O bartender carioca Igor Renovato venceu a final do Campari Bartender Competition faturando contrato com a marca e um prêmio de 10 mil reais
A primeira edição do Campari Bartender Competition já tem um campeão. Igor Renovato, do Garoa Bar, do Rio de Janeiro, venceu a competição batendo os finalistas Benicio Barbosa, Mauro Gustavo Melo de Souza, Ana Paula Gumieri, Andersen Rocha, Daniel Nunes, José Silva, Rafael Miorin, Victor Augusto e Vinicius Kodama Yoshinaga.
Selecionados dentre os mais de 300 inscritos de diversas regiões do Brasil, cada finalista preparou a sua versão do clássico Negroni, podendo ousar na receita. As criações foram julgadas pelo chef Henrique Fogaça, Murilo Marques – gerente de Campari Academy no Brasil – Cesar Adames, Fabio La Pietra e Rennan Correa. O Negroni campeão preparado por Igor foi composto por uma infusão de manga, um blend de vermute seco e bianco, Campari e tintura de cumaru, a baunilha do cerrado.
“Essa conexão do conceitual com o popular, que é minha paixão e onde me conecto muito com Campari, foi a inspiração para a criação do Negroni apresentado na final do campeonato. Acho que Campari é uma das poucas bebidas que consegue atingir várias camadas – ela vai do Copacabana Palace até o botequim, ou do Capão Redondo até Milão, na Itália. Isso é o que eu quero trazer na minha coquetelaria! Quero mostrar para as pessoas que o coquetel pode ser acessível, assim como Campari”
Igor Renovato, bartender campeão
Embaixador de Campari há mais de dois anos, Fogaça acredita que essa competição representa uma grande fusão das culturas e diferentes riquezas que o Brasil oferece.
“Acho muito importante para trazer à tona esse Brasil tão maravilhoso que a gente tem, tão regional! Por exemplo, os concorrentes trouxeram muitas receitas com ingredientes do cerrado, da Amazônia, então isso é muito importante para valorizar o que a gente tem de tão bonito no país, harmonizando com um drink tão clássico”
Henrique Fogaça, chef de cozinha
Realizado pela primeira vez no Brasil, Campari Bartender Competition tem por objetivo fomentar a mixabilidade de Campari através do preparo do famoso drink Negroni, trazendo como viés principal o storytelling da vida de cada bartender e a sua relação no mundo da coquetelaria.
“Com certeza essa final superou nossas expectativas. Foram trabalhos excepcionais. O cuidado, o carinho com que os bartenders prepararam o drink, foi algo surpreendente. A criatividade também tomou conta do evento. Estamos muito felizes com esse concurso”
Murilo Marques, gerente de Campari Academy no Brasil.
Fotos João Meireles
Nessa final, a competição foi dividida em duas etapas: a primeira foi um duelo de sabores, em que os dez bartenders foram sorteados em duplas e receberam uma caixa com ingredientes misteriosos para incorporar em seus Negronis. O melhor coquetel de cada batalha avançou para a grande final. Os cinco finalistas fizeram uma releitura do clássico Negroni, com base em suas histórias de vida, e três foram premiados. Vinícius Kodama ganhou o terceiro lugar, Mauro Melo conquistou a segunda colocação e Igor Renovato foi o grande campeão. Como prêmio, ele assinará um contrato com a marca e faturou um cheque de 10 mil reais.
Mais informações no site https://www.camparicompetition.com.br