Drinks com café viram tendência nos principais bares de São Paulo

O café é uma paixão nacional e seu uso na coquetelaria está crescendo muito, com possibilidade de expansão considerando a constante busca dos consumidores por novidades e a onda de crescimento dos cafés especiais. De acordo com pesquisa realizada pelo banco holandês, Rabobank, divulgada no início deste ano, a receita levantada por meio da venda de cafés tradicionais e especiais deve crescer no país uma média de 34,2% entre 2019 e 2024, o que equivale a US$ 3,4 bilhões.

O momento é tão propício que muitos bartenders passaram a estudar a complexidade do café e suas possibilidades a fim de desenvolver drinks inovadores. Para Carolina Oda, fundadora do COFFEA, o primeiro podcast sobre café do Brasil e embaixadora do Bar Convention São Paulo, a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul, o desenvolvimento do mercado do café no Brasil deve ser melhor observado por estes profissionais do setor de bebidas.

“A gente nunca teve tantas cafeterias, marcas e até mesmo baristas, e isso é muito positivo. O café é uma bebida que gera muitas possibilidades, você pode brincar com o método de extração, fermentação, com a torra, ou seja, há um mundo de sabores que podem ser explorados. Quando os bartenders se envolverem mais com o café, poderão oferecer para o público resultados incríveis com algo que já é tão nosso” 
Carolina Oda, fundadora do podcast COFFEA e embaixadora do BCB

Assim como Carolina, a jornalista Kelly Stein, também fundadora do COFFEA e sócia da COFFEA Trips, focada em turismo de experiência do grão, acredita que os bartenders que se envolverem no universo do café, estudarem o ingrediente e utilizá-lo em suas criações, têm grandes chances de crescimento profissional.

“Acredito que os bartenders que usarem o café como parte da assinatura vão se destacar rapidamente e serão abraçados pelo mercado de cafés especiais, que está em alta. É provado que o café é muito mais complexo quimicamente do que um vinho, por exemplo, então por que não se dedicar a compreender este universo para criar drinks únicos? É uma oportunidade de negócios porque as pessoas estão sempre sedentas por novidades e é assertivo apostar em um ingrediente que mexe com o emocional coletivo do brasileiro” 
Kelly Stein, fundadora do podcast COFFEA

De acordo com Carolina Oda, já existem bebidas à base de café e muitos drinks autorais que usam o ingrediente. “O Espresso Martini é um drink que leva café e foi um dos mais consumidos recentemente. No setor da coquetelaria, é comum que surjam tendências quando as marcas impulsionam, como foi o caso da bebida chamada Carajillo, que mistura café com o Licor 43. Essa bebida bomba em vários lugares”, explica.

Os cuidados para preparar drinks com café são vários, devendo ser levadas em consideração questões como o método de extração e a moagem, sendo que cada detalhe impacta no resultado final. Segundo Kelly, Infelizmente, ainda falta uma comunicação entre profissionais do café e os de bares. “Os drinks com café só vão conquistar os brasileiros quando forem apresentados para eles. Com dedicação dos profissionais, essa tendência pode se firmar e se fortalecer”.