ABRACERVA REALIZA EVENTO PROFISSIONAL EM SÃO PAULO

0
18613

Abracerva realiza evento em São Paulo que inclui congresso, workshop e a final da 5ª Copa Cerveja Brasil

No dia 17 de outubro, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) promove, em São Paulo, uma edição especial do seu Congresso Cerveja Brasil na Academia da Cerveja, em São Paulo. O evento, voltado a profissionais do setor, encerra o Conexão Cerveja Brasil e também a Copa Cerveja Brasil em 2025.

O projeto Conexão Cerveja Brasil é um road show promovido pela Abracerva, que há três anos percorre as cinco regiões do país reunindo cervejeiros, fornecedores, representantes de instituições públicas e entusiastas da cultura cervejeira para ações de capacitação e integração do setor. Além do congresso, a iniciativa sempre inclui um festival cervejeiro e as etapas regionais da Copa Cerveja Brasil.

O congresso em São Paulo irá incluir palestras com especialistas e um workshop de off flavors, com degustação guiada para 20 pessoas, que será conduzido por Mariana Maranho, especialista da Globalfood. Aliás, o Projeto tem patrocínio da Globalfood, Hop France, Sebrae e Lallemand, com apoio da Academia da Cerveja e da Abralatas.

Com este congresso, fechamos o ciclo de conteúdos para o mercado cervejeiro do Conexão Cerveja Brasil, que além dos congressos nas cinco regiões incluiu uma programação online com quase uma dezena de cursos gratuitos
Juliana Behr, diretora do projeto Conexão Cerveja Brasil

Copa Cerveja Brasil

O Congresso na capital paulista marca também a etapa final da Copa Cerveja Brasil 2025, o concurso oficial da Abracerva. As cervejas medalhistas das cinco etapas regionais do concurso serão novamente avaliadas e as vencedoras nacionais serão conhecidas no dia 23 de outubro com transmissão ao vivo no Instagram da Abracerva (@abracervaoficial).

Na etapa Sul, o júri de especialistas escolheu a Quadruppel 277 – Amburana, da cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), como a melhor cerveja do concurso, recebendo a medalha de ouro Best of Show. Representante do estilo belga, ela foi maturada em tonel de amburana (madeira típica do Brasil) anteriormente utilizada para cachaça. A medalha de prata Best of Show ficou com a Ein Schonner Therese, uma cerveja do estilo Oktoberfest ou Festbier, típico da escola alemã da Baviera, produzida pela Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC). Outra cerveja do estilo belga, a Tendel Belgian Pale Ale, da cervejaria Tendel, de Joaçaba (SC) fechou o pódio com a medalha de bronze.

Na etapa Sudeste a grande vencedora do concurso foi a Barnia Cyber-Fruit Kvas, da Barnia Cervejaria, de Bragança Paulista (SP). A cerveja, inscrita na categoria Field Beer — estilo que permite o uso de ingredientes agrícolas como frutas, vegetais e especiarias — combina cupuaçu e jabuticaba biofermentadas e leva pão francês na mostura. A fermentação foi feita com Kveik Voss, uma levedura de origem norueguesa conhecida por sua alta tolerância a temperaturas elevadas e rápida fermentação. A medalha de prata Best of Show ficou com a San Diego, da Cervejaria Pangea, de Vinhedo (SP), uma representante do estilo Contemporary American-Style Pilsener. Já o bronze foi para a Vemaguet 67 Reboque, uma bock da cervejaria Vemaguet 67, de Campos do Jordão (SP).

Na etapa Norte realizada em Belém, a cerveja Puro Malte, no estilo cream ale, da Curiango Brew, localizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO) ficou com a medalha de ouro Best of Show. A prata ficou com a Igarapé, da paraense Uriboca, de Belém, uma Viena Lager que recebeu uma infusão a frio de café arábica (cold brew) da cafeteria local Verô. O terceiro lugar foi para a Catharina Sour com morango e frutas vermelhas da Krahö, também do Tocantins, dentro da categoria Estilos Brasileiros.

Na etapa Nordeste a cerveja escolhida pelos jurados para receber a medalha de ouro Best of Show foi a alagoana English Serelepe Brasileira, produzida pela Caatinga Rocks. Representante fiel do estilo inglês Extra Special Bitter, ela possui média graduação alcoólica com aromas e sabores maltados que remetem ao caramelo, toffee e biscoito. A Prata ficou com a Gota Serena Sour, da Cervejaria Vierbrauer, produzida em Cabedelo (PB). Ela é uma Catharina Sour com adição de goiaba e flor de hibisco, uma cerveja leve, com baixo amargor, baixo teor alcoólico e acidez pronunciada. E a de Bronze também trouxe um ingrediente típico do Brasil. A Sour Caju, da cervejaria baiana Proa, no estilo Berliner Weisse, leva caju em sua receita.

Na etapa Centro Oeste a medalha de ouro Best of Show foi para a Hop Berry da cervejaria Hop Capital Beer, de Brasília (DF). Uma American Style Fruited Sour Ale com adição de amoras e framboesas. A segunda colocada, medalha de ouro em sua categoria e prata como Best of Show foi a Saison da Cambuí Cervejaria e Bar de Estar, um brewpub também de Brasília (DF). A cerveja, levemente cítrica, seca e condimentada, segue a tradicional escola belga. Com o Bronze Best of Show e ouro na categoria Belgian Dark Ales, ficou a Red Flanders da Biomma Cervejaria, de Aparecida de Goiânia (GO). Um estilo, também da escola belga, que equilibra bem acidez com dulçor.

Detalhe importante: as cervejas que conquistarem a medalha de ouro na etapa nacional ganham inscrições para representar o Brasil no World Beer Cup 2026, um dos mais prestigiados concursos cervejeiros do mundo, realizado anualmente nos Estados Unidos.

CONGRESSO CERVEJA BRASIL 2025
Data: 17/10, 13h30
Academia da Cerveja (Rua Mourato Coelho, 973, Vila Madalena (SP))
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/congresso-cerveja-brasil-2025-edicao-especial/3147000

PROGRAMAÇÃO:

13h30 – Boas-vindas

14h / 15h – Workshop: “Off flavors na Fermentação” – Degustação de 4 off flavors
Palestrante: Mari Maranho – GlobalFood

15h / 15h40 – “Como treinar sua equipe no bar”
Palestrante: Guto Procópio – Let’s Beer

15h40 / 16h20 “Bebidas alcoólicas prontas para beber: tendências globais de consumo”
Palestrante: Patrick Banwart – GlobalFood

16h20 / 16h40 – Coffee Break

16h40 / 17h20 “Rede social na cervejaria”
Palestrante: Aline Ferreira – Hop Your Media

17h20 / 18h – “Regulamentação de outras bebidas na cervejaria”
Palestrante: Alinne Bernd – MAPA

18h / 20h – Networking com happy-hour

Mais informações e inscrições no site: www.abracerva.com.br e no Instagram: @abracervaoficial.

SEM COMENTÁRIOS