Entrevistamos o português Rafael de Matos o novo Embaixador de Bombay Sapphire e Grey Goose para América Latina e Caribe
A Bacardí acaba de anunciar Rafael de Matos como seu novo bartender e Embaixador Regional de Bombay Sapphire e Grey Goose para América Latina e Caribe. Ele fará parte de um time que desenvolve novas maneiras de consumo que inspirem e entreguem experiências que envolvem a coquetelaria. Rafael irá representá-las aos consumidores, mídia e indústria, tornando-se o principal ponto de contato para questões relacionadas à Advocacy.
Rafael tem 32 anos e é um português apaixonado pelo Brasil. Começou sua carreira como bartender em Portugal em 2011 e desde então ele já trabalhou em diversos lugares, desde os bares menores até restaurantes renomados como “Grupo Olivier”, “Don Pedro Hotels”, “Grupo Bliss” e “Gin Lover´s Embaixada” por exemplo.
A trajetória de Rafael na Bacardi começou em Portugal, em 2016, como responsável pela marca Bombay Sapphire. Em seguida, ele foi promovido a Supervisor de Advocacy e Embaixador do projeto ‘Maestros Collection’, representando a gama de marcas de luxo na Península Ibérica e, durante este período, se tornou referência em indústria de coquetéis na região o que o credenciou para assumir a posição de bartender e Embaixador de Bombay Sapphire e Grey Goose para América Latina e Caribe.
O Portal Mesa de Bar teve o prazer de entrevistar Rafael com exclusividade e depois participou de um evento oficial de apresentação dele para poucos convidados no Bar Guilhotina, referência de alta coquetelaria em São Paulo e considerado o 17º entre os 50 melhores bares do mundo (The World’s 50 Best Bars).
Como começou sua paixão pela coquetelaria?
Foi em 2011 quando estava em um workshop de Grey Goose, na época feito pelo embaixador de Portugal Marcio Ramos. A forma como ele falava da coquetelaria era como mágica, e foi naquele momento que tive a certeza de que era aquilo que gostaria de fazer no futuro. Me senti realmente muito inspirado e hoje não me vejo fazendo algo diferente. Acredito na coquetelaria como a melhor forma de se conectar com as pessoas. Temos histórias construídas através de drinks e drinks que foram moldados durante momentos importantes da história. Faço o que eu amo e não poderia estar mais satisfeito e realizado em encarar esse novo desafio em um país com uma cultura fantástica e povo tão diverso e acolhedor.
O que significa ser o novo Embaixador Regional LAC de Bombay Sapphire e Grey Goose? Quais serão suas atribuições?
Estou aqui para inspirar os consumidores com novas receitas e novas experiências. Também potencializar os resultados da equipe da América Latina e Caribe e ajudar nos objetivos de crescimento da marca ano após ano. Pessoalmente, é um dos maiores desafios da minha carreira e irei encará-lo com a maior responsabilidade e vontade de vencer. A Bacardí depositou confiança em mim e me inspira, desde o primeiro dia, a ir além, e, sem dúvida, isso já é meio caminho para atingir os objetivos.
Bombay Sapphire e Grey Goose são as principais marcas do portfólio do grupo no Brasil. Qual a sua visão de como elas podem se tornar mais fortes no nosso mercado?
Ambas são marcas que dispensam apresentações em todo o mundo. Tanto a minha visão como a da empresa é de estar presente, elevar as ocasiões de consumo e torná-las inesquecíveis por meio dessas duas grandes marcas. Além disso, queremos proporcionar aos nossos consumidores a melhor das experiências quando experimentam um Bombay & Tonic ou um Grey Goose Spritz e isso só é possível com ajuda dos grandes profissionais da coquetelaria que existem no Brasil e em toda a região. Eles são os grandes catalisadores de uma experiência única.
O gin continua muito forte no Brasil. Porém a vodka anda meio esquecida. O que é possível fazer tanto para manter o gin em alta quanto para retomar o interesse pela vodka?
Verdade, é impressionante o patamar que a categoria de Gin e Bombay Sapphire atingiram no Brasil. Em nossa visão, o importante é continuarmos estreitando relações com profissionais e consumidores a fim de conseguirmos “entregar” aquilo que eles tanto amam e os mantêm fiéis à nossa marca: momentos de consumo únicos. No caso da Grey Goose, a minha visão é que existe um enorme desejo pela marca e pelo líquido de qualidade que ela oferece, isso é indiscutível. De qualquer maneira ainda há espaço para evoluir e acredito que podemos fazer isso através do desenvolvimento de dinâmicas que nos tragam novos consumidores. O mundo da vodka Grey Goose é imenso e, portanto, podem esperar boas surpresas da nossa parte nesse campo.
Estamos retomando os eventos devagar. As duas marcas já estão se programando para esse novo momento?
Felizmente aos poucos já vamos retomando a “normalidade”, posso adiantar que, desde que assumi a posição, temos trabalhado em várias ações e projetos tanto para profissionais como consumidores, projetos bastante interessantes e inovadores, que em breve vamos poder compartilhar.
