Durante todo o mês de março, o Festival Internacional da Colheita da Uva na região de Ica promove atividades e degustações de pisco, a bebida emblemática do Peru
Os turistas que visitam o Peru em março podem participar de uma das festividades mais tradicionais do país: o Festival Internacional da Colheita da Uva, que acontece na região de Ica. Segundo a Promperú, entidade promotora do turismo no Peru, esse evento celebra a época da colheita da uva com uma série de atividades divertidas para aqueles que querem aprender mais sobre a cultura do pisco e do vinho no país vizinho.
A cidade de Ica, localizada a cerca de quatro horas de Lima, se transforma em uma festa. Os visitantes podem apreciar a tradicional pisa das uvas ao ritmo do festejo (música afro-peruana dançada na região), a eleição da Rainha da Colheita da Uva, concursos e degustações de pisco e vinho, além de vários shows musicais e culturais que enchem a festa de alegria e cor.
Essa celebração é muito popular em Ica devido à sua importante produção de uvas. As cidades de Ica, como Ica, Paracas e Nasca, recebem muitos turistas nacionais e estrangeiros que desejam mergulhar na cultura e nas tradições da região e descobrir a qualidade do pisco e dos vinhos peruanos, que podem ser combinados com pratos de uma das culinárias mais famosas do mundo.
A colheita de uvas de Ica está intimamente ligada à produção de pisco, bebida emblemática do Peru, que é produzida há mais de 400 anos obtida pela destilação de mosto fresco de “uvas pisqueras”, recém-fermentadas, usando métodos tradicionais e ancestrais que resultam em um processo de produção puro, livre de aditivos, açúcares, água e outros elementos.
Pisco é uma palavra quíchua que significa pássaro ou ave. Tem origem no vale de Ica e se refere ao distrito de Pisco, que tem um porto de mesmo nome, de onde foram feitas as primeiras exportações dessa bebida. Por esse motivo, o pisco tem uma denominação de origem, endossada por 70 países.
Com seu sabor e qualidade inigualáveis, o pisco vem conquistando paladares internacionais e é o protagonista desse festival de vinhos.
Rota do Pisco
Durante a colheita da uva, os turistas podem aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre a bebida peruana e seu processo de elaboração por meio da Rota do Pisco. Trata-se de um circuito que permite visitar as principais vinícolas e vinhedos para aprender mais sobre a colheita da uva, o processo de elaboração da bebida e provar deliciosos coquetéis, como o Pisco Sour e o Chilcano. Na região de Ica, por exemplo, é possível visitar La Caravedo, Viña Tacama, Viñas Queirolo, Tabernero, San Nicolás, entre outras.
Turismo na região de Ica
Ica tem ainda outras grandes atrações turísticas, como a Reserva Nacional de Paracas, com impressionantes falésias e belas praias banhadas pelo Oceano Pacífico, perfeitas para relaxar ou praticar esportes aquáticos. É também possível visitar as Ilhas Ballestas, um santuário de vida marinha habitado por leões marinhos, pássaros e pinguins de Humboldt.
As enigmáticas Linhas de Nasca são outra atração imperdível. São geoglifos enormes e antigos, que atraem muitos turistas. São figuras geométricas desenhadas na areia que desafiam a lógica, pois quando vistas do alto revelam ser figuras como pássaros e animais.
Há também Huacachina, um oásis no meio do deserto de Iquique. Essa cidade deslumbrante é cercada por dunas douradas de areia macia e uma bela lagoa. Um destino muito Instagramável que permite capturas incríveis, especialmente durante o pôr do sol.
De Lima, é possível chegar à região de Ica pela rodovia Panamericana Sur, uma viagem que leva cerca de quatro horas. Mais informações no Instagram: @promperu.brasil