A cervejaria Blumenau anunciou o lançamento de uma NEIPA, a chegada de dois rótulos em lata em seu portfólio e promete uma bock para o aniversário da cidade

A cervejaria Blumenau entrou no segundo semestre com várias novidades. Lançou no mercado a Mestres do Tempo Maracujá Negro, Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas deste ano, em edição limitada. Estreou no mercado de latas com uma New England IPA e uma Wee Heavy e produziu uma Bock em homenagem a Feldmann, primeira cervejaria do país a lançar o estilo, que chega ao mercado em setembro, aniversário da cidade.

Vamos, então, por partes. A Maracujá Negro, segundo rótulo da linha Mestres do Tempo e medalha de ouro na categoria Mixed-Culture Brett Beer no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2021, sai em edição especial de 700 garrafas rolhadas. O rótulo é um blend de duas cervejas maturadas em barris de madeira por mais de 15 meses: uma Belgian Dark Strong Ale, com adição de framboesas, e uma cerveja de fermentação espontânea, com adição de polpa de maracujá.

Além disso, a Maracujá Negro também foi refermentada com Brettanomyces isoladas, em parceria com a Levteck e com alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). O blend alcançou 7,5% de teor e apenas 8 IBU. É considerada uma cerveja de guarda, ou seja, ela ganha uma quantidade maior de nuances em aromas e sabores com o passar do tempo de envelhecimento em garrafa. 

“Os barris que maturaram essas cervejas estavam entre os primeiros do projeto da adega, que hoje tem mais de 40 cervejas. O que gostamos muito nessa combinação é que os elementos – maltes tostados, framboesas, maracujá – estão transformados, mas seguem presentes. Sensorialmente é uma cerveja que aponta para onde a linha Mestres do Tempo vai: rótulos com muita complexidade, que podem surpreender até mesmo os apreciadores de cerveja artesanal mais exigentes”
Marcos Guerra, mestre-cervejeiro da Blumenau

Outro destaque da cerveja é seu rótulo, uma releitura da obra-prima de Dalí, “A Persistência da Memória” (1931). Os elementos que compõe a cerveja se relacionam com a obra, que também faz referência ao nome: o tradicional maracujá, envolto em uma cerveja de coloração escura.

Cervejas em lata

As cervejarias estão se rendendo às latas. A Blumenau estreou no mercado de latas de 473ml com uma New England IPA e uma Wee Heavy colaborativa com alunos da ESCM. Ambas foram produzidas na nanocervejaria montada dentro da fábrica focada em lançar novidades para o público cervejeiro.

“Esta será uma linha com um ritmo próprio de lançamentos, que está alinhada com o nosso propósito de transformar a experiência das pessoas com a bebida. Desta vez, estamos apostando nos consumidores que já têm uma relação próxima com a cerveja artesanal, mas que ainda assim terão a chance de redescobrir estilos e se aprofundar em receitas que mostram o padrão de qualidade que podemos entregar e, ao mesmo tempo, do que nosso time de cervejeiros é capaz”
Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau.  

Uma New England IPA já estava no radar da marca há algum tempo. A Bloody Hop usou os lúpulos Mosaic, Citra e Galaxy que são representados no desenho do rótulo como uma alusão entre o clássico chá inglês e o dryhopping, em que são utilizados 20g de lúpulo por litro. Ela tem 6,4% de teor e 40 IBU. 

Já a Wee=MC8 é uma Wee Heavy criada em parceria com a oitava turma do curso de Mestre Cervejeiro da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Os alunos, que concluem o curso em julho de 2021, participaram da brasagem e o desenho da receita. O rótulo é uma brincadeira com Einstein, autor do conceito da equivalência entre massa e energia. Ela tem 6,5% de teor e 27 IBU. 

A Bock vem aí

Cerveja Blumenau resolveu fazer uma dupla homenagem: aos clientes que sempre pediram uma bock para o inverno e à própria cidade que conquistou o título de Capital Brasileira da Cerveja alicerçada na relação do município e dos seus moradores com a bebida. Há registros de produção de cerveja em Blumenau (SC) desde os primeiros anos da imigração que deu origem à cidade.

Para celebrar esta história, a marca, que leva o nome da cidade, decidiu homenagear uma das mais longevas fábricas da bebida: a Cervejaria Feldmann, que funcionou por mais de 60 anos. Em setembro, a Cerveja Blumenau vai lançar uma Bock com o nome da antiga marca. A Feldmann foi também a primeira cervejaria do país a lançar o estilo Bock no início do século XX. Rótulo tem maltes e lúpulos produzidos no Vale do Itajaí.

“Nós queremos olhar para a tradição, valorizar o presente deste mercado e ajudar a construir o futuro. A história da Feldmann é inspiradora porque tem nela muito do que Blumenau se tornou hoje no universo cervejeiro: sinônimo de dedicação, inovação e educação cervejeira”
Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau.  

“Ficamos muito felizes com o processo de resgate das memórias e do nome da nossa família. Tivemos conversas com o time da cervejaria, compartilhamos memórias e o respeito que todos tiveram com as nossas histórias e com o papel da Cervejaria Feldmann na construção da marca cervejeira de Blumenau nos emocionou”
Nelson Feldmann, bisneto de Heinrich Feldmann, fundador da cervejaria

A mãe de Nelson, Ella Feldmann, aos 96 anos, tem vivas memórias de mulheres da família vestindo aventais com bolsos onde colocavam quatro garrafas de cerveja e saiam na vizinhança para vender de porta em porta. A Feldmann foi aberta em 1898 e a última produção aconteceu em 1954. A escolha pela localização da fábrica, na Vila Itoupava, aconteceu pela qualidade e força da água, já que um rio passa pela propriedade, que hoje abriga um memorial da cervejaria

“Estudamos na história das cervejas do início do século XX o que havia de registros sensoriais e matérias-primas disponíveis na época para tentar remontar características que fizessem jus a uma cerveja tão importante quanto a primeira Bock do Brasil. Há, por exemplo, indícios de sabores defumados por conta do processo de malteação, feito à lenha na época”
Marcos Guerra, mestre-cervejeiro da Blumenau

A previsão é que a Bock seja lançada em 2 de setembro, aniversário da cidade. Mais informações estão nas redes sociais da marca: @cervejablumenau.