A Seafood, principal feira de pescados e frutos do mar da América Latina, reuniu em São Paulo 125 expositores de diversos países e milhares de visitantes
A Seafood Show Latin America 2024, que aconteceu de 22 a 24 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, reuniu 125 expositores de diversos países e atraiu milhares de visitantes, consolidando o evento como a principal feira do setor de pescados e frutos do mar da América Latina.
A programação da feira incluiu não só estandes de pescados e frutos do mar, mas também workshops, show cookings, palestras e inúmeras atividades que abordaram temas importantes como sustentabilidade, IA, tecnologia e inovação e desafios logísticos do mercado global. Com a participação de empresas líderes e novos entrantes, a feira destacou a diversidade e a qualidade dos produtos e serviços de toda a cadeia da indústria de diversos países.
O Portal Mesa de Bar esteve na feira para conferir não só os pescados e frutos do mar como também as bebidas que os expositores reservaram para a harmonização. Apesar de ainda tímida, a participação de bebidas alcoólicas na feira, notadamente o saquê, mostrou que os setores podem muito bem se complementar.
Peixes e afins
No estande da Frescatto pudemos observar sua linha completa de pescados já limpos, porcionados e embalados e de presente saborear ostras de Santa Catarina da Santa Ostra com chope Heineken. Além disso, no estande havia um aquário com enormes agostas vivas! No estande da Bom Peixe descobrimos que a empresa trabalha com peixes diferenciados, como o amazônico pirarucu e a truta de água doce. Outra descoberta nesse sentido foi a linguiça de tambaqui, um excelente peixe amazônico, no estande de Rondônia.
Na Maris descobrimos que ela comercializa um pack com três lagostas limpas e porcionadas de ótimo custo-benefício para abrilhantar qualquer menu. A empresa também oferece os camarões criados em cativeiro que também fizeram sucesso nos coquetéis e na paella que provamos.
Havia curiosidades, como um imenso atum bluefin no estande da Frumar. Um peixe espetacular que pode atingir mais de 4 metros de comprimento e pesar mais de 600 quilos. É um troféu cobiçado por pescadores e por chefs de cozinha pela nobreza de sua carne. Os da empresa são pescados segundo normas de rastreabilidade e sustentabilidade. E no estande da Blumar também foi possível ver um salmão inteiro cortado em pedações e aprisionado em um bloco de gelo… Outra curiosidade foi as bandejas de polvos gigantes da Brasmar que podem pesar mais de 6Kg! Uma já proporciona um banquete!
Por falar em banquete, fomos muito bem recebidos no estande do Salmón de Chile com um chef preparando uma bela sequência de sushis. No estande da Trutteria Peixes e Temperos Defumados Artesanalmente descobrimos uma preciosidade: “queijo de pirarucu”! Calma… O simpático Menandro Cintra explicou que criou esse produto ao usar técnicas secretas para defumar o pirarucu para obter um resultado incrível, no qual o peixe adquire uma textura final semelhante a um queijo. Simplesmente divino! Mas surpreendente mesmo foi o picolé à base de proteína de tilápia nos sabores chocolate branco e pistache (que provamos). Simplesmente delicioso! A Brazilian Fish estava lançando o picolé experimentalmente na feira e pelo sucesso que foi deve colocar o produto rapidamente no mercado.
As bebidas
Como dissemos, a participação das bebidas na feira foi tímida, mas provamos boas opções. No estande da Mar & Rio Pescados pudemos degustar ótimos vinhos de importação própria. As linhas Janela Branca, Rare e Dona Flor vem da região de Lisboa, com blends de branco, rosé e tinto. Vinhos descomplicados para o dia a dia, sendo que o Rare tinto com o lobo no rótulo é um vinho reserva de ótimo custo/benefício.
Outros bons vinhos presentes na feira foram os da Vide Wine. Provamos da vinícola Castorani da região de Abruzzo, na Itália, o Majolica Cerasuolo, que é um rosé bem refrescante de uvas montepulciano, e o Majolica Trebbiano, um branco dessa uva também bem leve e refrescante. O Potre White Blend é um argentino produzido às margens do lindo lago Potrerillos que fica entre Mendonza e a Cordilheira dos Andes. Também é um branco que segue a mesma linha: leve e fácil de beber. Já o Frugalle, brasileiríssimo da Vinícola Belmonte na Serra Gaúcha, é um chardonnay fino, frutado, mas seco. E finalizamos com o Levigo pinot grigio, um típico italiano do Veneto, da vinícola Tenuta San Giorgio. Obrigado Eliane Silva pela simpatia e conhecimento.
E o saquê? Impossível ver tanto peixe e não pensar nele… Mas encontramos no estande da Tokyo Foods os ótimos rótulos japoneses da Hakutsuru. O Saque Josen Suave 1,8 Lt (rótulo vermelho) é simplesmente fantástico! E o Saque Josen Dry 1,8 Lt (rótulo verde) idem. Difícil escolher. Talvez o suave seja mais flexível nas harmonizações e o do rótulo verde um pouco mais seco, melhor para se beber puro, mas os dois são excelentes! No estande ainda havia mais dois saquês da Hakutsuru: o J.Ginjo e o Sayuri Nigori que provamos, mas, definitivamente, fechamos com a dupla inicial.
No estande da Tokyo Foods ainda encontramos uma novidade: um “robô sommelier”! Explicando: esse robô interage com você por meio de perguntas que ele faz por voz e você escolhe na tela do rosto dele a sua opção e ele vai falando e mostrando na tela os rótulos e as características de cada um. Bem bacana a interatividade!
E para fechar a experiência com o saquê estivemos no estande da Kikkoman para provar um trio de respeito da Azuma, marca tradicionalíssima do mercado brasileiro dessa bebida. O Nama é aquele saquê para todas as horas e momentos, o Dourado é um belo coringa e se dá muito bem na coquetelaria e o Ginjo é mais elaborado, para paladares um pouco mais exigentes. Ótimas opções e disponíveis em todo Brasil.
Rolou na Seafood também o Campeonato Brasileiro de Sushi. A emocionante cerimônia de premiação foi o grande destaque do encerramento do evento que coroou Allan Vitor Beckmann, sushiman do Sushi Bar Morita de Santa Maria (RS). Ele recebeu o prêmio pelas mãos do Cônsul do Japão no Brasil, Daisuke Hattori, e irá representar o país em um campeonato de sushi em Tóquio no ano que vem.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Mais uma vez, a Seafood Show Latin America 2024, promovida pela Seafood Brasil e pela Francal – maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País – foi uma vitrine para a promoção de práticas sustentáveis e a importância da preservação dos recursos marinhos e um mercado também sustentável financeiramente.
Segundo a organização da feira, a edição deste ano foi um grande sucesso, refletindo o crescimento contínuo e a importância da indústria de pescados e frutos do mar. A edição do ano que vem já está agendada para acontecer de 21 a 23 de outubro. Nos vemos lá! Mais informações no site: https://seafoodshow.com.br/ e no Instagram: @seafoodshowbr