O Brasil se torna o quarto maior mercado de whisky escocês do mundo com crescimento de 215,2% no pós-pandemia
Quem acompanha o mercado já percebeu que o whisky escocês está ganhando cada vez mais espaço na preferência dos consumidores. Nos últimos anos, pós-pandemia, a indústria investiu pesado em ações de marketing, lançamentos de versões mais acessíveis, alianças com a coquetelaria e promoção de ações e eventos junto ao público mais jovem e descolado. O objetivo é simples: rejuvenescer o perfil e atrair novos consumidores.
Os que acabaram se beneficiando dessa estratégia, por incrível que pareça, foram os whiskies escoceses. Apesar do seu valor mais elevado entre os destilados de luxo, o scotch tornou-se objeto de desejo dos consumidores de marcas premium, aumentando seu valor em 582% nos últimos anos.
Ano passado, as exportações de whisky escocês aumentaram em 19% em termos de valor, chegando a US$ 5,49 bilhões. O número de garrafas exportadas também cresceu 21%, chegando a US$ 1,68 bilhão. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos consumidores da América Latina, com aumento de valor de 71%.
Brasil, Colômbia e México foram os países que apresentam maior aumento no consumo de whisky escocês. Entre os 10 principais mercados de exportação, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, com uma taxa de crescimento de 215,29% na comparação de 2021 com 2020. Foram 82 milhões de garrafas exportadas em 2021.
“A trilha do whisky na América Latina nos últimos anos é um sinal claro de que a indústria do whisky escocês não está apenas no caminho da recuperação, mas na liderança no consumo de bebidas premium. O valor e o volume aumentam à medida que os consumidores voltam aos bares e restaurantes e retomam as viagens e o turismo. A região, e principalmente o Brasil, tem grandes conhecedores de marcas de luxo, portanto o mercado latino-americano sem dúvida possui um potencial futuro para o single malt que nos enche de orgulho”
Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador de The Macallan no Brasil
Esse novo impulso do mercado do single malt na América Latina é claramente creditado à essa nova geração de consumidores, ou seja, a estratégia da indústria está dando resultado. O mercado de luxo em geral, que atualmente acumula 1,34 bilhão de dólares, teve impulso em seu crescimento em 2021, graças ao consumo das gerações Y e Z, que deverá representar 60% do total de vendas até 2025, segundo relatório da True-Luxury Global Consumer Insights. A geração Y (ou millennials) é composta por pessoas que nasceram entre o final da década de 70 e início dos anos 90. A geração Z é representada por pessoas que nasceram entre a metade da década de 90 e 2010.
Os millennials aumentaram sua participação notadamente por meio de compras nos canais online. As marcas conseguiram se conectar com nativos dessa geração por meio de ações de marketing digital, convencendo-os do valor de seus produtos. O canal digital apresentou um crescimento de consumo de 694% no pós-pandemia e a projeção é de alta de 3% ao ano até 2025.
“O Brasil é um dos mercados mais importantes da América Latina. Há sede por bens de luxo além de serem consumidores de muito bom gosto. O fato de The Macallan ter pisado no Brasil não é por acaso, uma vez que fomos bem recebidos por pessoas com exigência semelhante à da nossa empresa quanto à qualidade. O Brasil apresenta uma oportunidade fantástica para The Macallan como empresa focada no segmento premium de luxo”
Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador de The Macallan no Brasil
Harmonizações
Outro fator que impulsionou o consumo do whisky no Brasil foi o avanço da coquetelaria e da gastronomia. Embora ele seja uma bebida que possa ser apreciada pura, quando em drink ou harmonizada, um whisky single malt eleva a sua experiência sensorial a outro nível. A combinação dos sabores complexos do whisky com as características de certos ingredientes salgados, doces ou cítricos pode criar uma experiência inigualável.
