MMV Importadora traz ao Brasil os premiados vinhos da Emilia-Romagna, a mesma região da italiana dos Lambruscos
A Itália é mundialmente celebrada por sua rica tradição vinícola, onde cada uma de suas regiões carrega séculos de história e um terroir único. No norte do país, Emilia-Romagna é uma região conhecida por suas cidades medievais, rica gastronomia, resorts à beira-mar e por ser a terra da icônica Ferrari. Mas a região se destaca também por seus vinhos excepcionais, embora ainda pouco conhecidos no Brasil.
Aqui, quando se fala em vinhos da Emilia-Romagna se pensa logo em Lambruscos. Esses vinhos, muitas vezes resumidos à sua versão mais popular, leve e doce, marcaram a entrada dos vinhos italianos no mercado nacional durante a década de 1990 após a abertura do país às importações de vinhos. Mas há muito mais a descobrir dos vinhos dessa região.

Um exemplo disso é o Gutturnio, um vinho profundo da região de Piacenza e que se tornou um ícone da cultura vinícola local.
“O Gutturnio é uma verdadeira maravilha enológica, que reflete a alma da Emilia-Romagna. Um vinho complexo, resultado da combinação das uvas barbera e bonarda (ou croatina), que contribuem com corpo e elegância. Tradicionalmente frisante, o Gutturnio também apresenta uma versão tranquila (não frisante), que atrai aqueles que preferem vinhos mais encorpados e sofisticados”
Jonas Martins, sommelier e gerente de operações da MMV Importadora
A MMV Importadora foi pioneira ao trazer o Gutturnio para o Brasil. Durante sua participação no Vinitaly de 2024, a MMV estreitou laços com vinícolas renomadas, como Borgofulvia e Il Poggiarello, ambas localizadas na Emilia-Romagna e reconhecidas por seus vinhos premiados. E decidiu apostar em trazer mais rótulos dessa região para o Brasil.

Da Borgofulvia, a MMV trouxe uma seleção diversificada de vinhos, incluindo o Espumante Brut Rosé, feito com croatina e merlot, o Gutturnio Superiore, um DOC (Denominação de Origem Controlada), além de um espumante Moscatel e o Impero Malvasia Emilia-Romagna IGT. Cada garrafa desses vinhos traz consigo um equilíbrio harmonioso de sabores que transportam o consumidor diretamente aos vinhedos pitorescos da Emilia-Romagna.
Já da vinícola Il Poggiarello a importadora trouxe o Gutturnio DOC, um espumante tinto frisante raro no Brasil. Esse vinho, de cor rubi intenso, exala aromas de frutas escuras, como ameixa e mirtilo frescos, com um toque de groselha e jasmim. Em boca, é fresco, efervescente e envolvente, perfeito para acompanhar embutidos, especialmente salames e presuntos. A vinícola também oferece outras opções interessantes, como o Mami (um malvasia fermentado em barril), o Cecco (que incorpora a bonarda) e o Lo Straniero, um pinot noir “estrangeiro” na região, que harmoniza as raízes italianas com a elegância dessa célebre casta francesa.
“Com essas seleções profundamente enraizadas na expressão cultural e enológica da Emilia-Romagna, a MMV está plantando as sementes de uma nova era de compreensão e apreciação dos vinhos italianos no Brasil. À medida que bartenders, sommeliers e curiosos se engajam com essa proposta, um mundo de possibilidades se abre a descobertas. A Emilia-Romagna é, portanto, não apenas uma região a ser observada, mas saboreada, gota a gota, até sua última expressão”
Jonas Martins, sommelier e gerente de operações da MMV Importadora
A Emilia-Romagna, com seus vinhos autênticos e ricos em tradição, está pronta para surpreender os paladares brasileiros. Mais informações no site: https://www.mmvinhos.com.br/
![]() |