Amarula celebra 30 anos no Brasil líder em licores cremosos, passou a ser gerida pela Heineken e aposta na Geração Z para continuar crescendo
O licor Amarula celebra 30 anos no Brasil consolidando-se como referência de sabor e como líder em licores cremosos do mercado. Ao longo dessas três décadas, a marca não apenas moldou a categoria de licores no país, como também se tornou sinônimo dela.
Presente em mais de 100 países e ostentando a posição de segundo licor cremoso mais consumido no mundo, atrás apenas do Baileys, Amarula segue sua trajetória de sucesso mantendo a qualidade e visando estabelecer uma conexão entre gerações. Por isso, a marca, que passou a ser gerida pela Heineken, em 2023, agora aposta na Geração Z para continuar crescendo.

Amarula no Brasil
Segundo pesquisa realizada em novembro de 2024 pela Kantar, Amarula é a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros de licor, ocupando a posição de Top of Mind da categoria. O mesmo estudo, que avalia a força da marca entre os consumidores a partir de três pilares – presença, relevância e diferenciação –, destacou o Brasil como o país onde Amarula possui sua maior força de marca no mundo.
Esse reconhecimento se reflete também nos resultados de mercado: De acordo com a Nielsen (junho/2025), Amarula é o licor cremoso mais consumido pelos brasileiros, com 15% de market share no canal moderno nacional. A liderança da marca é isolada: ainda de acordo com o levantamento, Amarula detém quatro vezes mais participação de mercado do que seu principal concorrente global histórico, além de superar, em volume, a soma de duas das principais marcas locais emergentes.
Mesmo diante de mudanças no consumo e do impacto da pandemia, Amarula manteve uma trajetória de crescimento consistente: entre 2019 e 2024, registrou alta de 44% em volume no Brasil, segundo dados da consultoria internacional IWSR. O Brasil, assim, consolida-se como um dos motores globais de crescimento da marca.
A inovação teve papel crucial nessa performance. Em apenas cinco anos, Amarula expandiu seu portfólio de um para seis sabores disponíveis no Brasil. Hoje, as extensões de linha representam 30% do volume da marca no país – a maior performance entre todos os mercados onde a marca está presente.
“’O Brasil é o maior mercado para Amarula fora da África, nossa região de origem. Estamos orgulhosos de liderar a categoria no país há 30 anos e, agora sob a gestão do Grupo Heineken, temos um plano robusto de crescimento, com investimentos de marketing dobrados em 2025, com o objetivo de crescer 13% em volume comparado ao ano anterior”
Gustavo Zerbini, Head Americas da Heineken Beverages International
Para 2025, Amarula pretende reforçar sua conexão com novas gerações por meio de campanhas com propósito, parcerias com influenciadores e ativações em eventos de mídia. O objetivo é ampliar a experimentação, fortalecer vínculos emocionais que atravessam gerações, aproximando-se da Geração Z, público que vem impulsionando a retomada e o crescimento da categoria de licores.




A campanha “Coração de Elefante”
A campanha “Coração de Elefante” de Amarula é uma iniciativa que incentiva a proteção e a liberdade dos elefantes por meio de arte urbana, eventos e doações. Cada garrafa vendida entre agosto e setembro de 2025 nas redes Carrefour, GPA e na Amazon contribuiu com R$ 10 para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que resgata e acolhe elefantes, oferecendo infraestrutura e cuidados com os animais. A campanha também incluiu uma escultura itinerante e um mural no Beco do Batman, em São Paulo, para aumentar a conscientização sobre a situação dos animais
“Coração de Elefante” também reforça o propósito, as raízes e o compromisso socioambiental da marca. A expectativa é que a ação contribua para um crescimento de vendas acima de 20% no período. Além das intervenções urbanas, a campanha terá desdobramentos no ponto de venda e no e-commerce.
O Portal Mesa de Bar parabeniza Amarula pelas três décadas de presença marcante no Brasil. Mais informações no site: www.amarula.com/pt-br e no Instagram: @amarula_brasil
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