Wine registra crescimento de receita líquida de 31% em 2022 com mais de 366 mil sócios e consolida sua posição de líder do setor no Brasil
A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, se consolida como um dos principais players do mercado da bebida no Brasil. Além de superar a marca de 366 mil sócios em seu clube de assinaturas, dados consolidados de 2022 mostram que a empresa registrou receita líquida de R$ 730,8 milhões – um crescimento de 31% em relação ao ano anterior (R$ 557,9 mi). Já o lucro bruto atingiu a marca de R$ 356,5 milhões, aumento de 34,3% quando comparado aos R$ 265,4 milhões registrados em 2021.
A operação consolidada no Brasil atingiu um EBITDA ajustado de R$ 83,8 milhões no período, crescimento de 40,9% em relação aos R$ 59,5 milhões registrados em 2021. Já o EBITDA ajustado de 2022 foi de R$ 76,1 milhões (crescimento de 28,3% registrados no ano anterior) impactado em R$ 7,7 milhões pela operação da companhia no México.
“O ano de 2022 foi marcante para a Wine pela consolidação da estratégia da Companhia em se torar um hub de vinhos ao redor do consumidor e estar presente em todas as ocasiões de compra e de consumo de vinhos, principalmente dos sócios do Clube Wine. Esse objetivo de negócio ficou ainda mais completo a partir de 2021 após a aquisição da Cantu e se consolidou em 2022 marcando a forte presença da Wine não apenas no digital e no Clube de Assinatura, mas principalmente no B2B que se tornou segmento operacional mais relevante da Wine em termos de receita líquida”
Marcelo D´Arienzo, CEO da Wine
Clube Wine em crescimento
O Clube Wine é o produto de assinatura, a porta de entrada e o início do relacionamento do cliente com o universo Wine. Em 2022, além do gasto mensal com o clube de assinatura, os sócios gastaram, em média, 44% adicionais em compras em outros canais da empresa. O ritmo de captação de sócios segue acelerado, superando a marca de 366 mil assinaturas ativas ao final de dezembro de 2022, uma adição líquida de 64 mil assinaturas nos últimos doze meses, o que comprova que o modelo de negócio segue saudável e próspero.
A plataforma de vendas online é um dos importantes pilares da estratégia para o cliente, garantindo ao consumidor, sobretudo os assinantes do Clube Wine, acesso a rótulos exclusivos e a excelente custo-benefício, cumprindo com o objetivo de democratização do vinho e promovendo uma experiência diferenciada aos assinantes.
Essa plataforma é complementada por 17 lojas físicas atualmente em operação, estrategicamente localizadas em 13 diferentes cidades. A Wine está presente nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, em zonas onde existe grande densidade de sócios, assim, a presença física das lojas possibilita o aumento de vendas aos sócios e contribui reforçando como canal para entrada de novos assinantes e clientes
Em todos os canais de vendas da companhia, os sócios do Clube aproveitam os benefícios da assinatura, com descontos exclusivos, frete grátis e acúmulo de cashback em todas as compras realizadas, aumentando as possibilidades de crosssell, ampliando a proposta de valor do Clube e a integração do sócio com a companhia.
No ano de 2022, o segmento operacional Varejo, que inclui as vendas feitas online e pelas lojas físicas, representou 22,1% do total da receita líquida da companhia, totalizando R$ 161,7 milhões.
Business Offline em contínua expansão
A cCompanhia continua expandindo o segmento de Business Offline, composto pelas vendas do B2B, que representam uma parcela significativa do mercado de vinhos do Brasil, destacando-se principalmente as oportunidades off-trade, principal foco de atuação da Wine. A atuação da Companhia no B2B foi reforçada, em agosto de 2021, com a aquisição da Futura Comercial Trading Ltda (Cantu), trazendo mais robustez e acelerando o desenvolvimento do negócio através de pontos de vendas, carteira de clientes e centros de distribuição já consolidados em suas operações.
O sucesso da transação permanece se traduzindo pelos seus números, visto que, em 2022, a receita líquida do total do segmento foi de R$ 304,9 milhões, crescimento de 111,4% em relação ao ano anterior. Se considerarmos somente as receitas da Wine, este segmento teria crescido 44,2% no período destacado. A Cantu agregou, isoladamente, um total de R$ 222,4 milhões ao resultado da companhia, participando de forma decisiva na expansão do negócio de B2B e contribuindo para a expansão da receita total da companhia.
Um destaque especial para o volume de garrafas comercializadas pelo segmento, foram 3,6 milhões na Wine com 11,3 milhões da Cantu, um total de 14,9 milhões. A Cantu agregou em todo o ano de 2022 o atendimento em 6.800 clientes B2B, presentes em 926 municípios espalhados pelo Brasil.
Essas e outras ações da companhia consolidaram a Wine como o maior hub de vinhos do país. A estratégia acertada de diversificação das unidades de negócio e canais, e o foco em garantir maior disponibilidade de produtos onde quer que o consumidor esteja, reforçou sua posição de liderança como o maior importador de vinhos do Brasil, com market-share do volume de garrafas importadas de 13,74% em 2022, de acordo com dados da Ideal Consulting, empresa de consultoria especializada no setor.
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008 e já nasceu online, além da ousadia de investir em vinho no país da cerveja. Hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.
Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolidou como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade. Mais informações no site https://www.wine.com.br/