A Cachaça Santa Terezinha aposta da destilaria artesanal e transforma seus rótulos em obras de arte

A Cachaça Santa Terezinha começou a sua história em 1943 pelas mãos de Antônio Menegatti em São Roque do Canaã, interior do Espírito Santo, que ainda é um dos principais polos produtores de cachaça capixaba.

Sua produção é artesanal feita com cana de açúcar selecionada, sem queima no corte, destilada em alambique de cobre aquecido com fogo a lenha. O ritual da destilação é realmente minucioso, desde a colheita da cana, da extração do caldo, das misturas, fervuras e esperas pelo ponto correto para a transformação do mosto até a extração de um saboroso destilado alcoólico de cana de açúcar. Esta característica garante gosto suave, um aroma macio sem amargor e com acidez equilibrada a todas as cachaças produzidas pela destilaria.

Adwalter Menegatti, filho de Antonio, assumiu os negócios com dois compromissos. Manter essa identidade artesanal da cachaça Santa Terezinha, mas elevar sua produção ao um altíssimo patamar técnico. Ele fez cursos de destilados na Ampac (Associação mineira produtores de cachaça de qualidade) e de tecnologia na Universidade Federal de Lavras; de análises sensorial na Universidade de Viçosa e em Siena, na Universidade de Roma; e formou-se em destilados pela WSET (Wine and Spirits Education Trust) de Londres. Mestre de adega, Adwalter completou 40 anos de experiência é autor do livro “Cachaças do Espírito Santo”, do Sebrae, além de ser Diretor Regional da Academia Brasileira da Cachaça.

Adwalter fez uma parceria com uma destilaria em Marechal Floriano (ES), a 10 km do canavial, e levou sua produção para lá a fim de produzir rótulos acima da média do mercado. Ele se destaca pela criatividade e talento em trabalhar com produtores locais para padronizar e envelhecer suas bebidas, sendo considerado um dos mais inventivos mestre de adegas do mercado, inovando com técnicas de tosta de madeira e o envelhecimento em Solera.

“Ao produzir o nosso destilado levamos à risca a máxima que fazer cachaça é uma arte, uma alquimia, exaltando a cultura local e nacional, com rótulos e embalagens desenvolvidos por destacados artistas plásticos como Hélio Coelho e Haroldo Bussotti. Todos os detalhes são pensados para obter o melhor e mais belo produto, cristalino ou com as tonalidades envelhecidas nas mais diversas madeiras, conferindo cores e sabores diversos e distintos”
Adwalter Menegatti, mestre de adega da Cachaça Santa Terezinha

A sua linha Série Artes, é bom exemplo, ao contar com o mestre alambiqueiro Lastenio Cometti para a produção de cachaça seguindo a mesma receita do pai Antônio ao fermentar com leveduras selvagens o caldo fresco de cana alimentado com fubá de milho. Para envelhecimento, ele utiliza barris de amburana, carvalho americano, jequitibá-rosa, castanheira, carvalho europeu, canela-sassafrás, além de preparar aguardentes compostas com café, jenipapo e anis. Conheça mais sobre algumas de suas criações:

Série Artes
Produzida há mais de 80 anos, ela é límpida e intensa, com aromas acentuados de cana fresca, agradável de se apreciar. Na boca é leve, de acidez equilibrada, doce e macia, fermentada com levedura caipira e destilada em alambique com aquecimento à lenha que a deixa com 43% de teor alcoólico e características inconfundíveis. Passa seis meses maturando em tonéis antigos de amburana que conferem a ela uma cor amarelo-palha, excelente drinkabilidade e a formação de lágrimas de oleosidade na taça.

Krafted
Inovadora, a Krafted é uma cachaça alegre, muito boa servida gelada, feita com cana macia, tipo caiana. Seu processo de filtragem através de fibras de bagaço fresco incorpora sabor suave e delicado, muito refrescante e de baixa acidez, com potente teor alcoólico. Servi-la a zero grau torna seu sabor cremoso e macio. Excelente também em caipirinhas e coquetéis tropicais. O rótulo traz uma serigrafia do artista capixaba DelSanto.

Sassafráz
Trata-se de uma reserva pessoal de sabor concebido através de alquimias e experimentos de envelhecimento por cinco anos em diversas madeiras para formar um novo blend pessoal. O aroma é adocicado e delicado, com 38% de teor alcoólico. Na boca, segue a mesma linha, com um leve dulçor de canela e suave amadeirado. O retrogosto traz notas de frutas secas e grãos. Ótima para flambar linguiças e com gelo de água de coco.

Pretiosa Sassafrás
A Pretiosa Sassafrás é uma cachaça sedutora. Tem coloração âmbar acobreada, aroma de mel e de flor de laranjeiras. O sabor é denso, licoroso, macio como pétala de rosa. Perfeita para abrir o apetite, beber gelada no verão ou em temperatura ambiente nos dias mais frios. Esta série 10 anos é uma homenagem ao nome científico da madeira, Canela Sassafrás (ocotea pretiosa), de que são feitos os barris, que empresta a ela seu sabor e aroma.

Clássica Sassafrás
Cachaça feita em alambique de cobre com características sensoriais excepcionais, leve, elegante, aromática com notas de fruta seca e madeira. Envelhecida 12 meses em barris de Canela Sassafrás, ela tem cor levemente de sândalo. Sua percepção olfativa é de extratos florais e flor de laranjeira. Na boca, o frutado aparece mais e sua acidez é perfeitamente equilibrada. Excelente na harmonia geral.

Para mais informações e para adquirir os produtos da Cachaça Santa Terezinha acesse o site https://www.cachacasantaterezinha.com.br/