No caso da gastronomia, carnes, queijos, frutos do mar, sementes, chocolates e sobremesas são algumas das melhores opções para harmonizar com o whisky escocês. Confira as dicas do especialista da The Macallan no Brasil Gianpaolo Morselli:
Salmão defumado: No universo das harmonizações existe um famoso ditado que diz: “What grows together, goes together”, que em tradução livre significa que “o que cresce junto, combina junto”. A destilaria da The Macallan fica no nordeste da Escócia com vista para o rio Spey, famoso no mundo todo pela pesca de salmão. O salmão defumado combina muito bem com um Highball, um drink que leva um whisky 12 anos, como o The Macallan Double Cask 12 Years Old, servido com club soda, muito gelo e decorado com uma grande casca de limão. Esse cítrico cortará o sabor rico do salmão defumado, enquanto a soda, que adiciona efervescência, complementa a textura do prato.
Azeitonas: É um ótimo acompanhante para acompanhar um whisky puro ou com gelo. Existem muitas variedades de azeitonas e escolher a mais adequada para harmonizar se resume à simplicidade. A chave é escolher uma que não sobrecarregue a bebida, mas que se mantenha por conta própria como um equilíbrio salgado.
Queijo: Whisky e queijo têm muito em comum. Ambos são envelhecidos e vêm em muitos sabores diferentes, por isso, são uma boa combinação. O cheddar envelhecido harmoniza bem com whiskies de sabor defumado. Enquanto o queijo azul forte vai bem com whisky mais forte. Queijos macios, como brie ou queijo de cabra, combinam bem com whiskies leves e perfumados com um toque de doçura. O comté e o gruyère, por seu sabor que remete às nozes, combinam primorosamente com um whisky rico e de caráter oleoso, envelhecido em barril de Jerez, como o The Macallan Sherry Oak 18 Years Old.
Carne vermelha: Se você estiver preparando um jantar e não tiver certeza do que servir com o whisky, opte por cortes grelhados. Essa harmonização não falha. Os filés combinam muito bem com whiskies de corpo médio. Os whiskies que possuem um sabor rico, profundo e defumado são ideais para harmonizar com a carne. Porém, é provável que você tenha que experimentar um pouco, dependendo dos temperos do grelhado e de seu teor de gordura. Por exemplo, se for um corte um pouco mais magro, o The Macallan Rare Cask é uma excelente escolha.
Nozes: Elas não falham nunca. Você só precisa considerar que nozes mais doces combinam com whiskies mais fortes com turfa, enquanto whiskies mais doces combinam com nozes amargas. Os whiskies com sabor defumado combinam com nozes bem torradas.
Chocolate: O chocolate e o whisky se complementam muito bem. Em vez de optar por um chocolate doce, opte por barras de chocolate amargo. Se você gosta de chocolate ao leite, especialmente com frutas ou nozes, harmonize-o com um whisky leve com notas frutadas como o The Macallan Sherry Oak 12 Years Old ou The Macallan Harmony Collection Rich Cacao, uma expressão com notas de baunilha, elaborada a partir de uma combinação harmoniosa de barris de carvalho europeu e americano. Em geral, é melhor adaptar a intensidade do chocolate ao whisky. Se o whisky tiver um sabor muito forte, tente igualar a intensidade do cacau. Mas se for um whisky delicado e rico, você deve optar por um sabor mais suave.
Torta de maçã: Essa sobremesa combina incrivelmente bem com whiskies leves e perfumados que tenham apenas um toque de doçura. Pode ser servida com whiskies de malte envelhecidos em barris de carvalho europeu e americano combinados com aqueles envelhecidos em Jerez e barris de carvalho americano ex-bourbon. Essa combinação complexa de barris de carvalho proporciona um caráter extraordinariamente suave e delicado, repleto de cítricos, baunilha e carvalho fresco, como The Macallan Triple Cask Matured 12 Years Old. O sabor de caramelo do barril bourbon complementa a torta de maçã excepcionalmente bem.
Mais informações sobre o The Macallan acesse o site https://www.themacallan.com/en-br
[…] se ter uma ideia, considerando só o whisky escocês – o mais tradicional entre eles –, o Brasil é o quarto maior mercado exportador com um crescimento de mais de 215% no período […]