O Shanky’s Whip, um licor irlandês à base de whisky, é uma nova opção para a alta coquetelaria no Brasil
O Shanky’s Whip, um licor irlandês à base de whisky, chegou ao Brasil no fim do ano passado integrando o portfólio da Casa Flora. A importadora convidou um seleto grupo de especialistas da mídia do segmento, entre eles o Portal Mesa de Bar, para uma degustação no Hideout The Door, no bairro paulistano da Vila Madalena, para conhecer a bebida e sua versatilidade na alta coquetelaria.
Este licor único é produzido desde 2021 por uma empresa familiar no Condado de Cavan, no norte da Irlanda. Ele é elaborado a partir de uma combinação de black whisky irlandês, aguardente irlandesa, caramelo e baunilha. O resultado é um licor suave, com aroma de especiarias, como baunilha, cravo e canela. No paladar é cremoso, de perfil adocicado, com notas de caramelo, baunilha e cereja.




Com 33% de graduação alcoólica, ele pode ser degustado em shot, para acompanhar cervejas escuras e como ingrediente de coquetéis. A própria marca divulga os seus drinks favoritos com a bebida: Irish Coffee, Old Fashioned e Espresso Martini.
Sua logomarca é inspirada na história fantástica de um jóquei da década de 1920 chamado Shanky que costumava ganhar todas as corridas e chamava atenção pelas celebrações exageradas. Por isso, foi banido do esporte “para nunca mais correr num cavalo”.
Mas o jóquei não desistiu e voltou às corridas, de chicote na mão, cavalgando um avestruz! Isso deixou os organizadores das competições perplexos e de mão atadas. Essa postura de realizar algo totalmente “fora da caixa” inspirou a criação do Shanky’s Whip, que é bem diferente dos tradicionais licores à base de whisky.
A degustação
O The Door é um hideout, ou seja, um “bar escondido”. O nome também é sugestivo, pois ele é acessado por uma porta de madeira antiga que se você passar por ela na rua nem desconfia que exista um bar naquele local. O The Door é a terceira casa do Grupo Hideout, dos empresários da coquetelaria santista Aline Araújo e Marcelo Malanconi em sociedade com o empresário e mixologista João Warzee e o intrépido Sylas Rocha, head bartender do Grupo DRK, embaixador da Alexandrion e mágico…



Sylas comandou a degustação. Começamos com um Shanky’s Shot para sentir o sabor do licor puro. Ele realmente surpreende por ser herbal, com uma leve picância e um adocicado presente, que lembra uma cereja alcóolica “temperada” com especiarias.`
Passamos para os coquetéis. O Espresso Shanky’s é uma variação do Espresso Martini. O resultado da mistura com café foi surpreendente, um casamento perfeito. Em seguida, provamos o Ginger Shanky’s, um drink muito refrescante, leve e saboroso, à base de um refrigerante de gengibre e limão com notas de baunilha.
O Manhattan Shanky’s manteve o Bourbon e o bitter e trocou o vermute pelo licor. O resultado também surpreendeu mostrando que essa opção tem tudo para agradar os fãs desse coquetel clássico. O Especially Shanky’s faz uso do licor suavizado com um soro de leite e finalizado com uma espuma de mascarpone. Um coquetel refinado e um pouco mais adocicado. E finalizamos a degustação com um divertido Milk Shanky’s, uma versão de um milkshake com a bebida.






“O Shanky’s Whip é um licor muito versátil. Tem um intenso aroma adocicado, mas não é tão doce no sabor. O teor alcóolico de 33% não é alto para um licor. E entre os drinks da noite, acho que ele vai muito bem no Manhattan no lugar do vermute. Ele desapareceria combinado a um scotch, mas casa perfeitamente com Bourbon. E provavelmente vou colocar o Especially Shanky’s na carta do The Door”
Sylas Rocha, head bartender do The Door
A noite ainda teve saborosos petiscos e um boneco avestruz para divertidos cliques com a mascote da marca. Mais informações no site: https://www.casaflora.com.br/e nos Instagram: @casafloraimportadora @shankyswhipbr
![]() |