O brasileiro está cada vez mais apaixonado por drinks. Como tornar Bombay Sapphire e Grey Goose ainda mais protagonistas dessa tendência na coquetelaria?
Muito, tenho observado isso de perto e para nós é fundamental além de muito importante para o mercado como um todo. Acreditamos que esse protagonismo deva vir através de duas frentes principais. A primeira dela é a própria marca. Marcas fortes, consistentes e próximas ao consumidor tendem a ganhar espaço e isso só é possível se criamos conexões fortes com as pessoas nos momentos em que elas estão consumindo. Já a segunda é através dos bartenders. Eles são eles os grandes experts, formadores de opinião e criadores das experiências que nos fazem viajar e pedir mais um drink. Enquanto marca cabe a nós estarmos atentos e sermos perspicazes na criação de ferramentas e experiências para eles para que, dessa forma, consigam facilmente adotar Bombay e Grey Goose em suas criações e continuar alimentando a paixão do consumidor brasileiro pela coquetelaria.
Você conhece bem o mercado europeu. O que você pode trazer da sua experiência de lá para cá?
O mercado europeu é um pouco diferente, mas não considero que o mercado brasileiro fique atrás. Aqui temos os melhores bares e bartenders do mundo e isso diz muito sobre o quão equilibrado estamos como região. Trago na bagagem o perfume do velho continente, o charme da Itália, o requinte da Espanha, o foco da Alemanha e muita paixão de Portugal. Trago também, muita vontade de aprender e de ajudar a indústria a crescer nos diversos quadrantes. Para mim é fundamental esta conexão de culturas.
Qual é a sua mensagem para os fãs das duas marcas?
Em primeiro lugar quero agradecer todo o carinho que tenho tido desde a minha chegada, convidar todos os que nos acompanharam nesta entrevista a visitar e apoiar os bares e restaurantes das suas redondezas neste momento de retomada, porém sempre com cuidado e respeitando o próximo e a si mesmo. Aproveito para convidar a todos a acompanharem a minha história e todas as ações que estamos fazendo com as marcas através da minha rede social @rafaelmatosba. Sugiro também que sigam a página de Bombay Sapphire (@bombaysapphirebr) e Grey Goose (@greygoose) que com certeza encontrarão conteúdos fantásticos. Por fim, sempre que me encontrarem num bar ou restaurante basta dizer “a seguinte é sua, portuga” que terei o maior prazer em acompanhar a todos com um Bombay ou Grey Goose. Abraços
No balcão do Guilhotina
Rafael preparou receitas fantásticas no evento, tanto autorais como releituras de drinks clássicos. Confira:
Antilla Punch St. Germain surprise Sisso Smash Quartier Latin
London Calling
50 ml Gim Bombay Sapphire
20 ml infusão de camomila cítrica
10 ml xarope de cidra
Dry Martini
15 ml Água de azeitona
50 ml Bombay Sapphire
25 ml de vermute Noilly Prat
Bramble Me
50 ml Gin Bombay Bramble
15 ml Vermute Martini Ambrato
15 ml Vermute Martini Bitter
Antilla Punch
50 ml Gin Bombay Sapphire
10 ml Vermute Martini Bitter
10 ml Bitters aromáticos
10 ml Yuzu
Cordial de umeshu e acerola
St. Germain surprise
50 ml Bombay Sapphire
25 ml St. Germain
10 ml licor de amora
1 colher de bitter
1 dash de angostura
Sisso Smash
50 ml Gin Bombay Sapphire
20 ml Bitter de cacau
10 ml Shurb de limão cravo
Damasco
Folhas de shissô
Hortelã pimenta
Quartier Latin
20 ml Licor Cantueso
50 ml Bombay Sapphire
1 colher de absinto
1 colher de xarope de açúcar
Faça você mesmo
E para finalizar, ele deixou essas duas receitas bem simples para você começar a se apaixonar novamente pelas duas marcas.
Bombay & Tonic Le Gran Fizz
Bombay & Tonic
Ingredientes:
50 ml – Bombay Sapphire
150 ml – Água tônica (bem gelada)
2 gomos de limão tahiti
Modo de preparo: Em uma taça balloon com gelo, esprema um ou dois gomos de limão tahiti e passe no interior da taça. Adicione 50 ml de Bombay Sapphire. Lentamente para não perder o gás, complete com água tônica de boa qualidade (bem gelada) e misture levemente. Decore com gomos de limão tahiti.
Le Gran Fizz (Original)
Ingredientes:
50 ml – Grey Goose
25 ml – St. Germain
15 ml – Suco de limão (2 gomos espremidos)
45 ml – água com gás bem gelada
Dois gomos de limão
Modo de preparo:
Em uma taça de Le Grand Fizz ou de vinho com gelo, adicione vodka Grey Goose, o suco de dois gomos de limão, licor St. Germain e complete com água com gás bem gelada e decore com dois gomos de limão novos.