Dádiva e Japas lançam cerveja colaborativa contra o preconceito sofrido pelas mulheres na indústria cervejeira
As cervejarias Dádiva e Japas acabam de lançar a cerveja Yōkai Glow, uma colaborativa que marca sua participação no projeto mundial coletivo Glow, contra o preconceito em relação às mulheres na indústria cervejeira.
O coletivo GLOW reúne mulheres do mundo todo e convidou 30 cervejarias de diferentes países para produzirem uma cerveja que trouxesse a mesma base na receita e, pelo menos, 50% de um blend de lúpulos selecionados pela Pink Boots Society – uma organização de mulheres cervejeiras que tem representantes em diversos países – em parceria da produtora americana de lúpulos Yakima Chief Hops.
As brasileiras Dádiva e Japas, escolhidas para integrarem o projeto neste ano, foram fundadas e são administradas por mulheres (A Japas por Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno e a Dádiva por Luiza Tolosa). O convite veio de Mariana Schneider, da cervejaria dinamarquesa Amager.
O termo yōkai na cultura japonesa é ambíguo e pode ser usado para designar demônio ou todo tipo de monstro e criatura sobrenatural. A intenção aqui talvez tenha sido exorcizar o demônio do preconceito mostrando que cerveja é sim assunto, conhecimento, gosto, profissão e até negócio de mulher.
A Yōkai Glow é uma NE APA de aparência turva e coloração amarelo claro, com 5,2% de teor alcoólico. Ela é seca e tem corpo baixo, ao mesmo tempo em que apresenta certa cremosidade e notas de frutas cítricas e tropicais trazidas pelo blend de lúpulos.
Produzida em março, mês de celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Dádiva + Japas Yōkai Glow acaba de chegar aos pontos de vendas e e-commerces especializados em latas de 473ml, que recebeu uma arte interessante, com fundo preto e uma representação toda especial da libélula da Dádiva pelas artistas da Japas.