A UX Brew acaba de lançar duas excelentes Juicy IPA, com um manejo inteligente de lúpulos, que são uma dupla encrenca na certa
A UX Brew, a linha Premium da Startup Brewing, de Itupeva (SP), nos brinda sempre com excelentes cervejas. E não só isso: ela inova nos processos e nos ingredientes de cada cerveja, transformando cada rótulo em uma experiência. Tanto é que os dois últimos lançamentos da marca são, no mínimo, obrigatórios: a Turb Session #3 e a Quarantine #4. Uma “dupla encrenca…” (no bom sentido).
A linha Trub Sessions se baseia em uma ousadia técnica, na qual há um reaproveitamento do resíduo dos lúpulos usados no dryhopping de outras receitas para elaborar uma nova. Funciona assim: a partir de uma base de maltes novos, ela leva durante a fervura novos lúpulos normalmente e depois são adicionados os lúpulos reutilizados no dryhopping. O resultado final, no caso dessa Juicy IPA, é muito interessante, pois a cerveja entrega tudo o que o estilo demanda e vem com um “plus”, um tempero de lúpulo a mais para ficar sensacional!
Eu provei as primeiras Trub Sessions e, na minha opinião, essa #3 é a melhor de todas! Nesta terceira versão, os lúpulos foram: Mosaic, Citra, Nelson Sauvin, Galaxy, Motueka e Comet. Um blend muito saboroso! As Trub Sessions são bem leves (essa é até mais encorpada), com aroma, amargor, sabor cítrico e herbal que secam a boca. Fáceis de beber e com teor alcoólico entre 4% e 6,5% (essa tem 6,4%). São cervejas que provam que é possível explorar o máximo do potencial dos insumos de maneira inteligente sem abrir mão da qualidade. O lúpulo é um dos ingredientes mais caros, então esse tipo de cerveja pode chegar a um preço melhor para o consumidor.
O segundo lançamento é a Juicy Double IPA Quarantine #4. Essa linha Quarantine é, sem dúvida, um convite para o camarote dos lúpulos! Eu provei anteriormente uma Quarantine #2.5 Double NEIPA que tinha sete adicionados em três momentos diferentes da fervura até o dryhopping. O truque do mestre-cervejeiro foi adicionar cada variedade em seu melhor momento e não pasteurizar.
Já a Juicy Double IPA Quarantine #4 é a quinta cerveja da linha Quarantine. Cada uma delas tem um perfil diferente de lupulagem, com álcool elevado, mas em equilíbrio no conjunto de maltes e corpo. Essa em especial é uma festa de lúpulos: Columbus, Citra, Amarillo, Mosaic, Wai-Iti e Idaho-gem. Uma cerveja potente, de corpo médio, mas aveludado, com aquela criticidade deliciosa, 8% de teor e 53 IBU. Uma “bela encrenca” … Quer uma dica: garanta já as suas!