UM BALANÇO DA APAS SHOW 2024

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A Apas Show 2024 reuniu 850 expositores e atraiu 80 mil pessoas nos três dias de feira que foram conferir as novidades do setor supermercadista

Organizado pela Associação Paulista de Supermercados, a Apas Show 2024 aconteceu de 13 a 16 de maio no Expo Center Norte em São Paulo. Ela é a maior feira do setor supermercadista do mundo e o maior evento do setor de alimentos e bebidas da América Latina. É ainda uma oportunidade única para empresas nacionais e internacionais da cadeia produtiva de se reunirem, realizarem negócios, fazerem networking e conhecerem os lançamentos que estarão nas gôndolas dos supermercados nos próximos meses e as novidades mais relevantes para o setor, não só de alimentos e bebidas, mas também de tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Para se ter uma ideia da importância econômica desse segmento, o setor supermercadista no Estado de São Paulo atingiu 23 mil lojas e teve um crescimento de 10,1% em 2023 em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$ 300 bilhões, o que corresponde a 30% do faturamento nacional do segmento, 9,3% do PIB paulista e 2,8% do PIB Nacional.

Na edição de 2023 da APAS foram 16 mil empresas representadas, com mais de 137 mil visitas gerais. Esse ano a APAS reuniu mais de 850 expositores sendo 200 internacionais vindos de 22 países. Oitenta mil pessoas circularam pelos estandes nos três dias de feira para conferir as novidades do setor supermercadista, ultrapassando a marca de 140 mil visitas e de R$ 14 bilhões em negócios gerados.

Visitando a feira

Esses números ficam claros na prática quando se entra na feira. Ela é gigantesca, ocupando os cinco pavilhões do Expo Center Norte. São centenas de estandes e milhares de pessoas circulando ao mesmo tempo. É fácil se perder ou não encontrar aquele estande específico sem a ajuda de um mapa, informação ou a localização por cor, fila e número do estande.

O Portal Mesa de Bar focou sua visita no segmento de bebidas e só isso já deu pano para manga. Respire fundo e vamos começar!

O primeiro estande que visitamos foi da Adel Coco, empresa especializada em todo tipo de produto derivado do coco, que são retirados de seu coqueiral próprio de 500 hectares em Trairi no Ceará. A novidade bacana é uma água de coco em lata de 269 ml com a marca Vitococo. Além de ser orgânica e natural, sem aditivos ou conservantes, ela é extremante saborosa e refrescante. E pode ser consumida tanto pura quanto dar um toque mágico em coquetéis.

Por falar em drinks, provamos no estande da Don Luiz, empresa brasileira criada em 2018, em Salvador (BA), o seu inusitado e cremoso doce de leite alcoólico. Quem gosta dessa sobremesa vai se deliciar com essa versão dele puro bem gelado ou também em um drink combinado com café e cachaça bem interessante. A empresa está crescendo e, segundo apuramos, deve lançar outros “coquetéis alcóolicos” em breve.

Se você não curte muito doce de leite, certamente gosta de sorvete. Pois nós adoramos e piramos no estande da Polpanorte, empresa de Japurá (PR) especializada em polpas de fruta que desde 2015 tem no açaí do Pará o seu carro-chefe. Eles realmente estudaram, testaram e chegaram a um mix perfeito, mais cremoso e sem gosto de terra. Uma delícia! Aproveitamos também para provar um sorvete de cupuaçu que estava simplesmente divino!

De volta aos corredores, encontramos a Paratudo. Claro que paramos! A empresa de Uberlândia (MG) criou esse coquetel de raízes amargas que se transformou em uma das bebidas mais populares do Brasil. Daí a expansão aconteceu naturalmente e eles lançaram 12 tipos de vodkas de tudo quanto é sabor, três tipos de gin, vermutes, cachaças, catuaba, whisky e por aí vai. Na feira eles estavam lançando quatro produtos: o coquetel alcóolico de canela Da Rocha, o ice de limão Kriskof, outro ice de limão só que da marca Paratudo e o energético zero açúcar Paranight… sugestivo, não?

Outra empresa que aposta forte nas bebidas prontas e coquetéis alcóolicos é a Askov. O portfólio de produtos é extenso e na feira eles estavam em pré-lançamento de duas linhas: uma de gins saborizados e outra de ices, ambos em lata, o que confirma o crescimento do uso da lata como embalagem para bebidas em geral. O Brasil atingiu 100% de índice de reciclagem de latas, a rejeição ao plástico ultra poluente e a facilidade logística e de armazenamento colaboram pela escolha.

