A Softdrinks 2025 reuniu 35 expositores, 20 palestrantes e 1.200 participantes, demonstrando o bom momento do mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil
A 4ª edição da Softdrinks Tech e a Conakom 2025, uma realização da Trioxp Feiras e Eventos, que aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2025, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reuniu 35 expositores e mais de 20 palestrantes em uma programação voltada para a indústria de bebidas não alcoólicas, que vive um bom momento no mercado brasileiro, com novos formatos de consumo, sabores e tecnologias.
Além de visitar gratuitamente a área de exposição e degustação, um público de cerca de 1.200 participantes pode ainda acompanhar oficinas de drinks, participar de rodadas de negócios e de painéis sobre tendências em bebidas, estudos sensoriais, inovações em embalagens, biotecnologia e clean label. Definitivamente, a feira se tornou referência para o setor como importante espaço de inovação e troca de conhecimentos, atraindo expositores, palestrantes, profissionais, mídia e visitantes do Brasil e de países da América Latina.






Para espanto de muitos, o Brasil é hoje o 6º maior consumidor mundial de bebidas sem álcool. Isto inclui desde chás, sucos e refrigerantes, passando por energéticos e bebidas funcionais e chegando até às tradicionais bebidas alcoólicas nas suas versões sem álcool. No cenário global, as vendas de bebidas não alcoólicas cresceram 33,3%, impulsionadas por novas demandas ligadas à saúde, como isotônicos, funcionais e refrigerantes naturais frutados.
Pelos corredores
O Portal Mesa de Bar esteve presente à feira e pode comprovar exatamente esse cenário. Os refrigerantes estão crescendo muito regionalmente. O refrigerante de caju São Geraldo, produzido desde a década de 1960 na cidade de Juazeiro do Norte (CE), é um ícone e campeão de vendas no Nordeste. E na edição da feira deste ano trouxe também o sabor laranja.
Os refrigerantes da Conquista, feitos desde 1958, em Palmital, e o Maçã Ouro, desde 1946, em Franca, tem trajetória parecida de sucesso no interior paulista. E na feira a empresa trouxe verões de pet de 2 L e da caçulinha, visando conquistar as lancheiras escolares.






Os mineiros de Belo Horizonte trouxeram o refrigerante Guaramão, de guaraná com limão, e o Jabuticabão, de jabuticaba com limão, lançado recentemente. E só para exposição o Jambrunão, um ready to drink feito de cachaça, jambu, guaraná e laranja, com 6,9% de teor alcóolico, que fez sucesso no último Carnaval na capital mineira.
A Softdrinks do ano passado marcou o retorno do Gini, trazendo de volta aquele “gostinho de infância”. O refrigerante foi criado em 1971 pela Perrier e foi adquirido pela Schweppes em 1989, e passou a ser fabricado no Brasil pela NewAge Bebidas na cidade de Leme, interior de São Paulo. Agora a marca é produzida pela Bellpar, em Conchas (SP), com distribuição própria da Refrigerantes Gini em Sorocaba (SP). O representante da marca confirmou que o Gini está indo muito bem, conquistando espaços com pets de vários tamanhos e até com versão zero açúcar.




A Bellpar também trouxe para a feira outros produtos de seu portfólio: o Conch Cola, uma ótima Água tônica e a linha de energéticos Zoom nos sabores original, melancia, maçã verde e tropical.
Fazendo um balanço dos refrigerantes, a feira mostrou que os produtores estão investindo em novos sabores e pela adição de um maior percentual de frutas e ingredientes naturais. E também diversificando nos tamanhos em pet e em lata. Entretanto, poucos conhecem os refrigerantes regionais fora de seu raio de atuação, um problema recorrente que esbarra em dificuldades logísticas e carga tributária. Mas todos estavam em busca de possíveis investidores para reverter essa situação, especialmente visando o mercado da capital paulista.
Por outro lado, a paulistana Wewi trouxe para feira refrigerantes de Cola e Guaraná (nas versões original e zero) e uma linha completa de águas tônicas orgânicas (rosé, lemon sour, tangerina e ginger) que tem boas chances de agradar a coquetelaria.
Energéticos, isotônicos e funcionais
Esse grupo rivalizou com os refrigerantes as atenções na feira. Não é de agora que o consumo de energéticos cresce absurdamente no Brasil. O que vimos na feira foi uma profusão de novas marcas e lançamentos da bebida em portfólio de marcas de refrigerante já consolidadas. Porém, chamou a atenção a quantidade de bebidas funcionais, aquelas não alcoólicas formuladas com ingredientes como vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, probióticos, etc. para oferecer benefícios à saúde e ao bem-estar. Bebidas que prometem agradar a galera que treina e pratica esportes.
O Up&Gas é um isotônico gaseificado (novidade), sem corantes e açúcares adicionados nos sabores de maracujá e capim-limão. Por sua vez, o HYDY é uma bebida que oferece duas versões de energético, com 120mg de cafeína natural do guaraná, zero açúcar nos sabores de limoneto e guaraná citrus. E duas versões proteicas, com 15g de proteína de colágeno, nos sabores tropical e frutas vermelhas.






