Neste sábado, dia 17 de abril, é comemorado o Dia do Malbec, uma oportunidade para conhecer e brindar esse vinho icônico
Neste sábado, dia 17 de abril, é comemorado o Malbec Day, um dia comemorativo, mas também uma oportunidade para conhecer melhor e brindar esse vinho icônico. Nativa da região de Cahors, na França, onde o clima é mais frio, a uva Malbec é reconhecida pela cor forte e formato bastante arredondado que produz vinhos mais escuros e rústicos, com aromas de frutas negras e um toque de ervas. Ela chegou à Argentina no século XVIII, onde o clima é mais quente, e a uva acabou se expressando de outra maneira, resultando em vinhos mais macios e com notas de frutas mais maduras.
O sucesso do Malbec nas terras portenhas se popularizou ainda mais do que na França. Na década de 90, essa variedade se expandiu por toda América Latina, porém adquiriu sua máxima expressão nos terrois argentinos e tornou-se a principal cultura entre os produtores de vinhos tintos do país que, desde 2011, lidera a produção mundial dessa uva.
Assim como as uvas, o vinho Malbec sul-americano tem uma cor bem escura, com sabor intenso e incorporado, taninos fortes e aveludados. Entretanto, o sabor de cada um pode variar de acordo com a vinícola, a barrica onde foi envelhecido, onde pode ganhar notas como café, baunilha e chocolate. Além disso, também possui uma grande diversidade nos aromas, indo da cereja, morango e pêssego, até a pimenta preta.
Uma das vinícolas mais tradicionais no país é a Trapiche, fundada em 1883 em Luján de Cuyo (Mendoza). São cerca de 138 anos de história. A produção é realizada por gerações de famílias de viticultores locais e, atualmente, é comandada pelo renomado enólogo Daniel Pi. Em 2019, recebeu o título de “Vinícola do Novo Mundo do Ano” pela prestigiada revista Wine Enthusiast. Hoje, seus vinhos se fazem presentes em mais de 80 países, e a Trapiche está entre as 50 marcas de vinho mais admiradas no mundo (Drinks International). Aqui no Brasil ela é importada e distribuída pela Interfood e seus rótulos podem ser encontrados pelo e-commerce da TodoVino.
Trapiche
Outro exemplo do poder do Malbec na argentina é a vinícola Trivento. Ela é uma subsidiária argentina da Família de Vinícolas Viña Concha y Toro, a mais conhecida do Chile. Ela se fixou no país irmão sul-americano em 1996. Atualmente, a empresa possui 1.657 hectares de vinhedos localizados principalmente nas regiões de Maipú, Luján de Cuyo e Valle de Uco, em Mendoza. Esta ampla gama de topografias e microclimas dá origem a um portfólio de vinhos que preserva o caráter do terroir de Mendoza.
O poder do grupo em realizar expressivos investimento em pesquisa, tecnologia, infraestrutura e logística levou o Malbec a conquistar paladares em todo mundo. Tanto é que, desde 2013, Trivento é um dos principais exportadores de vinho engarrafado do país e a marca de vinhos argentina mais vendida na Europa.
Harmonizações
Vinhos Malbec não são sucesso de vendas ao acaso. São vinhos que, além de serem bem degustados puros harmonizam com diversos alimentos. As opções mais recomendadas são pratos que levam molho de tomate, como pizzas, cogumelos, vegetais e legumes. O Malbec combina também perfeitamente com um bom churrasco de carne vermelha. Nos queijos, ele vai bem com o Emmental, Parmesão e Gorgonzola.
