A importadora Monte Dictis está trazendo para o Brasil excelentes rótulos das principais vinícolas gregas da ilha de Creta
Pouco difundido no Brasil, os excelentes vinhos gregos agora podem ser mais conhecidos pelo público brasileiro. A importadora Monte Dictis, com sede em Florianópolis, está trazendo rótulos das principais regiões vinícolas da Grécia, entre elas a Ilha de Creta, que possui extensa tradição produtora, tanto que é possível visitar as diversas prensas de vinho esculpidas em pedra da região datadas da era veneziana (século XII).
Os destaques ficam por conta dos oito rótulos da vinícola Lyrarakis, localizada no coração de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria. Conheça alguns desses vinhos em detalhes:
Vinho Branco Seco Vilana
A uva vilana é indiscutivelmente um clássico da vinicultura da Ilha de Creta. Este vinho branco seco tem coloração amarela com tons de verde jovens. Seus aromas de flores cítricas com notas de peras frescas trazem na boca um frutado macio e com acidez brilhante. Harmoniza muito bem com saladas, peixe frito e frutos do mar servido à 11º a 12º graus.
As uvas são colhidas manualmente na última semana de agosto e são desengraçadas sem ser esmagadas e depois submetidas a um contato curto com a pele. Sua fermentação dura 20 dias alcançada por leveduras neutras selecionadas em um tanque de aço inoxidável a 16°C – 18°C.
Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável, colaborativa e com responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense.
Dados Técnicos
Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual:2,64 g/lt
Vinho Branco Seco Vilana Vinho Branco Seco Assyrtiko Voila Vinho Tinto Kotsifali
Vinho Branco Seco Assyrtiko Voila
A família Lyrarakis nos anos 70 descobriu o potencial de qualidade da região leste de Creta, originalmente a planície “Vóila” e, posteriormente nos arredores estendidos, a excepcional vinicultura, onde se prospera grande variedade de uvas Assyrtiko.
A colheita desta uva é feita manualmente procurando obter a maturidade adequada da fruta e sua maceração pelicular é realizada a 12°C durante dezesseis horas. Fermentado em cubas de aço inoxidável apresenta uma baixa taxa de fermentação com duração de mais de quinze dias.
O resultado é um vinho de coloração amarelo brilhante com aromas florais e notas delicadas de gengibre e frutos cítricos maduros. As uvas intensamente maduras deram a esse vinho um sabor rico, tostado e mineral em boca. Harmoniza com todos os frutos do mar, peixes grelhados e carnes brancas cozidas com limão. Servir a 12°C – 14°C. Este vinho também possui o selo Vegan – Europe Vegetarian Union.
Dados Técnicos
Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual: 2,64 g/lt
Vinho Tinto Kotsifali
A variedade de uva vermelha Kotsifali é um clássico dos vinhedos de Creta. O tempo exato da colheita, feita manualmente, é definido pela avaliação sensorial da baga, a fim de se obter o sabor e o equilíbrio aromático ideais. A fermentação com maceração nas peles por sete dias para extrair os polifenóis por “pigeage” é alcançada em temperaturas controladas entre 25°C e 28°C e inoculação por leveduras selecionadas.
Esse vinho possui coloração médio rubi brilhante. Aromas de frescas e maduras cerejas vermelhas e frutas escuras picantes com notas de tempero. Suculento e equilibrado na boca com taninos frutados e um final refrescante e ligeiramente picante, são as características do vinho que é produzido a partir de vinhedos situados a 500 m de altitude. Ideal com pratos da culinária mediterrânea, carne assada ou grelhadas e queijos picantes, servido a 16°C – 17°C. Este vinho também possui o selo Vegan – Europe Vegetarian Union.
Dados Técnicos
Álcool: 13,0% | Acidez: 5,8 g/lt| pH: 3,45 |Açúcar residual: 1,91 g/lt
Sobre a Vinícola
A vinícola Lyrarakis, localizada no coração da prefeitura de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria.
Mas a viticultura da família não parou por aí. No final dos anos 80, houve uma tentativa de salvar duas variedades nativas raras, Dafni e Plyto, do flagelo Phylloxera. Os esforços acabaram sendo bem-sucedidos, conforme indicado pelos vinhos com o mesmo nome, disponibilizados pela primeira vez pela empresa Lyrarakis no início dos anos 90.
Hoje, o vinhedo da família tem 15 hectares e produz sete vinhos de uma única casta a partir de castas nativas: A seleção de produtos é completada com a vinificação combinada de castas nativas e estrangeiras, as mais conhecidas das quais incluem Kotsifali-Syrah e Cabernet-Merlot.
Os produtos da empresa ganharam distinções em muitos concursos internacionais de vinhos, obtendo feedback positivo de revistas de renome mundial e da imprensa especializada. Mais informações no site da Monte Dictis Importadora (https://shop.montedictis.com/)