CHEGA AO BRASIL A VEUVE CLICQUOT LA GRANDE DAME 2018

0
16591

Chega ao Brasil a Veuve Clicquot La Grande Dame 2018, a máxima expressão da arte de uma cuvée pinot noir

Acaba de chegar ao Brasil a Veuve Clicquot La Grande Dame 2018, a máxima expressão da arte de uma cuvée pinot noir. Esta é a 25ª safra da cuvée elaborada de um ano sem precedentes, oferecendo uma maturidade das uvas próxima da perfeição.

O resultado é um vinho com alma ‘solaire’. Sua cor é brilhante e luminosa. Seu estilo é profundo e preciso marcado por uma elegância sutil, muito frescor e um toque de salinidade. Aromas intensos emergem em uma fragrância delicada de cítricos, como limão, lima e yuzu, combinados a frutas brancas, realçadas por notas florais primaveris.

O legado de Madame Clicquot

Há mais de dois séculos, a Veuve Clicquot cultiva uvas pinot noir de acordo com a visão de Madame Clicquot que dizia: “Nossas uvas tintas dão os melhores vinhos brancos”. Convencida desse potencial único da pinot noir, ela a colocou no centro da identidade enológica da Veuve Clicquot, adquirindo dez dos doze vinhedos icônicos da Maison. Essa escolha ousada continua a moldar a alma das cuvées. Esses vinhedos históricos estão localizados principalmente na Montagne de Reims, berço da melhor pinot noir de Champagne.

A pinot noir é uma uva frágil, porém poderosa, e se beneficia dos solos frios e calcários da região, interpretando o terroir com sutileza, refletindo suas nuances e conferindo grande complexidade. Não só o cultivo como o processo de vinificação da pinot noir exige precisão e cuidado, pois é longo e rigoroso. A pinot noir não se revela de imediato.

Entretanto, essa variedade tem uma extraordinária capacidade de expressar a complexidade do terroir de Champagne e de capturar a singularidade de anos excepcionais. Por isso, apenas safras com uvas de qualidade extraordinária dão origem a La Grande Dame, que foi apresentada pela primeira vez na ocasião do bicentenário da Maison em 1972.

A partir da safra de 2008, o Chef de Cave da Maison deu um passo ousado ao integrar 90% de diferentes pinot noirs ao blend da cuvée para alcançar a assinatura enológica única de La Grande Dame. Os 10% de chardonnay completam o blend, adicionando textura e complexidade, conferindo um caráter equilibrado, mais salino e refinado.

“A Veuve Clicquot La Grande Dame 2018 é uma cuvée vintage profunda e precisa, de qualidade e prestígio inquestionáveis, que celebra e representa a determinação e a ousadia de Madame Clicquot, conhecida como ‘la grande dame de la Champagne’, e expressa uma nova faceta da arte da a expressão mais pura da ‘L´Art du Pinot Noir’”
Didier Mariotti, Chef de Cave de Veuve Clicquot

Novo design

A Veuve Clicquot resolveu também apresentar uma nova identidade visual para a La Grande Dame 2018. Esse novo design celebra o icônico amarelo da Maison, símbolo de otimismo e alegria, e ancora a cuvée em códigos fortes, que homenageiam Madame Clicquot e seu amor pela pinot noir e ainda destaca a assinatura enológica: ‘L’Art du Pinot Noir.

A nova caixa de presente de La Grande Dame 2018 completa o lançamento e se destaca pelo uso pioneiro do cânhamo, que representa 60% do papel amarelo da embalagem. Criada para celebrar momentos de alegria e partilha, ela eleva a experiência para comemorar ocasiões especiais e presentear e homenagear pessoas queridas, principalmente ‘les grandes dames.

Mais informações no site: https://www.veuveclicquot.com/en-int/home e no Instagram: @veuveclicquot

SEM COMENTÁRIOS