Javier Bitar Hirmas, novo CEO do grupo Santa Rita Estates, visita o Brasil e reforça a importância do país para o mercado de vinhos

Um mês após ter sido anunciado como novo CEO do grupo Santa Rita Estates, Javier Bitar Hirmas escolheu o Brasil para fazer sua primeira visita internacional. O país é considerado um dos mercados estratégicos para crescimento dos negócios do grupo, que possui mais de 140 anos de história.

Hirmas é Engenheiro Civil Matemático formato pela Universidade do Chile e possui ampla experiência como gerente geral e diretor de empresas de diversos setores. Agora deverá aplicar sua vasta experiencia e conhecimento se voltando para o mercado de vinhos, o que reforça a importância de sua visita ao Brasil.

Durante a última década, o mercado brasileiro se consolidou como um dos mais importantes para o vinho chileno, alcançando em 2023 o primeiro lugar como destino de exportação, com mais de USD 172,7 milhões. Este resultado se deve, em grande parte, a alta valorização que os consumidores brasileiros têm em relação à qualidade do vinho chileno.

“O Brasil é um mercado estratégico para nós por seu tamanho e diversidade, e porque os consumidores brasileiros têm uma forte afinidade com o vinho chileno, o que nos abre uma boa janela competitiva. Seguiremos fortalecendo nossa estratégia no segmento de alta gama. Isto não considera apenas a venda destes vinhos que provém dos melhores terroirs do Chile, como também, inclui uma oferta integral que incorpora nossa experiência turística e patrimonial em Alto Jahuel, a qual se consolidou como uma das mais relevantes em âmbito mundial e a mais representativa da identidade do vinho chileno e sua história”
Javier Bitar Hirmas, CEO do grupo Santa Rita Estates

De acordo com a Wine Inteligence, a projeção de crescimento dos vinhos Ultra Premium é de 5% até 2026. Este cenário reforça ainda mais a aposta de Santa Rita na entrada de seus vinhos de alta gama no país. Este ano, a expectativa do grupo é vender mais de 2 mil caixas a um valor superior a USD 120,00, o que o posicionará entre os cinco principais vendedores de vinho chileno nesta categoria de preço. Além disso, durante este período, o grupo pretende alcançar um faturamento no Brasil superior a USD 16 milhões.

A Santa Rita possui ótimos vinhos Ultra Premium no seu portfólio, como o ícone Casa Real Reserva Especial, um dos vinhos mais premiados do mundo, e o 120 Reserva Especial, uma das principais marcas do mercado e um dos vinhos chilenos mais vendidos no mundo, que oferece essa opção de entrada na categoria de alta gama com uma excelente relação preço/qualidade.

No jantar de apresentação do executivo à mídia especializada brasileira, no Café Journal, no qual o Portal Mesa de Bar esteve presente, Hirmas reafirmou que sua vinda ao país também era uma forma de evidenciar essa aposta nas linhas de vinhos de alta gama. Tanto que no jantar foram servidos exatamente vinhos representantes dessas linhas da marca: a Coleccion de Orígen e a Carmen Legacy.  

A Colección de Origen é o resultado do esforço da vinícola em valorizar a grande diversidade endêmica e a singularidade dos vinhos produzidos no Chile. A linha é composta por quatro linhas subsequentes: Bougainville, Pewën de Apalta, Triple C e Floresta, esta última tem rótulos inspirados nos diferentes e belos cenários e paisagens do centenário Parque da vinícola Santa Rita.

Já Carmen Legacy nasceu pela inspiração de mais de 170 anos de tradição vitivinícola, em explorar os melhores terroirs do Chile. Desde o imponente Alto Jahuel, no Valle del Maipo, até o magnífico Valle del Apalta, em Colchagua, incluindo também, os terroirs de Limarí, Leyda, Itata e Maule. Cada região conta uma história que se transforma em legado. Entre os vinhos se encontram o ícone Carmen Gold, a linha Carmen Delanz, o espumante Brut Nature e a linha Carmen DO.

O jantar

O Floresta Chardonnay é produzido no Valle del Limarí e envelhecido por oito meses em barris. É um vinho elegante, fresco, suave, com aromas florais e sabores que remetem a pêssego e pera. Ele abriu muito bem o jantar acompanhando as entradas de Mix de pastéis, Burrata ao pesto, Bruchettas com salmão e Mini croquetes de carne, presunto e queijo.

O Floresta Field Blend Blanco veio na sequência. É um blend de sémillon, sauvignon vert, moscatel, torontel e corinto branco. Um vinho diferente, elaborado como um vinho laranja, mas sem oxidação, e estágio de 10 meses em barrica. O resultado encantou pela cor amarelo palha e uma incrível textura, seca, amadurecida, com uma leve salinidade que fechou perfeitamente com o pesto da burrata das entradas e com a salada primavera (manga, pera, brie, caqui e nozes com olho mostarda) que se seguiu. Um belo vinho!

Para o primeiro prato, foi servido um Ravióli Artesanal, recheado com queijo taleggio e ragu de cogumelos que estava divino! Ponto para a talentosa Luzia, a masseira da casa. O vinho escolhido para harmonizar foi o primeiro representante da linha Carmen Legacy. O Carmen Delanz Apalta foi produzido no Valle del Apalta com um blend de carménère (71%), complementado por syrah (15%), petit verdot (9%) e cabernet sauvignon (5%) que amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês novas e de segundo uso. Um vinho muito macio, de aromas intensos e complexos, sabor de frutas vermelhas maduras e um final muito agradável, ideal para acompanhar uma boa massa.

O segundo prato foi um Baby Beef Black Angus, com molho roti, inhame, farofa e tartar de banana que estava delicioso, acompanhado do Carmen Delanz Alto Jahuel, um vinho elaborado a partir de um blend de uvas cabernet sauvignon, cabernet franc, petit verdot e petit syrah cultivadas no Alto Jahuel, no Vale do Maipo. Ele amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, que resultou em um vinho complexo, elegante, encorpado e estruturado, com um sabor e aroma intensos de frutas vermelhas e toques de especiarias e chocolate. Um vinho de 91 pontos do crítico Robert Parker. Bela harmonização!

O jantar foi finalizado com o retorno do Floresta Field Blend Blanco para acompanhar a sobremesa, uma Cocada com sorvete de baunilha, mostrando toda a versatilidade desse branco excepcional.

No encerramento, Hirmas convidou todos do grupo Santa Rita Estates e os convidados para a tradicional foto para marcar esse evento que demonstrou a excelência e a versatilidade dos vinhos premium da Santa Rita e inaugurou uma nova era do novo CEO à frente do Grupo com uma aproximação ultra amistosa com o nosso país. Muita coisa boa deverá surgir. Aguardemos! Mais informações no site: https://www.santarita.com/pt/