A tendência se confirma ainda mais no estande da Minalba Brasil do Grupo Edson Queiroz. A empresa não tem só a Minalba e sim um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Inclui as marcas Indaiá, São Lourenço, Petrópolis, Refri, Citrus, Mel Pura Esperança e o energético Night Power, bem como o licenciamento da Nestlé Pureza Vital e as internacionais Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna em regime de distribuição exclusiva em todo o Brasil. Na feira eles estavam lançando os energéticos Nigth Power e Minotauro (que só circula no Nordeste) em lata. E para reforçar, tem versões da água Indaiá e Minalba (com parceria com a ONG Gerando Falcões) com e sem gás em lata.

Quer mais bebida em lata? Pois a Coca-Cola FEMSA assumiu em 2015 a distribuição do energético Monster Energy no Brasil e fez dele um líder de mercado. Agora, na feira ela estava lançando a versão zero açúcar do energético de olho também na tendência por essa versão e em lata, claro.

Se você, por outro lado, prefere produtos naturais então vai gostar de saber que tem lançamento da Natural One no mercado. A empresa existe desde 2014 e aposta em sucos de frutas naturais, sem aditivos, conservantes e aromas artificiais. São mais de 10 sabores, em embalagens plásticas (recicláveis), distribuídos para todo o Brasil e para mais 15 países. A novidade é o sabor Laranja e Maçã, bem gostoso por sinal.

Outro produto natural lançado na feira estava no estande da Mate Leão, só que totalmente diferente e ousado em relação ao seu portfólio. A novidade são chás para preparo de drinks nos sabores de pêssego e morango com hortelã. O uso de chás e infusões na coquetelaria não é novidade e a marca se antenou bem oferecendo esses sabores que vem em caixas com 10 sachês individuais. Ou seja, é só preparar o drink e colocar o saquinho ao final para dar um toque herbal e frutado no aroma e no sabor. Pensamos logo no de pêssego em um drink à base de whisky e o de morango num Cosmopolitan… Boa!

Hora de uma cachaça. No estande da Cachaça Velho Alambique degustamos preciosidades de uma das melhores cachaças do Brasil produzidas artesanalmente pelas famílias Remus e Bettinelli em Santa Tereza, na Serra Gaúcha. Lá haviam dois lançamentos: a Velho Alambique Extra Premium e a Cenário, ambas envelhecidas por quatro meses em barris de carvalho e que vem em garrafas e estojos diferenciados para presente.

Bem ao lado, no estande da Casa Bucco, de Bento Gonçalves, também experimentamos algumas cachaças e nos surpreendemos com uma grappa envelhecida em barris de carvalho. A Serra Gaúcha mais uma vez dando uma aula de destilados de qualidade e, neste caso, fiel à tradição de seus antepassados imigrantes italianos, mas com um toque de modernidade. Inclusive, a marca produz um ótimo licor de café para deixar na dúvida o que escolher ao fim de uma boa massa ao sugo.

Outro representante do Sul, mais precisamente de Ivoti, em Santa Catarina, a Weber Haus já virou sinônimo de qualidade em cachaças premium no Brasil e no exterior. Você pode provar qualquer uma do portfólio e se deliciar. A marca recentemente se propôs a produzir outros destilados com a mesma filosofia de qualidade. O gin veio primeiro e agora a vodka, ambos batizados com a marca Antiqua. Resultado: sucesso.

Tem cerveja na Apas? Tem sim senhor. Visitamos o estande da Heineken para conferir os últimos lançamentos de suas marcas. A Amstel lançou a Vibes, uma bebida alcóolica mista (7,9%) nos sabores Lemon (limão) e Strawmellon, uma mistura inusitada de morango com melancia. A cerveja Praya lançou a verão Lager, bem interessante. Outro lançamento envolve a Baer-Mate, uma bebida diferentona que mistura mate com suco de maça, com gás e sem álcool. Agora ela tem três versões: matcha, mate em long neck e mate em lata de 269 ml. Em lata também a Mamba Water (água em lata!) e uma linha de vinhos da marca Vivant em três versões: branco, rosé frisante e branco frisante. Repare que ao fundo da foto dos Vivant há dois drinks prontos da linha F!, Cosmopolitan e Moscow Mule, que ainda não tem data para estrear. E pudemos também conferir que a Devassa tem cervejas saborizadas de limão e maracujá, mas só são vendidas no nordeste. Na saída, fomos brindados com uma Heineken gelada servida por um simpático robô. Coisas que a gente só encontra nas feiras.

