A cachaça Magnolia em pouco tempo de mercado já recebeu prêmios pela sua qualidade e design e avança para conquistar o mercado premium

Produzida numa parceria entre a A&F Brasil Destilados e a Fazenda Soledade, em Nova Friburgo, na serra fluminense, responsável por cachaças de sucesso como a Soledade e a Nega Fulô, a cachaça Magnolia está surpreendendo o mercado não só pela qualidade de seu destilado, focada no segmento premium, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade e até com a inclusão.

O processo produtivo de Magnolia explica a sua qualidade. A seleção de canas-de-açúcar provenientes de diferentes regiões do país intensifica a complexidade sensorial da bebida. A cachaça passa por uma minuciosa bidestilação em alambiques de cobre, conduzida lentamente e em pequenos lotes, garantindo sua suavidade, equilíbrio e acabamento superior.

A cachaça também passa por um cuidadoso processo de filtragem a frio, que preserva seu brilho e limpidez inconfundíveis sem alterar seu sabor e aroma. Além disso, seu armazenamento e descanso em tonéis de carvalho, por até três meses, em uma adega localizada a 900 metros de altitude, aprimoram sua complexidade de sabor e aroma, mantendo a leveza e o frescor frutado.

A sustentabilidade e a preservação ambiental também são valorizadas. Dois terços da área da fazenda são protegidos por seis Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), contribuindo para a conservação da diversidade biológica e dos mananciais que abastecem a cidade. Além disso, a fazenda possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), garantindo que todo o resíduo da produção da Magnolia passe por um processo de tratamento antes de retornar à natureza.

Prêmios pela Qualidade e Criatividade

A Magnolia foi reconhecida no Bartender Spirits Awards, competição realizada em São Francisco, EUA, em maio de 2023, onde conquistou uma medalha de Prata, e também no London Spirits Competition, na Inglaterra, onde conquistou outra medalha de Prata.

A Magnolia também desafia o estereótipo associado à cachaça. Ao contrário de muitas marcas que exploram figuras femininas de forma submissa e sexualizada em seus rótulos, Magnolia rompe com esse paradigma. Sua embalagem é uma representação do empoderamento da mulher brasileira. Seu logotipo retrata o rosto de uma mulher negra que almeja o céu, equilibrando a força dessa personagem com a delicadeza dos traços.

O design da embalagem foi premiado, esse ano, pelo New York Festivals (EUA), pelo White Square Advertising Festival (Polônia) e pelo Prêmio Abre (Brasil).

Um pouco de história

As cachaças premium estão avançando no Brasil e no exterior, tanto para consumo pura quanto como protagonista de drinks na coquetelaria. Curiosamente, a história da Magnólia começou quando o Diretor de Arte Marcelo Andrade e a Internacionalista Camila de Faria durante uma viagem a Paris notaram uma lacuna: embora a cultura brasileira fosse muito admirada pelos franceses e a cachaça estivesse presente em diversos cardápios nos bares e restaurantes de lá, havia poucas opções de rótulos de qualidade.

Ao retornarem ao Brasil, a dupla decidiu explorar a ideia de levar a cachaça para além das fronteiras, reconhecendo seu potencial de exportação. Eles estavam determinados a criar uma marca de cachaça de alta qualidade que oferecesse uma experiência excepcional, combinando o sabor autêntico da bebida com embalagem e apresentação únicas.

Para garantir a qualidade de padrão internacional, eles embarcaram em uma jornada pelo Rio de Janeiro, visitando diversos alambiques em busca de um parceiro que compartilhasse de sua visão e topasse produzir um blend exclusivo. Foi então que eles conheceram a Fazenda Soledade e o premiado Mestre Alambiqueiro Vicente Bastos Ribeiro.

Durante cinco meses de testes e experimentação, eles trabalharam juntos em busca da receita perfeita. A combinação de técnicas tradicionais e inovadoras resultou em um blend único. Assim surgiu a Magnolia.

Mais informações no site: www.magnoliacachaca.com ou no Instagram @magnoliacachaca.