O restaurante Selvagem abre em pleno Parque do Ibirapuera aliando gastronomia e coquetelaria de inspiração brasileira

Os paulistanos ganharam um presente e tanto. Dentro do Parque do Ibirapuera, com acesso pelo Portão 5, já está em funcionamento o Restaurante Selvagem, o primeiro projeto concretizado que faz parte de um plano maior de revitalização deste grandioso e tradicional parque de 150 hectares em plena região centro-sul da capital paulista.

O escritório Plantar Ideias, dos arquitetos Luciana Pitombo e Felipe Stracci, foi o responsável pelo belo projeto de arquitetura e paisagismo. O Selvagem é envolto por uma vegetação nativa e por espécies escolhidas a dedo e uma abundante área sombreada por árvores de grande porte, como figueiras e palmeiras. O restaurante tem ainda um lago rodeado por begônias, samambaias, bromélias e cheio de carpas coloridas.

O Selvagem chama a atenção não só pela sua arquitetura integrada à natureza, mas também por sua gastronomia e coquetelaria de inspiração brasileira. A gastronomia é comandada pelo chef Filipe Leite. O cardápio é todo inspirado na tropicalidade, com ingredientes típicos de cada bioma da culinária brasileira, desde temperos até vegetais e frutas, das opções de entrada até as sobremesas.

Já os drinks são um capítulo à parte. O balcão é comandado pelo craque Jairo Gama, com atuação em bares como Rey Castro, Jet Leg, The Sailor, Vista e Goróh. São 10 opções de drinks autorais, 14 de clássicos e seis coquetéis usando Jack Daniel’s como base. O gin de caju usado no Selvagem é o Vista, uma colaboração entre Jairo e Ale D’Agostino, do Apothek. E todas as receitas usam ingredientes nacionais como o cupuaçu, o bacuri e o cumaru. Até os copos foram desenhados por Jairo e feitos por Marivaldo Costa, um artesão manauara do Pará, ou pela ceramista Regina Naoko, e são todos de argila, seguindo a filosofia de sustentabilidade do restaurante. Lá quase nada é jogado fora.

“Aqui a gente usa tudo natural, artesanal e de pequenos produtores. A fruta é fruta mesmo. O açúcar é mascavo ou usamos mel. E como base para os drinks usamos o Gastric, um preparado que mistura caju com pimenta calabresa, um contraste de doçura com acidez. Tudo no Selvagem homenageia os biomas brasileiros e foi essa a minha inspiração para elaborar a carta de drinks autorais”
Jairo Gama, bartender do Selvagem

O Portal Mesa de Bar foi convidado para degustar alguns drinks da carta do Selvagem. Confira:

CAJUEIRO
Um drink bem brasileiro, inspirado nos cajueiros do nordeste. Ele leva cachaça branca, polpa de cupuaçu, compota de caju e pimenta calabresa. A guarnição acima do copo é feita de tuille a base de caju, tem sabor delicado e na boca tem efeito crocante. Já o copo ganhou forma pela ceramista Regina Naoko.

MANHATTAN MARRASCHINO
Uma releitura do clássico Manhattan com Jack Daniel’s, Carpano Punt & Mes, bitter angostura e cerejas no palito.

SELVA
Inspirado da Amazônia, ele leva gin, polpa de bacuri, purê de cambuci, licor de amêndoas e folhas de alfavaca anis defumada. O copo incrível de arte manauara se chama “Guardião da Floresta”.

TERERÉ
Aqui o hábito dos gaúchos dos pampas de beber uma infusão de erva-mate é a inspiração. O drink leva espumante, mate e gastric de pêssego. O baixo teor alcoólico convida para apreciar vários deles ao pôr do sol.

TUCANO
Um drink inspirado em um casal de tucanos que fez seu ninho no telhado do restaurante. Jairo também encomendou o copo “Oca”, com a mesma inspiração. Já o drink leva gin com infusão de caju, purê de maracujá com gengibre, caldo de cana, água de coco, espuma de gengibre e folhas de limão.

COCO MULE
Um drink que funciona até como uma sobremesa. Ele leva batida de coco feita com cachaça, leite condensado, leite de coco, espuma de coco artesanal e lascas de coco desidratadas, finalizado com um picolé artesanal de tapioca enrolado em folha de bananeira.

Além do restaurante estar em um lugar incrível, a gastronomia e os drinks estão em perfeita sintonia com a filosofia sustentável e de valorização da cultura e dos biomas brasileiros. A nossa natureza aqui é a estrela em todos os sentidos, da entrada à sobremesa, do Welcome drink ao drink final. Que lugar, que experiência…

RESTAURANTE SELVAGEM IBIRAPUERA
Endereço: Av. Quarto Centenário 454 – São Paulo – 04030-000 (entrada a pé pelo portão 5 do parque do Ibirapuera).
Tel.: (11) 5198-0844
Horário: de terça a sexta, das 19h às 23h, sábados das 12h às 17h e das 19h às 23h e domingos das 12h às 17h.
Insta: @selvagemibirapuera