A Middas lança primeira cachaça do mundo com flocos de ouro criada por inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem evoluído e sendo aplicada em várias tarefas que antes só poderiam ser executadas por humanos, como reconhecimento de voz, análise de dados e tomada de decisões. A IA está revolucionando o mundo em que vivemos, e as possibilidades de seu uso são infinitas. Tanto que a Cachaça Middas Reserva dos Proprietários produzida na Destilaria Vitória, em Dracena (SP), acaba de se tornar a primeira cachaça do planeta a ser feita por uma Inteligência Artificial.
O blend 2024 de uma das cachaças mais premiadas do Brasil, desta vez criado totalmente por uma Inteligência Artificial, começou a ser pensado no começo do ano, quando os proprietários da marca trouxeram para a empresa um departamento de Inteligência Artificial para ajudar empreendedores a criarem suas marcas.
O estalo de usar a IA para fazer essa versão veio em uma discussão de como seria o blend 2024, já que a Middas Reserva dos Proprietários é lançada anualmente como uma edição limitada a 1.000 garrafas numeradas.
“Porque não criar uma Inteligência que fosse capaz de fazer a leitura mais fidedigna de todo feedback que recebemos nestes 10 anos de existência e criar um agente de IA para compilar essas informações e criar um blend que agradasse ainda mais o nosso consumidor?”
Leandro Dias, responsável por criar o blend anual da Middas Reserva dos Proprietários
Informações detalhadas
Além do feedback dos consumidores, a IA analisou os barris de carvalho americano de primeiro uso, que há 10 anos guardam a cachaça que seria usada nesse blend especial. E também recebeu informações dos barris de carvalho francês, que são utilizados para envelhecer os melhores conhaques do mundo e foram importados especialmente para esse blend. Para completar, a IA também analisou os tonéis de jequitibá rosa, de onde saiu o complemento e o equilíbrio do blend.
A IA recebeu instruções para ressaltar cada nota e característica sensorial que fossem fazer parte deste blend. O resultado foi uma verdadeira surpresa para todos os consumidores mais exigentes que tiveram o privilégio de provar o resultado final em uma ação de degustação promovida pela marca.
“Em 10 anos este é seguramente o melhor blend que a Middas já teve”
Leandro Dias, responsável por criar o blend anual da Middas Reserva dos Proprietários
Em 2021, a Middas Reserva dos Proprietários conquistou o título de “Melhor Cachaça do Mundo”ao receber a dupla medalha de ouro e o título de “Cachaça Revelação” no Concurso Mundial de Bruxelas, que é uma espécie de Copa do Mundo dos destilados. O feito foi repetido no ano seguinte, pela versão clássica, que é um blend de cachaças armazenadas em tonéis da madeira amendoim do campo, jequitibá e amburana.
Confira como ficou o blend da Middas Reserva dos Proprietários 2024, feito por uma inteligência artificial, que foi destaque na edição mais recente do concurso de Bruxelas.
Aroma: Notas intensas de baunilha, caramelo e coco, proporcionadas pelo carvalho americano, combinadas com as especiarias suaves e frutas secas do carvalho francês e os toques herbais e defumados do jequitibá rosa.
Paladar: Sabor encorpado e complexo, com equilíbrio perfeito entre dulçor e especiarias, finalizado com um toque suave e fresco. A tosta média do carvalho americano e francês se destaca, proporcionando um sabor amadeirado e suave, enquanto a tosta forte do jequitibá rosa garante um final surpreendentemente refrescante com 42% de volume alcoólico e um equilíbrio excepcional de aromas e sabores.
Cor: Um dourado profundo e brilhante, com reflexos âmbar, resultantes da interação entre as diferentes madeiras e suas respectivas tostas ao longo do envelhecimento.
Ouro comestível
A Middas Reserva já havia revolucionado o mercado ao ser lançada em 2014 como a primeira Cachaça com Flocos de Ouro Comestível. O ouro da Middas possui 23 quilates e é tratado por um laboratório alemão, de onde recebe o selo de certificado de pureza para alimentos da União Europeia.
O ouro é consumido desde os tempos mais remotos por reis, rainhas, faraós e grandes líderes da humanidade. Eles acreditavam que o ouro conferia força, poder e sabedoria para tomar decisões. O nome Middas é inspirado na lenda do Rei Midas, que transformava em ouro tudo aquilo que tocava. Logo, a Middas nasceu para proporcionar a experiência de transformar a cachaça em ouro, antes de consumir.
A Middas, agora feita pela IA, segue firme no seu propósito de ser uma grande conquista, a bebida perfeita para os momentos especiais da vida. Mais informações no site: https://middascachaca.com.br/ e no Instagram: @middascachaca
5 PERGUNTAS PARA LEANDRO DIAS
Após a análise dos barris e do feedback dos consumidores a IA sugeriu a proporção para fazer o blend?
Isso! Historicamente, a base da Middas Reserva dos Proprietários é o carvalho. Então, a IA foi treinada com informações de que usamos cachaça envelhecida em carvalho americano, carvalho francês e jequitibá rosa. A partir daí, ao conhecer as características de cada madeira, ela cruzou dados com os feedbacks dos consumidores e sugeriu a proporção.
Você que é responsável pelo blend se surpreendeu com alguma recomendação feita pela IA?
À primeira vista, fiquei apreensivo com o que sairia, pois durante nove anos eu fiz o blend da Middas. Até me lembro que meu mestre alambiqueiro me alertou: “Rapaz, e se não der certo? A gente já misturou tudo…” Assim que o blend ficou pronto a gente provou e um olhou para outro e disse: “É o melhor blend já feito aqui na Middas”.
No caso da adição dos flocos de ouro, a IA chegou a dar alguma recomendação?
A IA foi treinada com as principais características da Middas, então, ela sabia que devia manter o ouro, que é uma marca forte da Middas. O ouro da Middas tem origem na história da mitologia grega, onde o Rei Midas transformava em ouro, tudo aquilo em que tocava. O apreciador pode então, transformar a cachaça em ouro, como fazia o rei!
Você acha que a IA pode contribuir ainda mais?
Sim, a IA é um caminho sem volta. Ela seguirá compilando feedbacks de consumidores e aprimorando ainda mais a experiência Middas. Vale lembrar que a cachaça que não foi engarrafada seguirá envelhecendo no barril. Para a próxima edição, a IA terá um desafio ainda maior!
E, por último, até que ponto a IA pode chegar a substituir o homem?
A Middas Reserva dos Proprietários é a prova máxima de que, pelo menos no setor da experiência gastronômica, a IA ainda vai precisar muito da parceria com o homem. É esta parceria que resulta na magia que temos dentro da garrafa da Middas.