O Portal Mesa de Bar visitou a APAS Show 2023 a maior feira de alimentos e bebidas das Américas voltada para o segmento supermercadista
A 37ª edição da APAS Show – a mais importante feira supermercadista do mundo e maior evento de alimentos e bebidas das Américas – aconteceu do dia 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um evento completo voltado para quem quer fazer negócios, networking e acompanhar as novidades do mercado. O Portal Mesa de Bar visitou a feira e traz aqui algumas novidades que pudemos observar.
Idealizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a edição desse ano bateu todos os recordes. Os cinco pavilhões tinham mais de 75 mil m² de área de exposição e reuniram 850 expositores e um público de mais de 130 mil visitantes. Nunca os corredores estiveram tão cheios de clientes e pessoal de apoio. Aliás, os expositores trouxeram o máximo de integrantes das suas equipes de vendas, traders, promotores, assessores e executivos de marketing para promover antigos e novos produtos e realizar negócios.
O lado ruim foi que para chegar ao Center Norte, entrar, circular e se orientar na feira se tornou uma tarefa mais difícil do que o normal. Entretanto, com paciência, foi possível apreciar as novidades dos principais estandes do universo de bebidas, o nosso foco aqui no Portal.
Fomos recebidos com um welcome drink nada tradicional: a Budweiser Zero, que montou um estande logo na entrada da feira distribuindo sua cerveja zero álcool gratuitamente para os visitantes. Uma boa jogada da Ambev, detentora da marca, para promover esta bebida pouco atrativa, mas que está apostando forte em marketing para se tornar uma campeã de vendas desse nicho de mercado.
Passamos pelo estande da Askov, marca da Asteca Hinomoto, de Presidente Prudente (SP) e tradicional fabricante de condimentos, alimentos e bebidas como as batidas Baianinha, a cachaça Chapéu de Palha, voltada para exportação, a catuaba Virtude, os licores Golf, aperitivos Asteca, as vodkas Askov, Askov Ice, dentre outros. O interessante foi constatar a diversificação. Os gins e vodkas tem diversos sabores (limão siciliano, frutas vermelhas, abacaxi, frutas tropicais, blueberry, maçã verde, maracujá…) e embalagens (longneck, 500 ml de bolso, garrafas de 750 ml, 900 ml, 1,750 L e até 2L). Para todos os bolsos e preferências.
No estande da Heineken fomos brindados com uma régua de degustação com Eisenbahn Unfiltred, Blue Moon, Baden Baden Peach e Lagunitas. Destaque para a Baden Baden Peach, o último lançamento da marca, uma cerveja de trigo não filtrada, com intenso sabor de pêssego. Conferimos também a nova identidade visual dos rótulos da Eisenbahn e finalizamos com mais uma Lagunitas gelada.
Guinada vertical para o estande da Cantu, tradicional importadora que levou mais de 200 rótulos de vinhos para a feira. Lá degustamos algumas de suas novidades. O Bons Ventos Superior, um blend de vinhos portugueses da Casa Santos Lima que agradou bastante. Outro foi o Albali Gran Reserva, um belo vinho espanhol com 18 meses de amadurecimento em barrica de carvalho americano e estágio de 42 meses em garrafa antes de sair para o mercado. E provamos o Recastro feito com a uva primitivo, da Giannicola di Carlo, que mistura a safra nova com 40% dela envelhecida em barricas de carvalho. Bem frutado!
Já que o assunto era vinhos Italianos, fomos até o estande de promoção dos alimentos e bebidas da Itália na feira. Lá provamos o Terre di Rai 931 Rosso Appassimento, um vinho tinto diferente, cujas uvas colhidas tardiamente da região de Veneto que foram secas por quatro meses antes de serem prensadas. O resultado é um vinho tinto com sabor intenso de frutas vermelhas e um leve adocicado. E também provamos outra versão dele, a Rosso, um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Raboso, também frutado e bem equilibrado.
