Grupo Petrópolis inicia venda de lúpulo da sua fazenda própria em pellets para atender aos pequenos produtores de cerveja

O Grupo Petrópolis passa a disponibilizar para a venda parte de sua produção de lúpulo da sua fazenda própria, na Serra do Capim, em Teresópolis (RJ), no formato peletizado para atender a demanda, principalmente, dos pequenos produtores de cerveja. A comercialização vai ser facilitada por meio do e-commerce Bom de Beer (www.bomdebeer.com.br).

Serão colocados à venda packs embalados em atmosfera modificada (ao abrigo da luz e do oxigênio), das variedades Comet (50g e 500g), Cascade (50g e 500g), Chinook (50g), Triple Pear (50g) e Zeus (50g).

O novo formato de beneficiamento foi obtido por meio de um maquinário especial desenvolvido pelo Grupo em parceria com a empresa Forte Lúpulo. O lúpulo é colhido, seco em estufa, triturado inteiro para virar pó e depois é prensado por uma máquina que o deixa no formato de pellets. Isto facilita a transferência dos compostos do lúpulo na preparação da cerveja. É o formato mais comum utilizado no mercado e com o melhor custo-benefício para fabricação de cervejas.

Os produtores de cervejas artesanais de todo o país, principalmente os home brewers e as micro cervejarias, poderão experimentar agora esta opção de lúpulo nacional peletizado em suas receitas. São várias as vantagens: ele tem maior eficiência na obtenção de amargor, em torno de 10% a mais de IBUs do que a mesma variedade de lúpulo em flor, oxida mais lentamente e pode ser armazenado por mais tempo. E por serem condensados, utiliza-se uma quantidade menor nas receitas em relação ao lúpulo em flor.

“Demos mais um passo importante no aprendizado e ao introduzir com sucesso a peletização em nossa cadeia. A venda do nosso lúpulo nesse modelo é um avanço para indústria cervejeira local, já que estamos incentivando a produção nacional por meio do fácil acesso a um lúpulo de qualidade ‘made in Brazil’ com muito orgulho”
Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis

Do campo ao copo

O projeto Do campo ao Copo do Grupo Petrópolis tem o objetivo de desenvolver a cultura do lúpulo no país para atender à crescente demanda do mercado cervejeiro nacional. Principalmente disseminar conhecimento adquirido e facilitar o acesso do lúpulo aos pequenos produtores.

A plantação começou em 2018, com 316 plantas cultivadas de 10 espécies na fazenda do grupo em Teresópolis, no Rio de Janeiro, para testar a adaptabilidade. Hoje, a plantação já conta com mais de 21 mil mudas, em mais de cinco hectares, com 15 cultivares diferentes. Ao todo, o projeto já recebeu R$ 5 milhões em investimentos.

O Grupo Petrópolis obteve o termo de conformidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além da nota fiscal de origem das plantas, em parceria com o Viveiro Ninkasi. Assim, começou a comercializar o seu lúpulo em flor em abril de 2021 para testar o mercado. Foram vendidas, inicialmente, as variedades Cascade, Comet e Triple Pearl em pacote de 100g, com armazenamento em atmosfera modificada para preservar ao máximo os aromas. Este primeiro lote foi integralmente vendido em poucas semanas.

Essa nova fase do projeto Do campo ao Copo de oferecer o lúpulo peletizado ao mercadoconsolida o compromisso do Grupo Petrópolis em apoiar o cultivo e a comercialização do lúpulo nacional e assim contribuir para a diminuição dos custos e promover o desenvolvimento da indústria cervejeira nacional. Mais informações no site www.grupopetropolis.com.br e @grupo.petropolis nas redes sociais.