A importadora Monte Dictis acaba de trazer para o mercado brasileiro rótulos da vinícola grega Strofilia Winery

A importadora Monte Dictis, especializada em vinhos gregos, acaba de adicionar ao seu portifólio rótulos da Strofilia Winery, vinícola sediada ao sul de Atenas na península do Peloponeso. O evento de lançamento em São Paulo contou com a presença de Giannis Bairaktaris, da Strofilia, e degustação comandada pelo sommelier Diego Arrebola.

Com sede na região da antiga Ática, a vinícola Strofilia é uma das mais dinâmicas empresas gregas produtoras de vinho. É proprietária de duas vinícolas na Grécia, onde cultiva mais de 50 hectares de vinhedos (privados e sob contratos de longo prazo que seguem suas especificações), com variedades de uvas nativas e internacionais. Possui os vinhedos de montanha com maior altitude na Grécia.

Os rótulos importados para o Brasil são produzidos com uvas autóctones gregas, entre elas a Savvatiano, uma das variedades mais plantadas na Grécia, a Malagousia, em extinção, mas que foi resgatada em 1983, e a aromática Moschofilero que produz vinhos brancos, e a conhecida e tradicional Agiorgitiko que dá origem a ótimos tintos.

Conheça alguns dos vinhos que acabam de chegar ao Brasil:

White DOT – 80% Moschofilero e 20% Malagousia (branco)
Premiado com os selos gold e prata pela Sommelier Wine Award e bronze pela Decanter World Wine é um vinho produzido com 80% da uva grega Moschofilero, de casca roxa com um sabor picante, combinada com a Malagousia, uma variedade de uva extremamente aromática. O resultado é um vinho com intenso aroma de pétalas de rosa e frutas brancas carnudas, que dominam o nariz, enquanto que seu sabor é caracterizado pelo frescor devido à acidez natural. Na boca, textura macia e redonda e sabor residual longo.

Terra Strofilia Passage – 100% Savvatiano (branco) – uva nativa da região
Vinho produzido 100% com a uva nativa da região Savvatiano é premiado com os selos bronze (2019) e prata (2020) pela Decanter World Wine Awards. Possui cor amarelo esverdeado e aromas de frutas com notas cítricas e herbais suaves. Na boca, uma estrutura bastante balanceada e acidez natural da uva. A uva Savvatiano é usada para a produção de vinhos brancos, principalmente o vinho Retsina (tradicional vinho branco grego). É uma das variedades de uva mais plantadas na Grécia e muito conhecida por sua resistência ao clima seco.

Mountain Fish – 100% Agiorgitiko (tinto)
Este é um rótulo produzido com a uva autóctone grega Agiorgitiko, muito usada para a produção de vinhos tintos. O Mountain Fish é 100% feito com esta uva e já ganhou vários prêmios como os selos prata e bronze pelas Sommelier Wine Award e Texson International Wine Awards. É um vinho com rico aroma de frutas vermelhas como cereja e ginja em uma combinação com aromas adocicados de cravo e baunilha. Na boca é aveludado e equilibrado com acidez e aromas frescos e deixa sabor frutado na boca.

Strofilia State Crossroads – 70% Agiorgitiko e 30% Shiraz (tinto)
Possui os selos prata do London Wine Competition e bronze da Decanter World Wine Awards. A combinação das uvas de origem grega e francesa resultou em um vinho de cor rubi profunda, aromas de frutas vermelhas maduras, eucalipto, baunilha e notas de chocolate. Possui um rico sabor com taninos macios e muito bem equilibrado na boca deixando um longo final na boca.

Strofilia Nemea – 100% Agiorgitiko (tinto)
Produzido com 100% com a uva nativa grega Agiorgitiko, este vinho tinto seco, encorpado e equilibrado ganhou o selo prata da Beverage Tasting Institute. Ele tem aromas de frutas vermelhas maduras e notas intensas de cereja silvestre que se misturam harmoniosamente com aromas de cravo, baunilha e especiarias, trazendo à tona um buquê aromático. Caracteriza-se por seu sabor complexo e por sua estrutura excepcionalmente elegante.

Mais informações no site www.montedictis.com