O passeio pelos vinhos nos levou ao estande da França, onde provamos vinhos excepcionais alguns deles fora de catálogo ainda no Brasil. Vantagem de quem frequenta feiras. Começamos pelo Beaurenard Fox Crow Orange Wine, um vinho seco de cor laranja, produzido a partir de uvas gewürztraminer. Um passeio sensorial por frutas cítricas, flores brancas e damasco. E uma trinca de Vin d’anges Heurex da Vignobles Vellas que são impossíveis de não chamarem a atenção pelas belas em seus rótulos: o Naughty Angel Viognier, o Bad Angel cabernet sauvignon e o Nice Angel Pinot Noir. E ainda um vinho que tinha um rótulo sensacional de um portrait estilizado da rainha Elizabeth… Finalizamos com Insaciable Nero Antica, também da Vellas, que é um blend de vinhos de pequenos produtores espanhóis, franceses e italianos, e o Double Ripasse Mourvedre, da Domaine Valinière, um blend de syrah, grenache e mourvèdre feito com dupla vinificação, bem frutado e intenso.
Hora de literalmente repor as energias visitando o estande da Bally, uma empresa catarinense especializada em energéticos. São dezenas de sabores e misturas surpreendentes. A novidade é uma linha inteira com diversas variações cola, como um inusitado café com cola. Mais estimulante impossível! E aproveitamos para provar um queijinho no mega estande da Tirolez. Aliás, o queijinho era o estupendo Brie Cremíssimo, que acaba de ser lançado junto com outros inusitados, como um queijo de coalho sabor cheddar, um fondue de emmental e sticks de mussarela. Huumm…
Voltando aos corredores, chegamos no estande da Tramontina, que estava lançando uma linha completa de acessórios para bar e outra de copos térmicos, que promete chegar para conquistar esse nicho de mercado. Os copos térmicos tem parede dupla de aço inox com isolamento a vácuo, que conserva a temperatura quente ou fria por mais tempo. Os quatro modelos variam de 350ml a 700ml, com ou sem tampa. Já a linha de utensílios para bar reúne 18 novos itens entre coqueteleiras, dosadores, coadores, colheres, macerador, raspador, pinça, espremedor, peneira e tapetes, que auxiliam no trabalho do profissional da coquetelaria e são ótimos também para quem deseja se aventurar em preparar seus próprios drinks. Um golaço no ângulo da Tramontina.
Saindo de lá eis que surge uma novidade mineira “bom demais da conta”: o Xeque Mate, uma bebida pronta que mistura rum de Minas Gerais, chá-mate do Sul do país, limão e guaraná da Amazônia! Ingredientes super brasileiros e naturais que juntos e com um leve gaseificado e com 7,9% de teor alcóolico deram um match perfeito. Gelada, a bebida é bem refrescante e vem em latas de 250ml, 355ml e 473ml.
Para finalizar nosso giro pela APAS, estivemos no mega estande de 800m2 do Grupo Petrópolis que exibiu parte de seus mais de 130 produtos de 10 categorias diferentes. Focamos em degustar seus dois últimos lançamentos: o ITA-Draft, o primeiro chope na lata do Brasil, e a nova fórmula do TNT Energy Drink. O ITA-Draft fez uma parceria com a turnê “Tardezinha” do cantor Thiaguinho e usa a sua estampa e assinatura no rótulo da lata. O refrescante chope ganhou também uma versão long neck para quem prefere o formato. Já o TNT Energy Drink ganhou, além de nova fórmula, a versão de toda a família em lata de 473 ml e os sabores maçã verde, tangerina e açaí com guaraná. Além disso, esses mesmos sabores terão suas versões em zero açúcar.
Impressionados com tudo que vivemos na APAS Show 2023, ficou a certeza de que o setor de bebidas está em franco crescimento, aquecido, criativo e sempre buscando novidades para encantar os comerciantes e consumidores. Parabéns a todos os envolvidos na feira, desculpe se não conseguimos ir a todos os estandes e nos vemos na próxima!