A Big Jack é eleita a melhor cervejaria e a Orvalho do Mar, da cervejaria Araucária, como a melhor cerveja do Brasil pelo Concurso Brasileiro de Cervejas

O Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau (SC), divulgou os resultados no último 12/03. As 144 cervejarias brasileiras participantes receberam 289 medalhas distribuídas em diferentes categorias. O evento fez parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne apaixonados e cervejeiros de todo Brasil.

A grande cervejaria vencedora da edição de 2025 foi a Big Jack, de Orleans (SC), que conquistou 18 medalhas, sendo seis de ouro, em diferentes categorias. A segunda melhor foi a La Birra, de Caxias do Sul (RS), com 12 medalhas, e o terceiro lugar ficou com a Opa Bier, de Joinville (SC), que faturou 10 medalhas.

Foram premiadas cervejarias de 12 estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Ao todo, foram 95 medalhas de ouro, 92 de prata e 102 de bronze.

Best of show

As mais de 2,5 mil cervejas inscritas foram avaliadas por cerca de 70 jurados estrangeiros e brasileiros, entre os dias 9 e 11 de março de 2025, em Blumenau (SC). As 95 que conquistaram a medalha de ouro concorreram em uma categoria chamada Best of Show. Elas foram novamente avaliadas pelos jurados com maior experiência de todo o concurso que elegeram as três melhores cervejas do Brasil, independentemente de qual estilo elas eram. A coordenação técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas foi da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

Em 2025, o ouro como melhor cerveja do concurso foi para a Cervejaria Araucária, de Maringá (PR), com a cerveja Orvalho do Mar. Ela é uma cerveja leve e refrescante do estilo Gose, ácida, frutada e com alta carbonatação, com adição de limão rosa, alecrim e um toque de sal e 3,8% de teor alcoólico.

Já a prata ficou com a cervejaria Comparsa Etílica Vale 4, de Novo Hamburgo (RS), com a Vale 4 Weiss com Malte Defumado. Ela combina a suavidade do trigo com um sútil defumado, agregando complexidade e criando uma harmonia equilibrada. Já o bronze ficou com a cervejaria Opa Bier, de Joinville (SC), com a Catharina Sour Morango e Maracujá sem álcool e sem glúten, que mostra que a adição de frutas funciona muito bem nas receitas mais leves.

Open bar

A agenda seguiu até sábado (15/03) com um evento com degustação livre de mais de mil rótulos de mais de 200 cervejarias diferentes de todas as regiões do Brasil e com a Festa Brasileira da Cerveja, uma programação paralela com 40 cervejarias, gastronomia e música ao vivo. Um dos grandes acertos do Festival que se aproximou ainda mais do público presente e proporcionou uma troca de conhecimentos e de experiências cervejeiras.

Mais informações no site: www.festivaldacervejablumenau.com.br e no Instagram: @cbcbrasiloficial. E a lista completa das vencedoras no link: www.festivaldacervejablumenau.com.br/13-concurso.