A Vinícola Basso completa 85 anos e celebra trazendo novos rótulos da argentina Finca Rivadávia e da portuguesa Porta da Ravessa
A Vinícola Basso, de Farroupilha (RS), comemora 85 anos de história na produção, distribuição e comercialização de rótulos próprios e de vinícolas estrangeiras selecionadas. E para celebrar essa trajetória e intensificar sua presença no mercado nacional apresenta vinhos de países que são referência na produção vinícola mundial, como Finca Rivadavia, da região de Mendoza, na Argentina, e a Toro de Piedra, do Vale do Maule, no Chile. E ainda realizará um grande lançamento na ProWine São Paulo 2025, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte: o Porta da Ravessa, DOC Alentejo da Adega de Redondo, de Portugal.
“Somos produtora, importadora e distribuidora, presente em todo o território brasileiro. Possuímos uma curadoria criteriosa de vinhos e espumantes, selecionando rótulos reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade”
Fernanda Lima, coordenadora de marketing




Trajetória de sucesso
A trajetória da vinícola traz uma herança de história e pioneirismo na criação e desenvolvimento de vinhos e espumantes. Teve início com Vitório Basso, que trouxe para o Brasil no final do século XIX as primeiras mudas de videira da Itália, e posteriormente foi fundada em 1940 por Hermindo Basso em Farroupilha, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, cidade que marca o início da colonização italiana no Brasil.
No Brasil, a Basso possui uma área construída de 10 mil metros quadrados com vinhedos próprios para a produção de vinhos especiais, produto do trabalho agrícola de mais de 200 famílias que somam cerca de 800 hectares de uvas plantadas e 13 milhões de quilos de uvas processadas. A vinícola possui o IP Farroupilha, o título de maior produtor nacional de uva moscatel, o terceiro maior produtor vitivinícola do país e segunda posição no estado na produção de uvas vitis vinífera. Já para produzir os vinhos tintos Reserva e Gran Reserva, são selecionadas uvas da Campanha Gaúcha.
“O nosso cuidado com a qualidade dos produtos marca uma trajetória de aprimoramento, reconhecida com mais de 300 premiações nacionais e internacionais pela excelência de nossos vinhos e espumantes”
Fernanda Lima, coordenadora de marketing da Vinícola Basso
Portfólio multinacional
Além de produzir seus próprios vinhos, a Basso começou a importar e distribuir comercialmente rótulos de renomadas vinícolas estrangeiras. Atualmente, seu portfólio conta com mais de 170 rótulos de diferentes países.


A Finca Rivadavia, da região de Mendoza, na Argentina, é reconhecida por seus terroirs únicos que produzem vinhos varietais ricos em aromas e sabores. Especialmente os Reserva e Gran Reserva são vinhos de alta qualidade produzidos com uvas selecionadas provenientes de vinhedos próprios.
O Portal Mesa de Bar teve a oportunidade de degustar o Finca Rivadavia Gran Reserva Bonarda, um vinho de alta complexidade, elaborado com uvas 100% Bonarda com 12 meses de maturação em 50% em barricas de carvalho americano e 50% em barricas de carvalho francês, o que lhe deu uma cor vermelho rubi intensa e aromas e sabores marcantes de frutas pretas maduras com notas de especiarias, tostadas e amadeiradas. Um vinho encorpado, intenso, de final persistente. Uma prova de que parcelas selecionadas de bonarda podem surpreender.
Desde 1990, a Porta da Ravessa, da Adega de Redondo, é referência quando se fala em vinhos DOC Alentejo. Nova parceira da vinícola Basso em terras brasileiras, é o grande lançamento da ProWine São Paulo 2025 que estreia com os rótulos Special Edition, Reserva e Grande Escolha.
A marca chilena Toro de Piedra, da Survalles Wine Group, oferece vinhos de caráter singular. O toque pessoal da Viña Requingua, uma vinícola familiar localizada na região de Sagrada Família, no Valle de Curicó, produz vinhos de alta qualidade nos terroirs mais destacados do Chile. O Toro de Piedra Gran Reserva, por exemplo, é o mais vendido no Chile e está entre os cinco mais vendidos no Brasil.





A linha Alma de Lisboa entrou para o portfólio em 2023, reforçando a distribuição dos vinhos portugueses para o mercado brasileiro e as parcerias internacionais da Vinícola Basso. Marca da Adega São Mamede da Ventosa, ela é facilmente identificável pelos rótulos coloridos remetendo aos icônicos azulejos portugueses.
Outra marca da Survalles Wine Group de vinhos chilenos, a Santa Alba produz vinhos de entrada, que são fáceis de beber, que acompanham todas as ocasiões, importados com exclusividade pela Vinícola Basso.
Mayos é uma marca multi origem, ou seja, oferece tanto rótulos produzidos pela Vinícola Basso como outros selecionados pelo mundo. Da Serra Gaúcha saem vinhos como o Mayos Cabernet Sauvignon Reserva e os frisantes Mayos Green, Mayos Pink e o Mayos Nature, que ganhou 92 pontos no Guia Descorchados 2025. Os importados, como os da Argentina, integram a linha Mayos Multi Origem.
Por fim a linha Premium Wines Monte Paschoal é a marca mais premiada da Vinícola Basso, produzida em Farroupilha, vindos de terroirs selecionados que vão da Serra até a Campanha Gaúcha. O Monte Paschoal Moscatel Rosé ganhou 92 pontos no Guia Descorchados, sendo eleito por quatro anos o melhor moscatel da América Latina.
O Portal Mesa de Bar parabeniza a Vinícola Basso e toda sua comunidade pelos seus 85 anos e pela sua dedicação e ousadia de sempre buscar novos horizontes no universo dos vinhos, trazendo ótimas opções para os consumidores brasileiros. Mais informações no site: www.vinicolabasso.com.br e no Instagram: @vinicolabasso
![]() |