No estande do Grupo Petrópolis tinha muita cerveja também. A boa notícia é o retorno da Itaipava Lager Premium, para comemorar os 30 anos da marca, feita com a sua receita original de 2007 com malte importado e lúpulo herkules de origem alemã. Chega em garrafa de 600 ml, long neck de 330 ml e lata de 350 ml. Mas a grande novidade é o lançamento do refrigerante Tik Tok, desenvolvido em parceria com a empresa Por Natureza visando os consumidores da geração Z, nos sabores frutas vermelhas, frutas amarelas e cola, em lata em 350 ml, long neck de 330 ml e PET de 450 ml. E a linha Cabaré encorpou. Além da cerveja tem também Ice de limão, nas versões long neck e lata, e uma cachaça feita em parceria com o Engenho Don Táparo. Isso é coisa do Leonardo…

Da cerveja passamos para o vinho no estande da Luis Felipe Edwards. Lá encontramos o Alto Cabernet Franc da vinícola chilena Los Romeros que tem uma ótima relação custo/benefício, por isso ele e seu “irmão” Cabernet Sauvignon são campeões de vendas na rede Sam’s Club. A versão mais sofisticada da linha é o El Alto, um Cabernet Sauvignon 92 pontos do James Suckling, que agradou bastante pelo seu sabor que remete a framboesa, cassis, ameixa e especiarias, com um final amadeirado suave. Destaque também para o Loma Negra, um blend de Cabernet Sauvignon (60%), Syrah (20%) e Carménère (20%) bem encorpado e com um amadeirado presente que tem 90 pontos no Descorchados e um custo interessante para um Gran Reserva.

A Santa Rita revelou na APAS o novo visual do 120 Cabernet Sauvignon, um dos vinhos chilenos mais vendidos no Brasil. Aliás, na APAS havia poucos estandes de produtores independentes. A maioria preferiu figurar nos estandes das grandes importadoras/distribuidoras, como a Interfood e a Cantu, por exemplo, que naturalmente já atraem compradores varejistas. A Interfood por sinal estava apostando no Cointreau Noir, que é um mix do licor Cointreau com o conhaque Rémy Martin, uma inspiração para bartenders, mixologistas e entusiastas da coquetelaria.

Por falar em inspiração para drinks, no estande da Kikkoman encontramos o sakê Guinjo da Azuma Kirin. Ele é um do tipo honjozo, com adição de álcool etílico, produzido com arroz com grau de polimento de 60%. O resultado é um sakê mais frutado, ótimo para se beber puro gelado ou em drinks mais cítricos. Banzai!

Seguimos até o estande da brasileira RAR onde encontramos o Collezione Savagnin Blanc. A RAR é a única produtora a cultivar esta uva ancestral europeia nos vinhedos próprios nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, a aproximadamente 1.000 m de altitude. Um vinho único e por isso mesmo interessante. Destaque também para o Don Raul, um Merlot que foi idealizado pelo próprio Raul Anselmo Randon para celebrar os seus 90 anos, que foi elaborado a partir da técnica de apassimento, ou seja, de prolongar a maturação das uvas na videira. Ele vem em um estojo de madeira, bom para presentear. No estande da RAR ainda havia boas surpresas, como o Calvados, um destilado de maçã de 40% de teor, a Grappa Di Vaio e um Brandy, além de muitos maravilhosos queijos tipo grana para acompanhar…

Falando em queijos, na APAS havia lançamentos interessantes que podem muito bem acompanhar a bebida preferida. No estande da Catupiry entre os lançamentos estava o Pop Cheese, um mini pão de queijo congelado com Catupiry que acompanha muito bem uma cervejinha gelada ou um drink mais robusto. Já no estande da Tirolez as novidades eram o Stick de Mussarela, que vem com oito bastões de mussarela embalados individualmente, e o Fondue de Emmental, ambos perfeitos para acompanhar um bom vinho.

No estande da Pepsico não havia sequer uma Pepsi. Só lançamentos de salgadinhos. Provamos a Batata Lays Rústica com sal marinho, ótima para acompanhar uma cervejinha, e o Tostitos, umas tortilhas de milho para comer com guacamole entre uma dose e outra de tequila! E ainda levamos de cortesia outros três lançamentos: o Cheetos Crunchy sabor cheddar, o Pop Corners feito de milho e o Doritos dinamita, apimentado para continuar na tequila.

Nossa jornada pela APAS 2024 terminou no estande da Korin, onde conferimos o lançamento de um mel orgânico, como todos os produtos da marca, produzido de acordo com práticas agrícolas sustentáveis em Bambuí (MG), na região da Serra da Canastra. Um produto ideal para fazer um bom xarope caseiro de mel para usar nos coquetéis.

É claro que na APAS havia muito mais para visitar e conhecer, mas esperamos ter adiantado um pouco das novidades que essa feira gigante revela ao mercado. Parabéns aos organizadores e a todos os expositores e pessoal envolvido. Certamente estaremos presentes na próxima!

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