Estrella Galicia lidera iniciativa de criar o segmento das Big Craft em parceria com a rede supermercadista carioca Zona Sul

A cervejaria espanhola Estrella Galicia e a rede supermercadista carioca Zona Sul estabeleceram uma parceria no sentido de incentivar a criação de uma nova categoria de produtos: as cervejas Big Craft. A iniciativa pioneira tem como objetivo promover cervejarias independentes, de média para alta produção, que oferecem ao público opções de qualidade superior a preços atrativos.

Essa nova categoria é dedicada às marcas que valorizam a autenticidade, a tradição e a qualidade na produção de cervejas. A Big Craft também visa se posicionar como uma referência para os amantes da boa cerveja.

Desde 2017, existe um consenso no mundo da cerveja de que não basta ser só artesanal, tem que ser independente. É uma cerveja feita pelo dono, sem concessões na escolha dos ingredientes, da receita e do estilo a ser produzido. A inclusão da categoria Big Craft nas gôndolas reforça o compromisso do Zona Sul em oferecer diferenciais e inovação aos nossos clientes, destacando o que há de melhor no universo cervejeiro
José Padilha, Expert em cervejas do Zona Sul

A Estrella Galicia lidera esse movimento uma vez que é a única entre as 40 maiores cervejarias do mundo que, desde seu nascimento na Espanha, em 1906, permanece sob controle familiar e independente, distribuindo seus produtos para mais de 70 países. A marca atua há quase 15 anos no Brasil, onde oferece as cervejas Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0 e a 1906 La Milnueve.

Nossa independência nos permite garantir um sabor único em cada rótulo do nosso portfólio. Produzimos com paixão e oferecemos o melhor produto possível. Queremos ser a cerveja mais amada antes de ser a mais vendida. Por isso, faz tanto sentido estarmos à frente na criação desta categoria, chamando e incentivando outras marcas a permanecerem fiéis ao seu caminho Big Craft
Thiago Coelho, Diretor Geral da Estrella Galicia no Brasil

Segundo Coelho, as cervejarias independentes fazem parte de uma fatia de mercado cada vez mais significativa.

Existe uma oportunidade de market share de R$7 bilhões ao ano aqui no Brasil. Hoje, as categorias Craft, entram com um valor agregado maior e, muitas vezes, trazem um sabor mais restrito ao paladar dos brasileiros. Nós, Big Crafts, ocupamos um espaço novo, com uma bebida premium, acima da média e de sabor harmonioso a um preço justo
Thiago Coelho, Diretor Geral da Estrella Galicia no Brasil

O mercado de Cervejas

O número de cervejarias no Brasil cresceu quase 10 vezes em 10 anos, indo de 195, em 2013, para 1.847 operações, em 2023. Nesse meio-tempo, entre 2017 e 2022, o mercado global de cervejas premium dobrou – cresceu 97% -, incorporando mais consumidores dispostos a pagar mais por qualidade.

Com esse despertar para a qualidade, a categoria Big Craft faz ainda mais sentido em um país como o Brasil que é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, representando 8% do volume global, com 11 milhões de litros consumidos em 2022, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Hoje o mercado brasileiro está segmentado em mainstream, que reúne as cervejas mais básicas e comuns, premium e craft, as chamadas artesanais. A criação da categoria Big Craft combina, a um preço justo, a capilaridade de distribuição de uma mainstream à qualidade de uma artesanal exclusiva, feita com excelência de produção.

Os princípios da Big Craft

Entre os pilares da categoria Big Craft, estão a independência (o principal) e o respeito ao sabor, à qualidade e aos valores e propósitos da cervejaria. O apreço pelo artesanal garante qualidade e paladar incomparáveis. Além disso, a originalidade possibilita a criação de rótulos sazonais e experimentais, trazendo novidades constantes ao mercado.

A origem, a história e a tradição de cada cervejaria são trunfos para preservar a autenticidade e a originalidade das cervejas — mais do que bebidas, uma expressão cultural única. Para as marcas que integrarem a categoria, a alma artesanal será sempre um símbolo de cuidado com a qualidade das matérias-primas e dos processos para garantir sabores únicos.

Esses compromissos resultam em cervejas com personalidade, para serem apreciadas como foram elaboradas: com calma e paixão a fim de oferecer uma experiência sensorial autêntica aos consumidores. As cervejarias Big Craft atendem um público global sem abrir mão da qualidade e da essência artesanal e a um preço atrativo e justo para os consumidores.

Segmento independente

A categoria Big Craft já nasce como um movimento que vai além de uma marca ou de um supermercado. Ancorada pela Estrella Galicia, o objetivo é atrair e incentivar outras marcas a aderirem aos atributos essenciais da categoria, como independência, artesanalidade e qualidade.

É um convite para que mais cervejarias independentes se unam a essa rede, mostrando que, em conjunto, é possível criar um mercado mais autêntico e fiel às origens do verdadeiro cervejeiro. O movimento também busca inspirar outros grupos supermercadistas a abraçar a ideia, ampliando o alcance e o impacto da categoria Big Craft para todo o país
Thiago Coelho, Diretor Geral da Estrella Galicia no Brasil

Mais informações no site: https://estrellagalicia.com/br/ ou no Instagram: @estrellagaliciabr