Para celebrar o Dia do barista, a sugestão é aprender sobre a profissão em um livro escrito por duas grandes especialistas em café editado pela Editora Senac
Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia do Barista. Este profissional especializado em café é responsável por operar as máquinas em cafeterias e estabelecimentos dedicados, além de criar bebidas inovadoras com ele. A profissão estava em alta em 2019, porém, no ano seguinte, foi afetado pelo isolamento social causado pela pandemia. Porém, com a volta aos poucos das atividades de bares, hotéis, restaurantes e cafeterias, a profissão retoma seu prestígio e demanda no mercado. Para quem busca ingressar na profissão ou está começando, o livro “Sou Barista” é uma rica fonte de ensinamentos.
A obra da Editora Senac São Paulo é um volume da série “Sou”, uma coleção criada especialmente para atender à demanda de formação de profissionais na área de prestação de serviços. “Sou barista” é indicado tanto àqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais.
O livro é escrito por duas grandes especialistas em café e na profissão de barista: Concetta Marcelina e Cristiana Couto. As duas se uniram nesse projeto por acreditarem na necessidade de formar profissionais especializados no serviço de café que devem conhecer não só sobre as técnicas de manuseio da máquina de espresso e do moinho de café, mas também sobre a história, a cultura e a arte de tomar essa bebida.
A obra fala sobre o profissional barista que, antes de tudo, é um técnico, no mais estrito sentido da palavra. Deve saber reconhecer diversos cafés e suas características, buscando equilíbrio de aroma e sabor para atender às exigências de seu público. É um vasto universo que exige qualificação e dedicação.
Sobre as autoras
Concetta Marcelina é docente e criadora dos cursos de Barista do Senac/SP, Jurada certificada do Concurso Nacional de Barista desde 2003; foi membro do conselho da ACBB (Associação Campeonato Brasileiro de Barista); certificada como Barista pela SCA (Special Coffee Association), com diversos cursos de classificação e degustação de café; formada em Hotelaria e Pós-graduada em Docência pelo Senac/SP, atua como consultora para a área de Alimentos e Bebidas como diretora da empresa Consulthar Planejamento e Gestão.
Cristiana Couto é formada em biologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Jornalista especializada na área de gastronomia, colaborou, entre outros veículos, no jornal Folha de S.Paulo e na revista Gula. Editora do site Basilico por sete anos, também colabora nas revistas Prazeres da Mesa e Espresso. Mestre em história da ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desenvolveu seu doutorado sobre dietética e alimentação no Brasil do século XIX.
O livro “Sou Barista” pode ser encontrado nos principais canais especializados ou no site da Editora Senac São Paulo (http://www.livrariasenac.com.br) ao preço sugerido de R$ 54.