O Reset Repp é um repositor a base de polpa de frutas enriquecido com sais minerais e nutrientes para melhor performance, hidratação, manutenção e recuperação muscular nos sabores de limão e morango e tangerina. Já o Foolha é uma Soda Prebiótica, com vinagre de maçã orgânico, mel de verdade, aromas naturais de frutas e 6g de fibras funcionais em três sabores: morango com limão siciliano, maracujá com manga e baunilha com tangerina.
E ainda encontramos na feira a Devi, especialista em bebidas naturais que oferece de tudo um pouco. Três refrigerantes feitos de ingredientes naturais, zero açúcar e baixas calorias nos sabores de limão siciliano, frutas vermelhas e guaraná e açaí. Seis chás naturais gaseificados, também zero açúcar e de baixas calorias, nos sabores de chá verde com pêssego, camomila com maracujá e hibisco. Três kombuchas orgânicas à base de chá verde, frisante e com baixas calorias, nos sabores de pink lemonade, abacaxi com gengibre, maçã com gengibre, frutas vermelhas, mirtilo com morango e tangerina com cúrcuma. E ainda duas águas saborizadas, com ingredientes naturais e zero calorias, nos sabores de limão siciliano e acerola.
Foco no açúcar
A Softdrinks mostrou que o açúcar está no foco de muitas empresas do segmento. Encontramos por lá duas propostas distintas. A Marine Sugar lançou na feira um produto inovador, o homônimo Marine Sugar, um substituto do açúcar refinado produzido a partir de algas marinhas, com baixo índice glicêmico e com um poder adoçante até cinquenta vezes maior. Para se ter uma ideia, 1kg do produto equivale a 30 kg de açúcar refinado! O produto tem potencial para reduzir o consumo calórico e pode ser aplicado em bebidas, sobremesas e até na panificação e na confeitaria. E há versões tanto para uso individual quanto para uso industrial. E ainda de tabela é uma ótima alternativa para diabéticos.






Outra empresa é a Almendra, que oferece soluções à base de stevia que permitem redução de até 100% do açúcar das bebidas sem comprometer o sabor. Participamos de um teste no qual provamos a mesma bebida com e sem o produto da empresa e constamos realmente a redução do dulçor com o benefício adicional do realce do sabor.
Foco no Coquetelaria
Mesmo em se tratando de uma feira de softdrinks, a coquetelaria não ficou de fora. Além das águas tônicas descritas acima, pudemos encontrar na feira duas opções voltadas para o segmento. O Gelo Glow é literalmente sua tradução: o gelo que brilha. A empresa desenvolveu gelos saborizados, meio fluorescentes, que dão um colorido ímpar aos coquetéis nos sabores melancia, morango, maçã verde, blueberry e abacaxi com hortelã e em dois formatos: cubos e cones. Estes últimos são ainda mais legais, pois “decoram” os drinks de maneira divertida.
E encontramos também uma linha da Santo Shot de oito xaropes artificiais para sodas italianas e coquetéis com gin ou vodka nos sabores: cranberry, maçã verde, morango, limão siciliano, abacaxi, lichia e gengibre. A empresa também oferece duas bebidas alcóolicas que estavam apenas em exposição, um licor de café e uma cachaça saborizada com mel e limão.
E para finalizar nosso tour pela Softdrinks 2025 demos uma olhada no estande da HDAT Sistemas Inteligentes, de Contagem (MG), que visitamos na edição passada e que nessa trouxe opções de máquinas que sanitizam, rotulam e envazam latas, garrafas e embalagens PET de diferentes tamanhos para todo tipo de bebidas. Os equipamentos são uma solução excelente tanto para pequenas quanto para grandes indústrias porque são modulares. Ou seja, podem ser integrados e atualizados conforme o uso.
A Softdrinks Tech e a Conakom 2025 demonstraram estar alinhadas às demandas do mercado de bebidas não alcóolicas, confirmando o bom momento do setor, que envolve toda uma cadeia de empresas que geram empregos, renda e ótimos produtos para o consumidor. E a feira reafirmou também ser um excelente ponto de encontro para descobrir inovações, fazer networking, estabelecer parcerias e realizar bons negócios.
Mais informações no site: https://softdrinks.com.br/
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