A ILLEGAAL é uma cervejaria de origem belga que chega ao Brasil para elevar o nível dos rótulos premium a preços acessíveis
Com o lema “cervejaria belga, espírito brasileiro”, a ILLEGAAL conecta sabores europeus ao consumidor brasileiro oferecendo rótulos muito bem elaborados, feitos com ingredientes belgas com pequenas adaptações para oferecer uma experiência cervejeira da mais alta qualidade.
A ILLEGAAL segue fiel ao seu DNA e promove a arte urbana como um de seus pilares de identidade também aqui no Brasil. Desde 2017, quando patrocinou um festival de artes plásticas em São Paulo e lançou a primeira Belgian IPA produzida no país, a marca tem se posicionado como uma cervejaria premium, com forte apelo junto a públicos criativos, exigentes e conectados à cena cultural.


A arte da cerveja
A ILLEGAAL promoveu um evento especial no Bar Adelaide, no bairro paulistano da Vila Leopoldina, para apresentar seus três rótulos para um grupo selecionado de especialistas do segmento, com a presença do Portal Mesa de Bar.
Além de toda a história dessa cervejaria ser fantástica, pois remete às tradições cervejeiras belgas que remontam há séculos, foi possível conhecer o processo produtivo. As cervejas são desenvolvidas com ingredientes selecionados – maltes nobres, lúpulos aromáticos e leveduras belgas de qualidade internacional – e seguem processos artesanais rigorosos. Por enquanto, todas vem em garrafinhas de 300 ml. Tudo isso para entregar ao consumidor uma experiência sensorial única, com sabores ricos, equilibrados e refrescantes.



A degustação envolveu três rótulos: ILLEGAAL Social Hoppy Lager, ILLEGAAL Blond e a ILLEGAAL IPA. Começamos pela Social Hoppy Lager, uma belíssima hoppy lager de corpo leve, temperada com uma carga intensa de lúpulo em dry hopping cítrico e muito fácil de gostar, com 5,1% de teor alcóolico. Uma cerveja ideal para beber com frequência ou em um churrasco em um dia de sol. O bar ofereceu um canudinho de parmesão para harmonizar. Perfeito!
Passamos para a ILLEGAAL Blond, uma excepcional belgian blonde ale que encanta qualquer admirador da escola belga, com suas notas florais e maltadas, aquela leve levedura ao fundo e 6,5% de teor alcóolico. Uma cerveja que exprime o DNA da marca. Dessa vez, o bar ofereceu uma a trouxinha de rosbife com gorgonzola que além de estar divina combinou perfeitamente com a cerveja.



Finalizamos com a ILLEGAAL IPA, uma versão belga de uma India Pale Ale com aroma de frutas amarelas, toque de trigo e amargor médio que foi suavizado para agradar a um público maior, inclusive ela tem apenas 6% de teor alcóolico. Tanto que a cervejaria disponibiliza esta IPA também em barris de chope de 30 litros. E, para fechar com chave de ouro, o bar nos presenteou com um nhoque com ragu de cordeiro.
Detalhe interessante é que todas as cervejas da ILLEGAAL trazem rótulos exclusivos assinados por artistas como Pedro Saci, Giuliano Martinuzzo e João Campolongo, com identidade visual impactante que valoriza a arte de rua e a cultura alternativa.
“A ILLEGAAL nasceu da vontade de conectar duas paixões que caminham juntas há séculos: cerveja e arte. Nosso compromisso vai além de entregar uma bebida de qualidade — queremos proporcionar experiências autênticas, apoiar artistas e levar para o público brasileiro o melhor da tradição belga com uma pegada urbana, criativa e acessível”
Marcos Evangelista, gestor de negócios da ILLEGAAL
A ILLEGAAL está disponível em bares, pubs, restaurantes, empórios gourmet e lojas especializadas no segmento premium de São Paulo, além de eventos culturais selecionados. Mais informações no site: www.illegaal.com.br e nos Instagram: @illegaalbrasil @illegaalbelgium
![]() |