A Castelli del Grevepesa mostrou em uma degustação de seus principais rótulos a excelência dos Chianti Clássicos

De uma terra antiga da região da Toscana na Itália, próxima à Firenze, vários pequenos produtores de Sangiovese, a principal vinha do Chianti Clássico, incentivados pelo visionário Cavalier Armando Nunzi, resolveram se reunir em uma cooperativa, em 1965, e criar a linha de vinhos Castelli del Grevepesa.

A intenção era manter as tradições seculares e criar uma marca forte para oferecer ao mercado o privilégio de poder degustar vinhos elaborados de forma sustentável, com elevados padrões de qualidade exigidos pela Lei e do então Consorzio Gallo Nero (hoje Consorzio del Chianti Classico), realizando uma criteriosa seleção das uvas e um rigoroso e controlado processo de vinificação.

Como símbolo, a cooperativa adotou a íris, uma flor que cresce espontaneamente entre o Val di Greve e o Val di Pesa que tem como característica ser perene e por conseguir resistir ao calor escaldante do verão e às geadas do inverno. Um símbolo da solidez de Castelli del Grevepesa e do vínculo inseparável com a cultura florentina e suas tradições. Mais de 55 anos se passaram e hoje a Castelli del Grevepesa reúne mais de 120 empresas familiares associadas produzindo variações do Chianti Clássico, um vinho apreciado em todo o mundo.

O Portal Mesa de Bar foi convidado para uma degustação de alguns rótulos de Castelli del Grevepesa, trazidos para o Brasil pela Belle Cave, em um evento para poucos privilegiados na Enocultura, no bairro paulistano dos Jardins. Paolo Nevini, diretor da vinícola, veio pessoalmente ao Brasil para apresentar a marca e elucidar as características de cada rótulo degustado.

Os vinhos

Castelli del Grevepesa Bianco Toscana IGT 2020 – Um vinho branco (60% Chardonnay, 20% Trebbiano e 20% Malvasia del Chianti) de terroir rochoso muito interessante, com um perfume floral, corpo leve, acidez agradável e um sabor de frutas amarelas. Um vinho de boa intensidade, persistente, com uma leve salinidade ao fundo. Uma ótima surpresa!

Castelli del Grevepesa Rosso di Toscana 2020 – Um vinho 90% Sangiovese e 10% de uma combinação de Canaiolo, Malvasia Nera e Colorino, de cor vermelho rubi, de corpo médio, com aroma e sabor de frutas vermelhas, com notas de cereja, amora e morango. Um vinho bem tradicional, de taninos fortes, mas equilibrado, frutado e com boa persistência.

Castelli del Grevepesa Chianti Classico Castelgreve 2020 – Um vinho 90% Sangiovese e 10% Merlot. O mais antigo e o mais vendido da vinícola. De cor violeta escura, com aromas e sabores frutados, com notas de cacau e tabaco, boa acidez e uma mineralidade ao final. Envelhecido por 12 meses em grandes tonéis de carvalho francês. Um vinho elegante, aveludado, complexo e intenso. Provamos também a safra 2021 para entender a força deste que é o mais vendido da linha.

Castelli del Grevepesa Chianti Classico Riserva DOCG Castelgreve 2018 – Um vinho 95% Sangiovese e 5% de uma combinação de outras uvas vermelhas. Ele tem uma cor rubi escura, aroma de frutas vermelhas, como amora e framboesa, e notas cacau, tabaco e baunilha. Já seu sabor é bem equilibrado, suave, frutado, com um final persistente. O amadurecimento é feito por quatro meses em barricas de carvalho eslavo. Depois, fica no mínimo seis meses na garrafa. O resultado é um vinho redondo, complexo, levemente adocicado e bastante elegante.

Castelli del Grevepesa Chianti Classico Lamole DOCG Gran Selezione – Um vinho de uma seleção de Sangiovese autóctone da zona de Lamole, de vinhas cultivadas a 500 m acima do nível do mar. Um vinho de cor rubi vermelha intensa, de aroma fresco com notas florais e de frutas vermelhas. De sabor robusto, cheio e seco, que se torna aos poucos saboroso, aveludado, persistente e levemente alcóolico e amadeirado, graças à maturação de 30 meses em finas barricas de carvalho eslavo. Um vinho excepcional!

“Há muitos estilos de Chianti, mas os nossos são clássicos produzidos artesanalmente por tradicionais famílias produtoras e feitos com muito carinho sob a supervisão de enólogos e consultores especializados para garantir o máximo de qualidade. Nossa expectativa é encantar os brasileiros e levar os vinhos da Castelli del Grevepesa tanto para as cartas dos restaurantes quanto para as taças dos consumidores”
Paolo Nevini, diretor da Castelli del Grevepesa

Ao final, não restou dúvidas de que os Chianti Clássicos da Castelli del Grevepesa são excelentes opções tanto para serem apreciados puros em diversos momentos quanto harmonizados na gastronomia. São vinhos intensos, de personalidade e muito fáceis de gostar, pois exibem a excelência das tradições seculares dessa região da Toscana na produção de vinhos de alta qualidade. Mais informações nos sites: https://bellecave.com.br/ e https://www.castellidelgrevepesa.it/