Mulheres comandam produção de uma cerveja colaborativa entre Paulistânia e Eataly em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Uma cerveja no estilo American Wheat será produzida pela Cervejaria Paulistânia e pelo Eataly, o empório especializado em gastronomia italiana, em São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A receita, idealizada por duas profissionais – a mestre cervejeira da Cia de Brassagem Brasil, Dani Mingatos, e a sommelière da Paulistânia, Candy Nunes, – foi batizada de Ceres Visia, uma referência à deusa romana da agricultura e dos cereais e que, segundo a história romana, ensinou a arte de transformar grãos em pães e em bebidas fermentadas.

A brassagem acontece no dia 08 de março, das 11h às 19h, será aberta ao público, gratuita e acontecerá na microcervejaria da Paulistânia, dentro do Eataly, no bairro paulistano da Vila Nova Conceição. Na ocasião, será oferecido um copo de cerveja para degustação às mulheres que estiverem presentes e postarem fotos e vídeos sobre a produção. A homenagem visa também reforçar a importância das mulheres no meio cervejeiro.

“A cerveja foi descoberta pelas mulheres e, no decorrer de milênios, elas foram responsáveis pela produção e serviço da cerveja em diversas civilizações”
Candy Nunes, sommelière da Cervejaria Paulistânia

“Não podemos nos esquecer da importância e da presença das mulheres na história da cerveja, de deusas a cientistas, desde a sua concepção até os dias atuais. E essa presença vai além, quando vemos que ainda há muitos espaços a serem ocupados por nós, mulheres, com excelência, profissionalismo, resistência e elegância”
Dani Mingatos, sommelière, mestre-cervejeira e sócia da Cia de Brassagem Brasil

A identidade visual da Ceres Visia foi criada especialmente pela artista plástica Jeska Barbosa. A iniciativa também tem o apoio de importantes empresas do mercado cervejeiro, como a brasileira Agrária Malte, o laboratório de leveduras Levteck, de Florianópolis, e a produtora de lúpulos americana Yakima Chief Hops por meio do projeto Pink Boots Society.

A cerveja

O estilo que elas escolheram para este projeto é o American Wheat, um tipo de cerveja criado nos Estados Unidos na década de 80, inspirado nas cervejas de trigo alemãs. Partindo desse estilo base, as duas cervejeiras deram um toque pessoal à receita.

“A ideia tem dois pontos relevantes: queríamos uma Ale, pelo uso da saccharomyces cerevisiae, e que fosse repleta de cereais em sua composição, afinal a homenagem é para a deusa romana Ceres e será feita no Eataly”
Candy Nunes, sommelière da Cervejaria Paulistânia

A cerveja será produzida com maltes de cevada, trigo, aveia e centeio fornecidos pela Agrária. A receita aposta também em uma combinação de quatro diferentes variedades de lúpulos americanos da Yakima Chief Hops (Loral, Azacca, El Dorado e Idaho Gem) um blend criado para colaborar com a organização Pink Boots Society, que apoia mulheres que trabalham na indústria de bebidas fermentadas em todo o mundo.

Já a fermentação ficará a cargo da cepa American Ale TeckBrew 10 fornecida pela Levteck, uma empresa fundada também por uma mulher, Gabriela Muller, doutora em bioquímica de leveduras com pós-doutorado em biotecnologia e biociência.

“Uma brassagem comandada por mulheres inspira e mostra que a mulher pode ocupar o lugar que quiser. Experimentar novos sabores e compartilhar esse momento com outras mulheres é a nossa maneira de mostrar o quão incrível é o universo da cerveja, da produção ao consumo”
Dani Mingatos, sommelière, mestre-cervejeira e sócia da Cia de Brassagem Brasil

Mais informações nos sites: https://www.paulistania.com.br/ e https://eataly.com.br/ e nos Instagram: @eatalybr e @cervejapaulistania