Alexandrion abre loja de vinhos e destilados premium nos Jardins em São Paulo com espaço para diferentes experiências em torno das bebidas

O renomado grupo romeno Alexandrion, com 200 anos de história no mercado de destilados e vinhos e mais de 700 rótulos no portifólio, acaba de abrir seu primeiro endereço na América Latina. A Alexandrion Experience é um espaço na Rua Oscar Freire, no bairro paulistano dos Jardins, especializado em destilados premium e equipado com lounges e bares para diferentes experiências em torno das bebidas.

O Portal Mesa de Bar foi um dos poucos convidados para a avant-première do espaço, com direito a uma degustação de whiskies single malt. Mas vamos falar primeiro do espaço. Nos 450 metros quadrados do local há uma belíssima loja térrea, de enlouquecer qualquer amante de bebidas premium nacionais e importadas. Há um pouco de tudo, como gins, conhaques, vinhos, licores, cachaças, runs, vodkas, espumantes… De rótulos próprios há excelentes opções como o incrível brandy Alexandrion 7 Stars, vinhos da uva autóctone Feteasca e os licores naturais Saber Elyzia, excelentes para uso em coquetelaria. Tem ainda boas opções de parceiros – como o gin nacional Arapuru – e de outros produtores selecionados pelo critério de alta qualidade. Mas o foco principal são os whiskies single malt, tanto da linha Carpathian de produção própria quanto de escoceses, japoneses e afins. Um paraíso para os apreciadores!

A loja também é um grande barato para descobrir coisas interessantes, como a cachaça Capucana que o grupo criou em parceria com uma marca brasileira que só circulava na Europa e agora está disponível no Brasil, rótulos de vinhos aclamados, como o português Pêra-Manca, e o especialíssimo whisky The Yamazaki Mizunata que custa a bagatela de R$ 13 mil. Vimos até um curioso “chifre dourado” que serve de display para o Glenfiddich 26 Anos que provocou brincadeiras e muitas risadas dos participantes. Há muito o que se ver e descobrir e os atendentes estão preparados para prestar a assessoria necessária.

A loja oferece ainda uma adega climatizada para rótulos especiais, acessórios de bar, kits para presente , um armário umidificador para charutos e uma série de itens ligados ao universo das bebidas. No mezanino funciona um café em estilo lounge, com um belo letreiro da Drambuie, com balcão e mesinhas e poltronas confortáveis que pode ser usado para um café da manhã, uma reunião ou um Petit Comitê.  Ele pode se acessado por escadas ou por um elevador.

Por falar em elevador, ele também dá acesso ao rooftop, outro excelente espaço criado, com um bar e uma agradável área a céu aberto na sequência, para reunir grupos maiores ou eventos de médio porte. E também serve como um local para se fumar charuto, outra sacada do lugar que oferece uma seleção de charutos à disposição dos apreciadores que costumam associar seu consumo a um bom scotch.

Vá e experimente

A intenção da Alexandrion Experience é ser não só uma loja, mas fazer jus ao nome e se tornar um espaço para experiências. Boa parte das bebidas podem ser provadas após serem adquiridas ou em degustações abertas ao público, de quinta a domingo, obedecendo a uma agenda de eventos divulgada no Instagram oficial @alexandrionexperiencebrasil.

No café são servidos durante todo o dia cafés, doces, cervejas e receitas de inspiração mediterrânea que podem acompanhar a bebida que o cliente tenha acabado de comprar na loja e queira beber ali mesmo. Aparecem no cardápio o Spanakòpita (R$ 29), folhado com espinafre, aperitivos como o Alifes (R$ 45), que combina pão pita tostado com orégano, azeite e azeitona grega Kalamata, acompanhados de tzatziki – pasta de iogurte com pepino –, melizanosalata – pasta de berinjela – e fava, Tábua de queijos (R$ 90, com 250g), entre outras.

Tudo pode ser pedido também no rooftop ao ar livre, sob ombrelones, mesinhas e sofás, um convite para degustações, confrarias e até eventos exclusivos. O lugar pode receber até 60 pessoas, incluindo grupos de charuteiros que buscam um local tranquilo para fumar o seu Cohiba enquanto saboreiam um bom whisky.

