta da Neve Vinhas Velhas 2020 – Quinta da Neve

Mais informações no site: https://www.enologia.org.br/