Dados recém-divulgados pelo Mapa mostram que o segmento continua em alta mesmo em tempos de pandemia
Ainda que diante de uma pandemia e um cenário econômico desafiador, o número de cervejarias cresceu 14,4% no Brasil em 2020. O ano terminou com 1.383 fábricas de cerveja operando no país. Os dados foram revelados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) neste final de abril. Foram 204 novas cervejarias registradas, enquanto apenas 30 suspenderam a operação. O saldo é de 174 novas fábricas.
O levantamento não considera marcas que produzem de forma terceirizada, as chamadas cervejarias ciganas, apenas fábricas constituídas. São Paulo segue na liderança absoluta em número de cervejarias e Santa Catarina é o estado com maior número de fábricas por habitante.
“A pandemia freou a curva de crescimento acentuada do número de novas cervejarias nos últimos anos, mas, ainda assim, o mercado se manteve em expansão. A inovação deu o tom para as fábricas que seguem no mercado: muitas mudaram sua forma de distribuição, embalagens e atendimento. Isso foi essencial para que a cerveja artesanal se mantivesse como uma opção para os consumidores”
Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM)
Segundo Bressiani, o número também reflete a atração de investidores que a ascensão do mercado provocou nos últimos anos.
“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”
Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM)
Ainda de acordo com Carlo Bressiani, as marcas ciganas (com produção terceirizada) foram as que mais sentiram os efeitos da pandemia. Muitas deixaram o mercado e várias delas sem perspectivas de retorno. Isso impacta no número de registros de novos produtos. Pela primeira vez desde 2010 houve uma retração de 15%, com 8.459 pedidos de registro – em 2019 foram 9.950.
Distribuição nacional
Entre os estados, São Paulo segue com o maior número absoluto: 285 cervejarias sendo que foram inauguradas 44 novas fábricas em 2020. Na sequência aparecem Rio Grande do Sul (258, 22 a mais do que no ano passado), Minas Gerais (178, 15 a mais), Santa Catarina (175, 27 a mais) e Paraná (146, 15 a mais).
O anuário do Mapa destaca também o crescimento percentual acentuado nos estados do Centro-Oeste e Nordeste, embora a concentração nas regiões Sul e Sudeste se mantenha na casa dos 85%.
O número de municípios que contam com uma planta de produção cervejeira cresceu 5%, até o final de 2020, 609 cidades brasileiras continham pelo menos uma fábrica.
Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante. O crescimento de 18% no número de fábricas indica uma cervejaria para cada 41.443 habitantes. O segundo lugar é ocupado pelo Rio Grande do Sul (44.275) e o terceiro pelo Paraná (78.882).
Entre os 10 municípios com maior número de cervejarias por habitante, nove estão no Rio Grande do Sul. Os três primeiros são gaúchos: Santo Antônio da Palma (1062), Esperança do Sul (1443) e Dona Francisca (1500).
Profissionalização
Carlo Bressiani acredita que o crescimento, tanto da produção quanto da competitividade das cervejarias artesanais brasileiras, passa invariavelmente pela profissionalização do segmento. Ele reforça citando a importância da educação e formação de profissionais por escolas e institutos como a Escola Superior de Cerveja e Malte que comanda. Mesmo com a pandemia, a escola formou 1.794 alunos em 2020 em cursos online e offline sobre produção e gestão de cervejarias.
A ESCM, com sede em Blumenau (SC), é a primeira e única instituição de ensino superior especializada em cerveja da América Latina. São cerca de 90 cursos diferentes, 12 laboratórios e parcerias com cervejarias da região para propiciar visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo. Em sete anos de atuação já formou mais de 11,5 mil alunos.
Mais informações no site do MAPA (https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento) ou no da ESCM (www.cervejaemalte.com).