A Three Monkeys acaba de lançar os dois últimos rótulos da série Rare Monkeys, que destina 5% do faturamento à ONGs que trabalham na proteção da fauna brasileira
O projeto Rare Monkeys, da cervejaria carioca Three Monkeys Beer, nasceu para chamar a atenção para proteção dos animais silvestres do Brasil. Cada cerveja dessa série traz no rótulo uma espécie de macaco brasileiro ameaçada de extinção e tem 5% do faturamento total revertido para ajudar quatro ONGs que trabalham na proteção da fauna brasileira: Instituto Vida Livre, Instituto Espaço Silvestre, ICAS – Instituto de Conservação de Animais Silvestres e Projeto Saium de Coleira.
Foram 10 cervejas no total e acaba de chegar ao mercado os dois últimos rótulos. O nono é a Argentatus: uma barrel-aged wild ale com cajá e manga, pronta para desafiar os sentidos. Feita em parceria com a cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP), ela é uma cerveja de extrema complexidade com um toque amadeirado elegante. Criada a partir de um blend de duas bases que envelheceram por mais de um ano em barricas de carvalho usadas previamente para cachaça e vinho branco.
O seu aroma tropical vem das frutas utilizadas, seguido pelas notas do envelhecimento em barril de carvalho como coco, baunilha e notas vínicas e rústicas de Brettanomyces. Na boca, a Argentatus apresenta bastante acidez e sabor das frutas, com um final seco. Ela tem 4,5% de teor e 10 IBU.
O décimo e último rótulo da Rare Monkeys Collection é a Saimiri. Trata-se, na verdade, de um hidromel único, feito em parceria com os especialistas da OldPony. Ele leva amendoim, castanha de caju, amêndoa, noz pecã e canela. Tem uma coloração dourada, levemente licorosa. No aroma é nítida a harmonia entre o mel, as castanhas (principalmente nozes e amendoim) e o sutil caramelo e canela. Na boca, ele tem um corpo médio-alto, macio e adocicado, com notas delicadas das castanhas glaceadas e um toque herbal, resinoso e cítrico, que vem do mel e do eucalipto. O final é adocicado, porém levemente seco, dando um maior drinkability a esse hidromel que tem ainda 13% de teor alcoólico, cheio de personalidade.
O Portal Mesa de Bar parabeniza esta iniciativa da cervejaria, a adesão de todos os envolvidos e deseja que este projeto inspire outros nesse sentido.