A degustação

Por falar nisso, nossa visita ao espaço foi celebrada com uma degustação descontraída de alguns rótulos de whiskies single malt (significa um whisky 100% composto por cevada maltada, destilado em uma única destilaria) comandada pelo grande bartender e especialista no destilado em questão Sylas Rocha. Ele escolheu quatro rótulos para mostrar a influência da intensidade da maturação e da defumação nos single malts.

O primeiro rótulo degustado foi o Glenmorangie 10. Ele é feito em uma destilaria escocesa das Highlands desde 1846 e hoje é marca da gigante Louis Vuitton Moët Hennessy. Este é o rótulo de entrada do portfólio é envelhecido por 10 anos em barricas de carvalho americano usadas anteriormente para maturar Bourbon. Sylas explicou que essa prática suaviza e imprime um sabor especial ao whisky, neste caso de frutas cítricas, como damasco e limão, além de toques de mel, baunilha e caramelo que são característicos dos single malts. Um belo whisky que pode muito bem, segundo ele, ser a sua opção “para todos os momentos”. Um ótimo whisky na nossa avaliação.

O segundo rótulo degustado foi o Carpathian Amarone Cask, um whisky “da casa”, ou seja, produzido pela Alexandrion Saber Distilleries na Romênia. Daí Sylas explicou que ele foi elaborado pelo master distiller Allan Anderson, com mais de 30 anos de experiência na produção de whisky escocês e irlandês. Ele usou a água e a cevada dos Cárpatos romenos e amadureceu por seis anos o líquido em barris de Bourbon e de carvalho europeu que anteriormente continham vinho Amarone italiano. Ele é bem equilibrado e fácil de beber, com um leve amadeirado e picância. Um excepcional e surpreendente whisky na nossa avaliação.

Passamos para o terceiro rótulo, um Port Charlotte 10 anos da destilaria escocesa Bruichladdich. Um “senhor whisky”. Isto porque, segundo Sylas, ele é maturado por 10 anos em barris de Bourbon de primeiro e segundo uso e de segundo uso de carvalho francês. Ele também segue um processo tradicional da destilaria no qual a cevada é maltada com fumaça de turfa, conferindo ao whisky um defumado intenso. Ele também é encorpado, amadeirado, com toques de passas e ameixas, caramelo, chocolate amargo e especiarias. É um single malt magnífico para o nosso gosto, um representante do que os escoceses fazem de melhor.

Finalizamos com o Bowmore 12 anos. A destilaria Bowmore é tradicionalíssima, a mais antiga da icônica ilha de Islay. Este whisky traz, na visão de Sylas, um “ equilíbrio perfeito”. Isto porque sua maturação acontece em barris de Bourbon, mas é finalizada em barris de Jerez, conferindo a ele mais maciez. Seu defumado não é intenso e traz todos aqueles aromas e sabores de um grande single malt, com toques cítricos e picantes. Um whisky sofisticado e equilibrado para a nossa avaliação.

Os quatro whiskies single malt que degustamos estavam espetaculares. São rótulos que agradam a consumidores maduros e exigentes que tivemos o grande prazer de experimentar. Sylas conseguiu ainda nos provocar ao final pedindo que escolhêssemos os dois preferidos. Ficamos com o Port Charlotte e o Carpathian. No cômputo geral, quase todos escolheram o Carpathian Amarone Cask “da casa” como um dos seus preferidos, o que mostra o quanto esse whisky romeno vale a pena ser experimentado e apreciado. Que noite!

Fica a dica: vale a pena conhecer a Alexandrion Experience. O espaço é incrível e vale conferir esta que é a primeira operação de varejo na América Latina administrada pelo grupo romeno Alexandrion, que detém destilarias na Grécia, nos Estados Unidos e na Romênia. Eles são donos também de vinícolas na famosa região de Dealu Mare, hotéis, além de outros empreendimentos na Escócia, em Dubai e no Japão. Lojas como essa do Brasil só existem em Atenas, na Grécia, e uma em Chipre. Seja bem-vinda Alexandrion!

ALEXANDRION EXPERIENCE
Endereço: Rua Oscar Freire, 512 – Jardins – São Paulo – 01426-000
Tel.: (11) 2640-9165
Horário: De segunda-feira a sábado, das 8h às 22h.
Estacionamento com manobrista: R$ 35
Acesso para deficientes
Instagram: @alexandrionexperiencebrasil