Estivemos na abertura do Pint of Science Brasil 2023, evento que promove a conexão e a difusão de conhecimento entre a cerveja e a ciência

O Pint of Science Brasil 2023, evento que promove a conexão e a difusão de conhecimento entre cerveja e ciência, conta com a participação de 123 cidades em todo o país. O evento reúne mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes.

Dentre as cidades participantes, 20 são capitais estaduais. A expectativa de público para este ano é de 20.000 pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores. O festival está marcado para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de maio, sempre a partir das 19h, horário de Brasília.

A programação do evento abrange temas como biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia. Com o lema “Um Brinde à Ciência“, o festival tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

O Portal Mesa de Bar participou do primeiro dia de debates na Cervejaria Nacional, em São Paulo. A cientista e especialista em leveduras selvagens, Ana Carolina de Carvalho, a Carola, foi a anfitriã deste evento que contou ainda com palestras de especialistas. Fernando Gonçales – da Irahops e representante da Aprolupulo (Associação de Produtores de Lúpulos) – falou sobre a evolução do lúpulo brasileiro sob a ótica do produtor no campo. E Aureliano Dias, da Kalamazoo Natural Solutions, discorreu sobre o que a química tem a ver com a evolução da qualidade do lúpulo brasileiro.

A Cervejaria Nacional ainda aproveitou para lançar a Simbiótica, a cerveja oficial do Pint of Science Brasil. Ela é uma referência à pesquisadora Johanna Döbereiner, cientista que revolucionou a agricultura, homenageada da edição desse ano do evento. A receita básica foi desenvolvida pelo mestre-cervejeiro da Nacional, Marcos Braga, e pela Carola e foi replicada por 18 cervejarias espalhadas pelo país, porém cada uma delas usou uma variedade de lúpulo regional para mostrar a qualidade e a força do lúpulo nacional das diferentes regiões do Brasil. Ou seja, a Simbiótica é uma APA clara, feita inteiramente com ingredientes nacionais. Uma cerveja bem lupulada, mas equilibrada e refrescante, com 5% de teor alcóolico, 35 IBU e ótima drinkability.

Além de degustar a ótima Simbiótica saímos da Cervejaria Nacional com a certeza de que o lúpulo nacional já é uma realidade comercial pela sua qualidade, frescor e resultados sensoriais no mesmo nível (e até acima) dos similares importados. Parabéns aos pesquisadores envolvidos nessa cadeia produtiva e a todos do Pint of Science Brasil. Que evento!

Mais informações nos sites https://pintofscience.com.br/ e https://www.cervejarianacional.com.br/