A Three Monkeys lança linha de sazonais que destina parte das vendas para ONGs de proteção a animais silvestres
A cervejaria carioca Three Monkeys lançou a Rare Monkeys Collection, uma linha de 10 cervejas sazonais experimentais e de produção limitada que tem como objetivo chamar a atenção para a proteção dos animais silvestres do Brasil. Cada cerveja representa um macaco brasileiro ameaçado e 5% do faturamento será destinado a instituições que trabalham com a proteção das espécies da nossa fauna.
Já foram lançadas a Sapajus (Imperial Dark Pastry Sour), a Lagothrix (Imperial Stout) e a Flavius (NEIPA), mas o Portal Mesa de Bar adianta para você as últimas três lançadas em 2021 que já estão disponíveis no mercado. Confira:
MOLOCH
Estilo: Sour – Fruited Berliner Weisse
ABV: 4%
IBU: 5
Este foi o quarto rótulo da série Rare Monkeys que traz o sauá-de-barriga-vermelha (Plecturocebus moloch), uma espécie nativa da Floresta Amazônica, para ilustrar essa Sour com mais de 60kg de amora, mirtilo, morango e framboesa! Ela leva uma base neutra, que foi acidificada na panela com lactobacilos por três dias e serviu de tela em branco para as frutas brilharem, adicionando muito sabor e uma cor vermelha intensa.
Os recursos da venda vão para o Projeto Sauim de Coleira, uma ONG ligada à Universidade Federal do Amazonas que tem como objetivo implementar pesquisas, monitoramento e ações de conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).
CHRYSOMELAS
Estilo: Sour Ale
ABV: 4,5%
IBU: 8
A quinta cerveja da série, a Chrysomelas é uma Fruited Sour única feita com Kombucha EOS, caju, gengibre e o chá Golden Monkey. Ela homenageia o mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), uma espécie ameaçada, típica da Mata Atlântica baiana.
Essa sour complexa e ousada apresenta coloração dourada e com turbidez. No aroma, notas de caju e gengibre, sustentadas por uma base de perfil lático e acético da Kombucha. Os sabores do caju e do gengibre são protagonistas, trazendo uma leve picância complementar. O chá Golden Monkey adiciona complexidade com um delicado amargor floral e sutil nota de cacau. A acidez acética intensifica a refrescância dessa cerveja, oferecendo uma experiência única para apreciadores de Sours e Kombuchas.
Os recursos vão para o Instituto Vida Livre, uma organização não-governamental que trabalha na reabilitação e soltura de animais em situação de risco no estado do Rio de Janeiro.
CUPREUS
Estilo: Fruited Gose IPA
ABV: 6,5%
IBU: 4
O sexto rótulo da série traz o macaco zogue-zogue (Callicebus cupreus), uma espécie da Amazônia, para ilustrar essa cerveja que salta por diferentes estilos. Ela tem uma base de IPA que foi acidificada, maturada com muita amora, um toque de baunilha e um dry-hopping generoso de Ekuanot. E, para finalizar, levou uma pitada de sal, criando uma cerveja única que pode ser entendida como uma “Fruited Gose IPA”. Ela tem uma coloração vermelha intensa única, com uma espuma levemente rosada e que entrega uma complexidade sensorial única.
A cervejaria reforça que 5% do faturamento desse rótulo vai para o Instituto Espaço Silvestre, uma ONG que trabalha há 20 anos na reabilitação e soltura de animais silvestres em situação de risco no estado de Santa Catarina.
Para conhecer essas e outras cervejas da Three Monkeys Beer basta acessar https://www.threemonkeysbeer.com