“A Malbec argentina conquistou o paladar do brasileiro pelos seus aromas de frutas maduras e pela maciez do vinho na boca. De modo geral, podemos dizer que a uva origina vinhos bem redondos, que conquistam tanto quem está começando no mundo do vinho quanto os apreciadores mais experientes. Além disso, os vinhos de Malbec são fáceis de harmonizar e combinam com uma das especialidades do final de semana do brasileiro: o churrasco”
Jessica Marinzeck, sommelière da Evino
A sommelière sugeriu para o Portal Mesa de Bar oito harmonizações que vão te deixar com água na boca neste Malbec Day. Confira:
Costela e Picanha
Ao pensar nas carnes vermelhas do churrasco, em especial na costela assada na brasa e na picanha, pensamos em um vinho tinto encorpado e com boa intensidade de taninos para harmonizar. Minha sugestão é o Goulart M The Marshall Malbec Old Vines 2018, um vinho com passagem de 12 meses em carvalho e que apresenta taninos robustos e elegantes.
Cortes de frango
Cortes de frango são comuns nos churrascos. Daí, a melhor opção é harmonizar com a variante rosé, que pode gerar vinhos delicados e frescos, com notas de frutas vermelhas e ervas frescas que vão combinar muito bem com o frango do churrasco. Uma ótima aposta é o De Martino Malbec Rosé Valle del Maipo D.O. 2019, versão chilena da Malbec e que proporciona aroma e paladar frutados.
Chorizo
O chorizo é um prato de embutidos que usualmente é temperado com especiarias marcantes, como a páprica, por exemplo. Para harmonizar, minha sugestão é o Baron de Taste Malbec 2019, um vinho com aromas de frutas vermelhas e negras maduras que vão combinar com os temperos do chorizo.
Espetinho de legumes
Se engana quem pensa que os Malbec só combinam com carne vermelha. É possível encontrar um rótulo adequado aos vegetarianos. No espetinho de legumes temos a junção de opções que integram sabores herbáceos (como o pimentão e o brócolis), acidez (vinda do tomate e da cebola) e um sabor mais delicado (vindo da cenoura e da couve-flor). Por isso, precisamos de um vinho que seja leve, fresco e com sabores delicados para essa harmonização. Sugiro o Terre Promise Malbec Rosé Côtes du Lot 2018, que é leve em boca e apresenta aromas de frutas cítricas e flores.
Cassoulet
Este prato é uma especialidade do sul da França, porém é muito consumido aqui no Brasil. Trata-se do feijão branco com diversas carnes de porco, quase como uma feijoada. Este é um prato encorpado, com carnes ricas em sabor e gordura e que vão harmonizar muito bem com o Ecusson des Roches Malbec Cahors D.O. 2016, um vinho com taninos bem integrados e bom nível de acidez.
Lasanha de berinjela
Cada vez mais comum entre os brasileiros, a lasanha de berinjela possui textura macia e sabor marcante por ser acompanhada de molho vermelho e queijos. Uma boa escolha para acompanhar esse prato é o Punta Negra Wines of Belhara Malbec 2019, um vinho com passagem em barricas de carvalho, que apresenta textura sedosa, aromas de ameixa e um toque de baunilha que casa super bem com o prato.
Peixes e sushis
Com um sabor mais suave, os frutos do mar também podem ser uma boa escolha para os vinhos Malbec, como é o caso do Goulart Rosé Malbec Luján de Cuyo DOC 2020, um vinho delicado, de cor rosa pálido e com aromas morango e flores brancas.
Chocolate Amargo (70%)
No caso de doces ou sobremesas que levam chocolate, a harmonização só funciona se o vinho e o prato forem equivalentes em nível de dulçor. Uma boa aposta para acompanhar o seu chocolate com 70% ou mais de cacau é o Goulart W Winemaker Winehunter Malbec Luján de Cuyo DOC 2018. Nesse caso, o vinho vai combinar com o amargor do doce, pois o nível de açúcar do chocolate é baixo. No caso de chocolates com menos cacau e mais açúcar a combinação pode não ficar muito boa.
Acesse os sites para mais informações das vinícolas Trapiche (https://www.trapiche.com.ar/) e Trivento (https://www.trivento.com/) e dos e-commerces Evino (https://www.evino.com.br/) e Todovino (https://www.todovino.com.br).