Goose Island traz uma nova IPA inspirada no tradicional estilo inglês em edição limitada para comemorar seus 33 anos de história

Para comemorar os 33 anos de história, a Goose Island anuncia a IPA 33, cerveja inspirada no estilo tradicional inglês e vencedora de seis medalhas no concurso cervejeiro Great American Beer Festival. A IPA, que é carro-chefe da cervejaria em outros países, terá edição limitada no Brasil. A novidade está disponível no Goose Island Brewhouse no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e pelos aplicativos de delivery enquanto durarem os estoques.

Com coloração dourada e uma explosão de aromas cítricos e resinosos, a IPA 33 leva sutis notas de frutas amarelas e possui 5,9% de teor alcoólico e 55 na escala de amargor. O perfume inconfundível é resultado de uma combinação de lúpulos: Pilgrim, Styrian Golding, Cascade e Centennial.

“Nosso marco de 33 anos pedia uma comemoração e nada mais justo do que comemorar com o que a gente faz de melhor: uma IPA tradicional de Goose Island”
Guilherme de Almeida Aguiar, gerente de Goose Island no Brasil.

A história

A história da cervejaria Goose Island começou como muitas. Em uma viagem pela Europa, o americano John Hall ficou fascinado com a variedade dos estilos de cervejas que saboreou em cada país. Ao retornar a Chicago, Illinois, a ideia cresceu e ele começou a preparar sua própria cerveja. Até que em 1988 ele criou um simples brewpub na Clybourn Avenue, na região do Lincoln Park de Chicago, batizado de Goose Island, em homenagem a uma ilha próxima. Diz a lenda que a ilha recebeu este nome porque no passado barcos derrubavam grãos em um armazém na ilha que atrairia gansos, que acabaram usando a ilha como moradia.

No início, John e seu filho Greg, o mestre-cervejeiro, criaram versões de cervejas inglesas e belgas, entre elas a Goose Island Honkers Ale, uma autêntica English Bitter que até hoje faz parte da linha regular da marca.

Em 1992, Greg teve a ideia de envelhecer cervejas em barris de Bourbon Heaven Hill para comemorar o aniversário do milésimo lote da Goose Island. O resultado foi a Goose Bourbon County Stout, uma cerveja no estilo Imperial Stout, com 13,9% de teor, que foi um sucesso tamanho que se tornou um ícone, e a partir de 2004 é lançada em pequenos lotes limitados todos os anos.

Em 1995, uma cervejaria completa foi aberta enquanto o segundo pub, Wrigleyville, a uma quadra do Wrigley Field, estádio do time de beisebol do Chicago Cubs, foi aberto em 1999. Um ano depois a marca lança a Goose IPA, uma cerveja com alto amargor e sabor frutado que utiliza malte Backbone e um mix de lúpulos americanos e tradicionais ingleses, além de dryhopping para realçar ainda mais o sabor do lúpulo. Ela se tornou um novo ícone da marca.

Em março de 2011, a Goose Island vendeu 58% da Fulton Street Brewery LLC (o nome legal da Goose Island Brewing) para a Anheuser-Busch InBev. Pouco tempo depois, a participação restante de 42% também foi comprada pela multinacional. Um ano depois as cervejas da Goose Island já estavam sendo produzidas nas cervejarias da Anheuser-Busch localizadas em Fort Collins (Colorado) e Baldwinsville (Nova York).

Em 2015 as cervejas IPA e Honkers Ale da Goose Island começaram a serem vendidas no Brasil. Em dezembro de 2016, a marca inaugurou o Goose Island Brewhouse (bar que produz a própria cerveja) em São Paulo. São 30 torneiras (em forma de cabeças de ganso) distribuídas entre os dois andares, que oferecem mais de 10 tipos de chopes. O mestre-cervejeiro, Guilherme Hoffmann, gosta sempre produzir novas receitas. A primeira realmente brasileira sob a tutela da marca americana foi a Goose Brasil, uma american wheat ale, muito fresca e aromática. Entre os mais recentes lançamentos da marca por aqui estão a Goose Midway IPA, a nova Session IPA, a Goose So-Lo, uma IPA de baixa caloria, a Hazy IPA e a Neighborhood (clique e veja matérias da Hazy Ipa e da Neighborhood aqui no Portal Mesa de Bar).

Atualmente a Goose Island está presente em mais de 35 países, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e possui ainda nove Brewhouses como o de São Paulo. Produz mais de 45 tipos de cervejas artesanais (incluindo a linha regular, especiais, edições limitadas e sazonais). Outra faceta pouco conhecida da marca é que ela cultiva mais de 50 diferentes tipos de lúpulos na fazenda Elk Mountain Farms, no norte do estado norte-americano de Idaho. Aproveitando o fato de integrar o vasto portfólio da AB InBev, a Goose Island se espalhou pelo mundo em milhares de pontos de venda. Se tornou uma marca de cerveja mundial e reconhecida como uma das melhores do mundo.